Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Procissão Fluvial de São Pedro
mantem tradição em Manaus

Manaus - Um dos acontecimentos religiosos de maior expressividade em Manaus, a Procissão de São Pedro, tradicionalmente realizada no dia 29 de junho, reúne há mais de cinqüenta anos uma multidão de fiéis, que percorre o Rio Negro em reverência ao Padroeiro dos Pescadores. A idéia de fazer a homenagem partiu de um grupo de jovens e adultos freqüentadores da Igreja de N. S. do Perpétuo Socorro, localizada no Bairro de Educandos.
A primeira procissão, organizada pelo cônego Antônio Plácido de Souza, aconteceu em 29 de junho de 1949. O colorido das embarcações, alegremente enfeitadas para a data, é um espetáculo a parte, em que a sisudez típica da manifestação religiosa dá lugar a um sentimento muito próprio do manauense.
Em 1980, o evento foi excepcionalmente realizado no dia 11 de julho, a fim de que pudesse ser acompanhado pelo Papa João Paulo II, durante a visita que realizou a Manaus. O quadro com a imagem do santo, pintado pelo artista amazonense Branco e Silva, é levado em embarcação através do Rio Negro, seguido de centenas de barcos de todas as formas e tamanhos, em autêntica procissão fluvial, acompanhado por autoridades civis, eclesiásticas, militares e milhares de fiéis.
A cortejo sai do Porto de Manaus. Subindo o Rio Negro, passa pelos Bairros de São Raimundo e Compensa e prossegue até a Ponta do Ismael. Ao longo do percurso, dezenas de outros barcos se incorporam ao evento, em uma singela demonstração de fé e devoção ao Padroeiro dos Pescadores. Inicia-se o percurso de retorno, descendo o Rio Negro, passando novamente em frente ao Porto de Manaus e seguindo até o porto da Feira da Panair, onde acontece o desembarque
O cortejo prossegue, agora a pé, através do Bairro de Educandos até aIgreja de N. S. do Perpétuo Socorro, para o encerramento das comemorações com a celebração de uma missa.
A Procissão de São Pedro movimenta toda a comunidade católica manauara, abrangendo alguns os municípios do interior e envolvendo a cidade em um clima de religiosidade. O acontecimento está incluso no Calendário Turístico da Cidade e é promovido anualmente pela Colônia dos Pescadores, em parceria com a Arquidiocese de Manaus, a Capitania dos Portos, a Prefeitura de Manaus e o empresariado local, especialmente aquele voltado ao segmento da navegação fluvial.

Nenhum comentário: