Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NOVA INVESTIDA CONTRA A ZFM


                                                                                                           Osny Araújo*

Mais uma vez, o todo poderoso estado de São Paulo, o maior produtor industrial do país e de poluição para o efeito estufa, se volta contra a Zona Franca de Manaus, modelo criado ainda no tempo da “gloriosa” pelo saudoso presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, em fevereiro de 67, com o objetivo de desenvolver a região e está dando certo até hoje, mesmo a despeito das várias mutilações que o Decreto-lei 288 tem sofrido ao longo de sua história.

Agora, o governador paulista Geraldo Alckmin, resolveu mais uma vez investir contra esse vitorioso modelo de desenvolvimento, o Amazonas, a Amazônia e ao seu povo, mesmo estando em São Paulo, os principais escritórios das indústrias que operam e produzem no Pólo Industrial de Manaus (PIM).

O engraçado de toda essa história, que começa a movimentar as bancadas federais do Amazonas, em Brasília, sob o comando do governador Omar Aziz e do senador Eduardo Braga, líder do Governo no Congresso Nacional, é que de olho nas eleições presidenciais de 2014, o PMSB procurou arregimentar os seus “caciques” regionais e os colocou nas disputas pelas prefeituras dos principais municípios e brasileiros e naturalmente nas capitais e tudo em nome do fortalecimento do “tucanato”.

Essa estratégia levou o ex-senador Arthur Neto, em nome do Partido a aceitar disputar a prefeitura de Manaus e apesar disso e de começar a campanha bem, o governador Alckmin uma das lideranças nacionais dos “tucanos” resolveu arrumar mais essa briga para prejudicar a Zona Franca de Manaus e certamente, os reflexos negativos cairão no seu candidato a Prefeitura. Ou seja, a ação do governador paulista contra a ZFM é um tiro na asa do tucano. É o famoso fogo amigo e quem tem amigo dessa natureza, não precisa ter inimigo.

O mais grave de tudo isso, é que o candidato “tucano” a Prefeitura de Manaus, quando senador e ministro, sempre foi um ferrenho defensor da ZFM, chegando a comprar brigas com seus correligionários e agora o seu Alckmin, uma espécie de “ditadorzinho” como classificou o governador Omar Aziz, se volta novamente contra o Amazonas e o seu mais importante projeto de desenvolvimento econômico e social que é a Zona Franca de Manaus.

Como estamos amparados pela Constituição, mesmo sem ser jurista, entendo que o Modelo está amparado legalmente e a ação que está sendo movida pelo arrogante governador paulista servirá apenas para dar trabalho e encher o saco e seu G.`. A.`.D.`.U.`. quiser, tudo continuará como antes, pois confiamos plenamente na Justiça e nas articulações que vem sendo feitas por Omar Aziz em defesa dos interesses da ZFM e do Amazonas.

Neste momento, as nossas lideranças políticas e empresariais e a sociedade de um modo geral, precisam unir forças e se sob a liderança do governador Omar Aziz partir em defesa da nossa Zona Franca, manter as indústrias, as vantagens, o emprego e a nossa socioeconomia estável. (Postagem simultânea nos sites Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br



Nenhum comentário: