Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2012


OS CARAS DE PAU NÃO GLOBAIS

                                                         Osny Araújo*

Não Vou me reportar aqui da dupla de humoristas que dão vida ao programa dominical da Rede Globo os “Caras de Pau” estrelado pelo atores Leandro Assum e Marcus Mel hem, mas dos candidatos as eleições do próximo dia 7 de outubro, não apenas aqui, mas pelo Brasil a fora, esses sim, são os verdadeiros “caras de pau” que ainda por cima, tripudiam sobre a inteligência do povo no calor da Campanha eleitoral.

Vamos ficar com os nossos candidatos aqui por Manaus, onde nove brigam para chegar a Prefeitura e centenas para conseguir uma vaga na Câmara Municipal e tome promessas, tome falácias, caminhadas, tapinhas nas costas, beijos em crianças nos bairros periféricos, cafezinho nas palafitas e muitas e irrealizáveis promessas e tudo para conquistar votos.

Demonstrando muita simpatia nas andanças pela cidade e nas aparições na televisão, os candidatos fazem de tudo para conquistar o eleitor. Prometem o que não podem cumprir e falam em nome de outras pessoas como do governador Omar Aziz e da presidente Dilma.

Ora amigos, qualquer candidato que chegar a Prefeitura, tanto o governador como a presidente devem sim, ajudar o prefeito, pois num país democrático o Governo é feito para o povo, logo, esse apoio institucional deve ser incondicional.

Se observarmos as promessas dos nossos candidatos a prefeito, Manaus será sem nenhuma dúvida a cidade mais limpa, organizada e moderna do país e logicamente, com uma qualidade de vida de fazer inveja. Que beleza, se o nariz dessa turma crescesse certamente que iriam aparecer muitos Pinochios caminhando pelas nossas ruas.

Água em abundância, centro revitalizado e livre dos incômodos camelôs, transporte de massa digno com o BRT metrô, transporte coletivo aquático, com lanchas confortáveis com ar condicionado, muitas escolas, de tempo integral, creches, médicos à vontade para atender às famílias, tem candidato até já desrespeitando a Constituição, prometendo armar a guarda municipal,(questão polêmica)  outro garante que desempregado não pagara água, luz e impostos e taxas municipais, banco será criado para atender os humildes, cada aluno terá computador, subprefeituras em todas as zonas da capital e com expediente semanal do prefeito, as feitas da cidade serão modelos, tem candidato pregando à moratória, ou seja, o calote, construção de viadutos, revitalização da orla da capital e por aí vai à corrente de promessas eleitoreiras.

A população deve ouvir essas falácias e prestar a atenção nas promessas, a minoria viáveis e com possibilidades de serem realizadas, mas a maioria, me parece pura utopia desses “caras de pau” que tentam ludibriar o povo através de palavras, dizendo sempre o que o povo quer ouvir, mas sem poder e vontade política de realizar o prometido.

Na verdade, os discursos ou falácias são mais ou menos idênticos e entra eleição, sai eleição e as cosias continuam, os problemas aumentam e a população mais uma vez foi enganada e já se prepara para ouvir outras promessas mirabolantes no próximo pleito que virá.

Diante de tantas promessas, analisa as melhores, as mais viáveis, as mais importantes e prioritárias para a cidade e quem tem condições de realizá-la e a partir daí, defina o seu voto. O seu voto é também um voto para a vida, para o futuro e para a sua cidade. “Lembre-se  daquela propaganda institucional do TSE sobre a ficha lima” voto não tem preço, tem conseqüência”. (Com postagem simultânea nos sites: (Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

 

 

 

Nenhum comentário: