Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reforma Agrária
INCRA ENTREGA CRÉDITO, INSPECIONA CASAS E
ACENA COM CENTRO DIGITAL PARA O CALDEIRÃO

“Uma beleza de casa”. A expressão foi da superintendente do INCRA no Amazonas, Maria do Socorro Marques Feitosa, ao inspecionar ontem as trinta primeiras casas de um total de 306 que estão sendo construídas no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS), Costa do Caldeirão, na localidade conhecida como Jandira, no município de Iranduba.
O prefeito do município Nonato Lopes, que juntamente com os chefes de divisões do INCRA, Giovani Araújo (Desenvolvimento) e Omar Oliveira (Administração), acompanharam a superintendente na visita, que culminou com a entrega de Crédito Inicial (alimento e fomento) para trinta e três famílias que ainda estavam pendentes, concordaram com essa afirmação. 
Para a superintendente Socorro Feitosa, as casas que estão sendo construídas com o Crédito Habitação, no valor individual de R$ 15 mil, “dá dignidade à reforma agrária”, com o que concordou o prefeito Nonato Lopes, satisfeito com os benefícios que estão sendo carreados para o município através do Governo Federal, via INCRA.
Trinta casas de um total de 306 estão em fase de conclusão e deverão ser entregues nos próximos dias, com investimento total de R$ 4.590.000,00.
As casas, todas construídas em madeira de lei, certificadas pelos órgãos ambientais originárias de projetos de manejo florestal, medem 45m², composta de varanda, sala, cozinha, banheiro interno fibrado, 02 quartos, fossa ecológica (desenvolvida especialmente para a várzea) teladas para prevenir contra a malária e kit pro - chuva, para o completo aproveitamento das águas pluviais.
Na entrega dos 33 restantes (alimentação e fomento), no Centro Social da localidade, a superintendente Socorro Feitosa, fez questão de salientar que o INCRA vem trabalhando no Amazonas com uma reforma agrária sustentável e o exemplo, pode ser visto aqui neste PDS, no município de Iranduba.
Disse ainda, que é através desse trabalho que o INCRA está levando novas políticas públicas e inclusão social aos assentados da reforma agrária. “O INCRA não dá apenas a terra, as suas ações envolvem assistência técnica, saneamento básico, crédito, inclusive o habitação, educação e outros mecanismo, promovendo a cidadania e a inclusão social.” Isso prova – frisou – que os nossos interioranos, os nossos ribeirinhos, agora abraçados pela reforma agrária, estão sendo olhados pelo Governo Federal como verdadeiros brasileiros, como cidadãos”.
Feitosa aproveitou a oportunidade para mais uma vez ressaltar a importante parceria estabelecida com a Prefeitura de Iranduba e órgãos do Governo do Estado, dentro do princípio de que reforma agrária precisa ser feita com a participação de todos.
FRUTO DA PARCERIA
O prefeito Nonato Lopes, que prometeu aumentar a parceria com o INCRA para viabilizar, através da Superintendência regional do órgão e a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a instalação de um Centro Digital no assentamento, que a principio poderá funcionar as dependências do Centro Social, frisou que tudo o que está acontecendo no município de Iranduba, que integra a região Metropolitana de Manaus, no campo da reforma agrária, “é fruto de uma grande parceria estabelecida entre o INCRA e a Prefeitura, cujos frutos já começam a ser colhidos pelo município”.
Sempre com palavras elogiosas ao INCRA, o prefeito, fez questão de dizer que o Governo do município estará sempre disposto a participar das ações do órgão no município. “Queremos expandir cada vez mais essa parceria. Somos um município pobre, que luta com muitas dificuldades e precisamos de parceiros fortes como o INCRA para desenvolver o município social e economicamente” – finalizou o prefeito Nonato Lopes.
FOMENTO
Além do kit alimentação, os 33 assentados que ontem receberam o Crédito Inicial, foram contemplados com 09 canoas de madeira, rabetas, arame farpado, roçadeiras e outros equipamentos.
O primeiro kit, foi entregue pela superintendente Socorro Feitosa à assentada Eveline Ferreira e o prefeito Nonato Lopes, entregou ao agricultor Aluízio Nascimento. Uma canoa, em madeira certificada, foi entregue conjuntamente pela superintendente Socorro Feitosa, prefeito Nonato Lopes e os chefes de Divisões do INCRA Giovani Araújo e Omar Oliveira, entregaram a assentada Dilene Amorim., uma canoa de quatro metros de cumprimento construída com madeira certificada.
O PDS
O PDS Costa do Caldeirão, nas várzeas do município de Iranduba, foi criado em novembro de 2008, quando os seus moradores, devidamente cadastrados, em função de um tratado feito com a Secretaria do Patrimônio da União para que o INCRA pudesse atuar em áreas de várzeas, os seus moradores passaram a ser reconhecidos como beneficiários da reforma agrária, passando a partir daí, a ter todos os direitos que são levados aos assentados tradicionais. O PDS tem uma área de 1.719 hectares e 430 famílias assentadas.
PRODUÇÃO
Situadas nas terras férteis da várzea, a produção do assentamento, feita de forma sustentável, é variada, com bons resultados, segundo dados fornecidos pelo Instituto de Desenvolvimento do Amazonas – IDAM, do município. Veja o quadro.
PRINCIPAIS CULTURAS ÁREA PLANTADA (ha) ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO
MAMÃO 36 900 t
MARACUJÁ 52 1.040 t
BANANA 06 150 t
COCO 4,2 16.800 frutos
BERINJELA 3,4 68 t
MILHO 12 51,444 (espigas)
PEPINO 8,5 221 t
REPOLHO 4,2 84 t
JERIMUM 20 200,8 t
FEIJÃO DE METRO 4,8 2.400 mil maços
PIMENTO DE CHEIRO 3,8 22,4 t
QUIABO 3,4 61,2 t
MANDIOCA 08 96 t / raiz
MACAXEIRA 05 60 t / raiz
CEBOLINHA 4,8 1.200 mil maços
COENTRO 4,1 102,5 mil maços
Fonte: Ascom INCRA,AM e IDAM.



Nenhum comentário: