Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


A LEI DA ‘FICHA LIMA’ ESTA VALENDO?

                                                           *Osny Araújo
Logo que começou a ser vinculada pelo radio e televisão uma campanha de conscientização da Lei da Ficha Limpa, andei perguntando aos meus botões qual a razão, pois com a entrada em vigor dessa lei moralizadora, entendia-se que todos os candidatos seriam fichas limpas e como tal, todos  estariam aptos a receber votos, sem a necessidade da campanha pedindo que o eleitor vote apenas em candidatos que preencham esse requisito.
O fato é que estava literalmente enganado, pois cheguei à conclusão e o Ministério Público também, de que ainda existem “fichas sujas” envolvidos e com candidaturas registradas nas disputas eleitorais do próximo dia 7 de outubro.
No Amazonas, por exemplo, salutar lei nascida pelo clamor popular, foi atropelada pelo Tribunal Regional Eleitoral que deferiu várias candidaturas polêmicas, enquadradas pelo Ministério Publico como “fichas sujas” e ainda assim, tiveram suas candidaturas deferidas e estão na disputa. Partindo desse princípio, a campanha do TSE tem sim muita importância. E como tem. Vote apenas em candidatos ficha limpa.
Por decisão popular, com mais de um milhão de assinaturas, o povo conseguiu criar essa lei, uma vez que a reivindicação foi aceita pelo Congresso nacional aprovada e sancionada e começa a entrar em vigor, só que parece apenas pela metade, pois o próprio MPE do Amazonas está questionando várias homologações de candidaturas polêmicas junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Aí vem a pergunta. A Lei está ou não valendo?
Alias, esse negócio de lei no Brasil é algo que chega a ser engraçado. Existe lei para quase tudo, só que ninguém as cumpre. Algumas por completo desconhecimento da sociedade e outras, pela falta de empenho das autoridades para os seus cumprimentos, pois isso temos um monte de leis, só para que dizer que existe, mas sem aplicação e sem nenhuma funcionalidade.
Não vamos citar aqui leis que existem, mas que são inteiramente desconhecidas da sociedade e até das autoridades, para mostrar como não funcional. Falemos apenas das mais simples e que todos conhecem, como a chamada lei das filas nas casas bancárias e supermercados, da lei que dá certos e justos privilégios a idos e deficientes, das leis do trânsito descumpridas a cada minuto pelo Brasil a fora, da lei do silencia após as 22 horas, das leis ambientais, desrespeitando até nos grandes centros, com árvores sendo envenenadas e com o crime noticiado pela mídia e por aí vai. A lista é longa e não adianta nada falarmos aqui sobre isso. O nosso objetivo é ajudar o TSE na sua campanha esclarecedora e apelar ao eleitor que vote apenas em candidatos de ficha limpa e ponto final.
O fato é que no Brasil existem leis para todos os gostos, basta apenas que sejam aplicadas e cumpridas e certamente, a partir daí, passaremos a viver num país muito melhor, salutar e civilizado, com todos respeitando determinados limites e aquela máxima de que o sei direito termina onde começa o meu, com isso, todos viveríamos melhor e em harmonia.
Temos plena consciência de que as leis existem para serem cumpridas e não avacalhadas e quando isso acontece, é necessário que instituições idôneas e respeitáveis como o TSE, mesmo dizendo que a ficha limpa está em vigor, saiu com uma campanha publicitária pedindo para que o eleitor vote e candidatos fichas limpas.
Essa campanha deixa claro, que o próprio TSE, ainda tem dúvida de todos os políticos com candidaturas homologadas nas eleições do próximo dia 7, seriam fichas limpas e teriam plenas condições de disputas as prefeituras e câmaras municipais do Brasil.
Vote com responsabilidade e como diz a campanha do TSE, vote pela sua cidade, pelo seu Estado e pelo País, lembrando sempre que voto tem consequências.(postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede,Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
 *Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com,br – amazonianarede@gmail.com
 

Nenhum comentário: