Pesquisar este blog

sábado, 15 de setembro de 2012

VANDALISMO E POLÍTICA

                                                                                                      *Osny Araújo
 
A suposta agressão sofrida pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) candidata a Prefeitura de Manaus, na noite da última terça-feira (11) AM chegar para um debate na TV Em tempo, é um episódio que deve ser reprovado e condenado pela sociedade, considerando que vivemos numa democracia plena e que eleição não representa nenhuma guerra, além do que políticos não são inimigos ou pelo menos não devem ser e sim adversários.
 
Talvez o os vândalos que atiram ovos na candidata, não sejam sequer eleitores, alias, estão mais para bandidos do que para eleitores. Cidadão não tem esse comportamento irracional, fato que certamente não ocorre nem mesmo no mundo animal irracional.
 
Tenho convicção de que nenhuns dos oito candidatos que não foram atingidos pelos ovos, concordam com a agressão sofrida pela candidata comunista e pode ser vista como uma ação feita por desequilibrados que entraram no processo apenas com o intuito de tumultuar.
 
Certamente, que a candidata Vanessa não tem nada a ver com o fato e se foi armação, que está correndo pela cidade, faz parte da militância e não tem a aprovação da candidata e certamente esse também seria o comportamento de Arthur Neto. Os dois são políticos experient4es e que não precisam de expedientes sujos e antidemocrático para conquistar votos, até porque é uma faca de dois gumes, tato pode dar, como tirar votos.
 
Se a intenção era tumultuar e acender ainda mais a campanha, hoje polarizada entre Arthur e Vanessa foi o caso, o objetivo foi alcançado. O tumulto foi gerado, ganhou a mídia nacional e com isso, Manaus ficou mal vista como uma cidade de um pouco agressivo, irracional e mal educado, o que não é verdade.
 
Andam conversando muito com populares sobre o fato e ninguém consegue chegar a uma conclusão lógica sobre o que acontece e porque aconteceu, mas todos concordam que é um comportamento abominável e que as autoridades devem ficar atentas para evitar que episódios como esse se repitam e se possível, agarrar e punir os culpados que provocaram o lamentável episódio agressivo em frente à TV Em tempo.
 
O fato, é que militância políti8ca e muito parecida com torcida organizada de time de futebol. Adora, confusão, baderna, bagunça agressão e com isso, os seus candidatos ou os seus times de coração poderão ser penalizados.
 
Tem gente que aposta que tudo não passou de armação, no que não acredito, mas dá até para duvidar. A armação seria para jogar a culpa em cima do principal adversário de Vanessa, o ex-senador Arthur Neto (PSDB) que se apressou em repudiar o ato e pedir que as autoridades competentes apurem devidamente os fatos.
 
Vale lembrar, que o PSDB não tem uma tradição em militância. Por isso não acredi9to que tenha partido do “tucanato” essa infeliz ação. Se formos analisar direitinho a situação, que gosta dessas coisas é a forte militância da esquerda, mas essa não é nenhuma afirmação em torno do fato ocorrido, apenas uma análise de comportamento.
Vocês se recordam cós “caras pintadas” que pichavam os muros das ruas de norte a sul do País pedindo a queda de Fernando Collor da presidência da República? lembram né.
 
Collor caiu e a cara pintada formada por militantes dos partidos de esquerda sumiu do mapa. Não apareceram nem mesmo no ápice do “mensalão”, o que significa dizer que a “militância tucana” não parece ser muito chegada a esse tipo de manifestação.
 
Espero sinceramente que fatos lamentáveis com esse, me refiro a agressão com ovos na candidata Vanessa, não se repita mais, para que a nossa cidade não seja vista como terra de um povo irracional, estúpido e mal educada, pois sabemos que o amazonense é um povo dócil, educado, de boas maneiras e paz e não de vagabundos como os que atiram ovos no transcurso de uma campanha política, num país onde reina a democracia e eleição, é um dos maiores expoentes de um regime democrático pleno como o que vivemos.(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
 
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: