Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


UMA INFELIZ IDÉIA

                                                                                 *Osny Araújo

A palavra de ordem no momento em Manaus está relacionada às mortes que vem ocorrendo na nova Praia da Ponta Negra, um agradável local turístico, bonito, bucólico e que vem recebendo um grande número de banhistas nos feriados e finais de semana e certamente é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.
Devido a essas ocorrências, a vereadora Cida Gurgel (PRP) que corre os quatro cantos da cidade para se reeleger, teve uma “brilhante” e  infeliz ideia de anunciar que vai solicitar ao ministério Público a sua interdição. Com isso, a nobre camarista, agradou os seus poucos eleitores e desagradou  milhares de pessoas que gostam a frequentam o bucólico e belo local, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.
Alias a ideia além de ser infeliz é estúpida, considerando que a Ponta Negra é a única praia urbana que acolhe as pessoas que gostam de sol, água e a paia, uma vez que perdemos a Cachoeira do Tarumã, o Parque 10, a Ponte da Bolívia e outros que existiam quando Manaus ainda era uma província e agora que virou metrópole a vereadora agora pensa em impedir o público de frequentar esse agradável local de Manaus. Uma insensatez.
A vereadora tem razão quando se preocupa com as mortes por afogamento na Ponta Negra, mas ela, que deve ser uma cidadã lida e viajada, sabe que só temos essa praia urbana, até porque não fazemos parte do Brasil litorâneo onde existem belas praias em abundância, aqui, em condições boas de utilização, só temos a nossa Ponta Negra. Por ser viajada e lida, deve saber que morrem pessoas por afogamentos nas praias do Futuro e das Dunas e Fortaleza, em Itapuã e Flamengo, em Salvador, nas famosas praias cariocas e santistas, na Ponta Negra, em Natal, Olho D’água, em São Luiz e por aí vai e nenhuma foi fechada ao público. É certo em que algumas, o banho não é aconselhável devido à poluição do mar e anda mais.
O que as autoridades dos governos estadual e municipal estão fazendo é o mais correto. Estão conversando e buscar melhores condições de fiscalização e segurança para os frequentadores da Ponta Negra e não fechá-la aos banhistas como pensa e quer a vereadora.
Claro que precisamos ter o pessoal da matinha por perto para evitar abuso das lanchas e Jet Sky, bombeiros, salva-vidas e bandeiras alertando a áreas e perigo e deixa a população se divertir.
É necessário que as pessoas tenham conscientização dos perigos que possam existir, com possíveis afogamentos etc. e tenham os necessários cuidados para evitar, até porque, tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado não podem colocar um bombeiro, ou seja, lá o que for para tomar conta de cada um.
O que falta na realidade vereadora, é que a população tome consciência de que cada um cuida de si e as autoridades de todos, logo, é uma questão de conscientização e não de interdição da nossa bela e mais famosa praia.
Tem certeza que as autoridades que em conjunto discutem a situação encontrarão os meios legais e necessários para que a praia, contrariando a vereador Cida Gurgel, permaneça aberta ao público, com segurança e que as mortes por afogamentos diminuam, mas para isso, é necessário que a população se conscientize que água também oferece perigo e tome as suas devidas precauções e possam ter uns bons e felizes dias de divertimentos com, sol, praia e água na bela Ponta Negra.
Quanto à preocupação da vereadora com a segurança dos banhistas da Ponta Negra é correta, o que é errado e inadmissível é a sua anunciada tentativa de entrar no Ministério Público solicitando a interdição do local onde foram gastos milhões de reais dos recursos públicos, para dotar a capital amazonense de um lugar com muita estrutura para o lazer da população e turistas. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br

 

Nenhum comentário: