Internacional
ONU aprova novas sanções contra o Irã
Pela quarta vez desde 2006, Organizaçao das Nações Unidas tentar convencer o governo iraniano a suspender suas atividades nucleares.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quarta-feira novas sanções contra o Irã, pela quarta vez desde 2006, para tentar convencer Teerã a suspender suas atividades nucleares.
A resolução 1929 foi redigida pelos Estados Unidos e aprovada por Alemanha, França e Grã-Bretanha, por 12 votos a 2 e uma abstenção. O Brasil e a Turquia votaram contra e o Líbano se absteve.
O texto retoma e amplia o campo de sanções já aprovadas por três vezes pelo Conselho, em dezembro de 2006, em março de 2007 e em março de 2008.
Também prevê que o Irã não poderá investir no exterior em algumas atividades sensíveis, como em minas de urânio, e que seus navios poderão ser inspecionados em alto-mar.
O projeto proíbe, também, a venda ao Irã de oito novos tipos de armamentos pesados, principalmente tanques.
É acompanhado de três anexos contendo listas de particulares, de entidades e bancos de nacionalidade iraniana que se somarão aos que já foram golpeados com sanções individuais -- congelamento de bens e proibição de viajar ao exterior.
É citado um nome de um particular, Javad Rahiqi, chefe do Centro de Tecnologia Nuclear de Ispahan da Organização iraniana de Energia Atômica (AEOI), assim como mais 40 nomes de entidades e bancos.(Af. France presse)
Nenhum comentário:
Postar um comentário