Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SETE ANOS DEPOIS O JULGAMENTO HISTÓRICO DA CORRUPÇÃO

                                                                 Osny Araújo*

Passados sete anos (2.615 dias) escândalo de corrupção registrado no Brasil, apelidado de “mensalão”, a Justiça brasileira, através o Supremo Tribunal Federal inicia, talvez, o maior julgamento de toda a sua história, envolvendo personalidades poderosas e dos mais diferentes seguimentos, especialmente políticas e empresariais.

Vamos recordar um pouco. Tudo começou através de uma entrevista do então deputado (cassado mais tarde) Roberto Jefferson (PTB), na Folha de São Paulo, publicada no dia 6 de junho de 2005, tornando público um forte esquema de compra de apoio do Governo Federal, dando origem ao grandioso escândalo, ainda no primeiro mandato do ex-presidente Lula, envolvendo fortemente o Partido dos Trabalhadores.

Estão pautados para o julgamento trinta e oito réus e isso representa o maior número de réus envolvidos em um único processo, para o qual já foram ouvidas cerca de seiscentas testemunhas de acusação e defesa em diversos estados brasileiros, todos constantes dos autos da Ação Penal composta de mais de 50 mil páginas.

Será um julgamento longo, histórico e complicado e no banco dos réus aparecem figurões do PT, como o ex-ministro José Dirceu, (cassado) que certamente seria o candidato de Lula a presidência da República, ex-deputado José Genoíno e políticos de outros partidos e empresários destacados, como o publicitário Duda Mendonça, o empresário Marcos Valério e ainda o tesoureiro da campanha do PT Delúbio Soares, que chegou mais tarde a ser expulso do partido, posição essa hoje reconsiderada.

Não resta nenhuma dúvida de que a sociedade brasileira, embora um pouco descrente, acompanhará com muito interesse esse histórico julgamento, sem pensar em cadeia para os futuros condenados, por serem todos considerados réus primários, mas pelo menos ficarão com as fichas sujas e fora do processo político eleitoral brasileiro por um bom tempo.

O julgamento que começa agora será um paradigma, um marco histórico pára o Brasil e para o judiciário brasileiro, por isso, o julgamento deverá ser cercado de todos os cuidados para que essa história seja grandiosa e não se transforme num simples folhetim.

Vamos torcer para que os doutos ministros do Supremo Tribunal Federal se portem realmente compromissados com a Lei e o julgamento, seja feita a luz do direito, e luz direito, de maneira imparcial, comprometidos apenas com a Justiça.

Segundo alguns analistas, com os quais concordo plenamente, se o STF resolver absolver em massa, estará maculando em muito a sua história e a sua credibilidade ficará de uma vez por todas manchada. Por tudo isso, esse julgamento, já considerado histórico, está sendo visto como um divisor de águas – antes e depois do mensalão.
Uma cosia esse escândalo serviu. Mostrou a sociedade brasileira em relação à corrupção no Brasil. Não vai acabar. mas com certeza já está servindo de exemplo para que coisas do tipo mensalão não ocorram mais considerando que hoje inibidos.

Um grupo de advogados petistas tentou adiar o julgamento do mensalão, com certeza, temendo que o fato provoque desgastes e prejuízos ao PT nas eleições municipais de outubro, mas ficou o dito pelo não dito e o julgamento, felizmente permanece.

Acho que o PT não será prejudicado com esse julgamento, até porque, do nascimento do “mensalão” pra cá, o PT continuou crescendo, não impediu a reeleição de Lula e nem a eleição de Dilma.

O julgamento não será político e sim, de políticos envolvidos em corrupção num grande escândalo envolvendo vários partidos e não apenas o que está no Governo. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e Blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail – osnyaraujo@bol.com.br.

Nenhum comentário: