Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Política com Osny araújo
Postado em: 10/09/2012 às 11h03
TAMANHO DA FONTE A- A+
OS MILAGRES DE UM ANO ELEITORAL

                                                                                                     Osny Araújo*

Ano de eleição não é nada santo e muito menos os políticos, mas o interessante de tudo isso é que nos meses que antecedem as eleições no Brasil, costumam acontecer alguns milagres e tudo para agradar o povo e naturalmente, conquistar votos.
 
No Brasil, com mais de cinco mil municípios, os “milagres” estão ocorrendo em larga escala e sabem por quê? No dia 7 de agosto teremos eleições para as prefeituras e Câmaras municipais e aquelas obras, aqueles desejos do povo que não eram realizados, agora começam a ganhar forma e com isso, os políticos esperam em troca, ganhar votos e as eleições.
 
Apoiando os candidatos dos PT e partidos aliados do Governo para as prefeituras brasileiras, a presidente Dilma já anunciou a redução nas contas de energia elétrica para as residências e indústrias. O milagre acontecerá a partir de janeiro do próximo ano e valerá para todo o território nacional.
 
Aqui em Manaus, ots candidatos disputam com maiores chances de vitória, Arthur Neto (PSDB), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Serafim Correa (PSB) e mais os outros seis concorrentes, vivem caminhando pelos sofridos e periféricos bairros da cidade, pelas áreas de risco, invasões, feiras desaparelhadas, abraçando populares, beijando criancinhas e tomando cafezinhos ou saboreando um jaraqui assado na brasa nas humildes casas dos eleitores, fatos que naturalmente só ocorrem de quatro em quatro anos.
 
Quando vencem as eleições, para alguém do povo chegar perto de um desses políticos é coisa muito difícil, pois são protegidos por uma grande “cerca de jurubeba” e o acesso é muito complicado e aí surgem os assessores dizendo que o políticos está “muito ocupado” e que o atendimento será em outra oportunidade.
 
Nessa corrida pelos quatro cantos da cidade em ano eleitoral, tem candidato viajando de ônibus, trafegando seus veículos por ruas esburacadas, sem asfalto, esgoto, meio-fio, segurança, coletivos, e outros benefícios, mas caminham sorridentes e afirmam que tudo vai melhorar basta que votem nele, candidato e os pobres mortais, até que ficam honrados com o apreço e consideração demonstrados e chegam até se sentir importantes, considerando que estão sendo lembrados.
 
Ora amigos, nestes tempos, todos nós somos importantes e até mesmo bajulados pelos candidatos e cabe ao eleitor, somente ao eleitor, escolher bem em quem votar. É como diz aquela propaganda institucional da Justiça Eleitoral que está sendo veiculado no radio e televisão. “Voto não tem preço, tem consequência”.
 
Bairros ique não tinham água há muito tempo, agora tem e de graça, o lixo passa a ser coletado com regularidade, os mutirões da limpeza pública estão mais atuantes nos bairros e assim por diante. Fato que são comuns em tempo de eleição e oeleitor deverá ficar atento a todos esses acontecimentos.
 
Agora, a menos de um mês para as eleições,não tem ninguém mais humano, solidário, fraterno e preocupado com o povo, especialmente os mais necessitados, do que os candidatos, o diabo é que após eleitos, normalmente essa personalidade legal e companheira que apresentam, fica abandonada e só será novamente incorporada dentro de quatro anos ou quando houver outra eleição.
 
Alias esse comportamento dos políticos e dos eleitores brasileiros, parece que já este enraizado na nossa cultura e a cada ano eleitoral o fato se repete, pelo menos dá para esses senhores e senhoras terem uma ideia real de como vivem os brasileiros, especialmente os mais carentes que vivem em invasões, favelas, conglomerados e vendendo o almoço para comprar o jantar. Coisas de ano eleitoral.(Postagem simultanea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br
 
 
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: