Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


UMA BELA HISTÓRIA ESQUECIDA

                                                                                                                         Osny Araújo*

O PT, o famoso Partido  dos Trabalhadores que nasceu em meio às greves e fortes movimentos sociais no ABC paulista, parece que renegou mesmo a sua grandiosa história após assumir o Poder, depois de muitas lutas e os seus líderes maiores, parece também que estão sofrendo uma grave crise de amnésia e esquecendo tudo. Pelo menos, é o que parece em função das coisas que vem ocorrendo ultimamente no País.
Hoje o Brasil vive momentos difíceis, envolvido em greve, daquelas que o PT organizava e participava quando não era Poder, agora, ameaça cortar o ponto dos servidores públicos federais que resolveram cruzar os braços para ver se conseguem sensibilizar um pouco o insensível Governo e possam dessa forma ter uma minguada melhoria salarial e melhores condições de trabalho, após algum tempo se alteração nos contracheques.
O Governo federal tem dinheiro para muitas outras coisas, mas para melhorar a vida de quem o ajuda a movimentar a máquina administrativa, não tem, e se houver algum reajuste, os servidores poderão ser crucificados mais tarde pelo próprio Governo como culpados pelo fato, que não acreditamos que aconteça.
Recordo da luta do PT, PCdoB e outros partidos de esquerda, dos “caras pintadas”, do MST, fundado pela Igreja e pelo PT, a luta para tirar o Fernando Collor do Governo e agora, mesmo com o País envolvido em todos esses problemas, em função da greve, que já vem afetando fortes setores da economia, do turismo, da saúde, da educação, enfim, dos negócios, essa turma parece que saiu de cena e os pobres servidores federais do Executivo continuam jogados a própria sorte, com os órgãos com seus quadros envelhecidos pela falta de concurso público, sucateados e quando alguém consegue entrar, logo sai para a iniciativa privada, onde os salários são bem mais compensadores.
A verdade, é que o Governo do PT parece insensível a tudo, por isso, a presidente Dilma, que adora criar bolsas ao invés de empregos para de fato fortalecer a economia e a distribuição de renda, não dá trela para os seus servidores, a grande maioria seus eleitores fiéis e começa a ser xingada e criticada nas passeatas e manifestações que vem ocorrendo em todo o País. Mas nada amolece o duro coração da PRESIDENTA.
Como a greve cresceu e ganhou o concurso de órgãos de peso, como a Polícia Federal, Receita Federal, ANVISA e outros, que se quiserem param o País, a presidente começa a acenar para uma conversa com as lideranças do movimento, considerando que agora, a coisa começa a afunilar e parece, que a preocupar o Governo da presidente Dilma.
Acho que está na hora do PT e suas lideranças marcarem um encontro com a sua história e fazer uma grande reflexão sobre a maneira como estão tratando os servidores federais do Executivo, ou seja, esses trabalhadores no passado tão ardentemente defendidos pelo Partido e suas lideranças, basta lembrar as ocorrências que ocorriam no ABC paulista, reduto histórico do petismo e berço do PT.
Naqueles tempos, todo mundo podia fazer greve e era legal. Agora não e vem logo a ameaça de cortes de salários como forma de intimidar o movimento, mas mesmo assim, ganha corpo com os servidores lutando para melhorar um pouco de vida, isso no Executivo, porque nos outros dois poderes, o Legislativo e Judiciário, ninguém pode reclamar dos salários. Na realidade, os servidores federais do executivo são os primos pobres ou os filhos bastardos de um Governo que faz questão de esquecer as suas origens e a história brilhante do PT, que pregava tudo o que não faz agora. Uma pena.
Nunca fui um sujeito adepto as greves, mas reconheço que são necessárias num momento como o que estamos vivendo, quando o clamor desse importante seguimento para a vida nacional é simplesmente ignorado e o movimento, nada mais é do que uma maneira se fazer notar e buscar um diálogo franco e aberto, mas para que isso ocorra, é necessário que haja um pouco de sensibilidade e isso, parece que o Governo não pratica, pelo menos, com esses servidores federais do executivo.
Para finalizar este comentário, como sou um amante da história, acho que o PT deveria olhar um pouco praz traz, vê o que foi o que fez no passado fora do Poder e o que passou a ser depois que assumiu as rédeas do País, como por exemplo, o “mensalão” que está sendo julgado agora. Refletir, que o partido que de exemplar e dono de uma bela filosofia, resolveu se igualar por baixo com os demais e com isso, a credibilidade vai por águas a baixo. Lamentável. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: