Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

PROMESSAS ANTIGAS, MAS MUITO ATUAIS

                                                              Osny Araújo*
Conversei com alguns amigos que assistiram ao primeiro debate dos “prefeituráveis” de Manaus na Band e todos foram unânimes de afirmar que o programa foi educado, mas reclamaram das propostas que sempre são as mesmas, em todas as eleições, envolvendo transporte, saneamento, saúde, educação, “camelôs”, creches, abastecimento dágua, revitalização do centro histórico e por aí vai.
Ponderei aos amigos, que as promessas apear de serem as mesmas e antigas em relação aos problemas da capital amazonense, ao mesmo tempo, são absolutamente atuais, considerando que esses mesmos problemas se arrastão ano após ano, administração após administração.
Gostaria de lembrar aos amigos, que uma cidade como Manaus não se muda de lugar e se constrói outra. Isso é literalmente impossível. O que deve ser feito, é um completo reordenamento na cidade, através de um bem elaborado planejamento e a participação de uma engenharia inteligente e diria até revolucionária para atacar de frente os velhos e insolúveis problemas da cidade.
As promessas feitas pelos seis candidatos que participaram desse primeiro debate, Arthur Neto (PSDB), Serafim Correa, (PSB), Sabino Castelo Branco, (PTB), Pauderney Avelino, (DEM), Henrique Oliveira, (PR), e Vanessa Grazziotin, (PCdoB), me pareceram todas corretas e em cima de problemas que o futuro prefeito (a) deverá enfrenta-los de frente e tentar resolve-los. Não dá mais para esperar.
Ficou claro nesse primeiro encontro televisivo na Band, que todos os candidatos sabem de cor e salteado os problemas da cidade, resta saber, se esses problemas serão realmente enfrentados pelo eleito. Torcemos para que isso ocorra, seja lá quem for o prefeito que assumirá a 1º de Janeiro de 2013.
A verdade é uma só. A cidade de Manaus precisa ser reordenada e uma boa engenharia, especializada em vários setores, poderá ajudar em muito o futuro prefeito.
Isso significa dizer que o futuro ocupante da Prefeitura de Manaus, deverá se cercar de um secretariado e uma assessoria composta por técnicos que possam realmente projetar novos direcionamentos para a cidade, que precisa de uma grande maquilagem e todos sabemos disso.
Será necessário investir e muito no trânsito, no transporte de massa, no sistema viário, com novos corredores, no saneamento, na revitalização do centro histórico da cidade, livrando-o dos incômodos camelôs, melhoria na educação, na saúde, nas questões sociais e muito mais coisas. Tudo isso, só será possível com uma assessoria qualificada para que essa difícil engenharia possa dar certo. Em outras palavras. O futuro prefeito deverá trabalhar com uma assessoria técnica e não necessariamente política.
Um fato deve preocupar muito os candidatos e está inteiramente relacionado à visão de Manaus para os visitantes. Falo da Copa do Mundo de 2014 e a cidade precisa estar preparada para receber os nossos futuros ilustres visitantes nacionais e internacionais e não podemos apresentar-lhes uma cidade sem um transporte de massa digno e um centro tradicional e histórico que hoje é uma grande imundice, que afasta os próprios manauenses do centro, imagem só os turistas.
Essa maquilagem no centro me parece a mais fácil de resolver, mas de uma forma inteligente e que não fira a dignidade de quem ganha à vida armando suas bancas nas ruas centrais da cidade. Falo dos camelôs que precisam receber apoio do futuro prefeito e de um local digno para continuarem com os seus negócios, só não podem é continuar onde estão. Isso é um crime contra Manaus e o seu povo.
Manaus está precisando de vida e cara novas e essa deverá ser uma das maiores responsabilidades do futuro prefeito, levando em consideração que tudo é prioridade, mas nada deverá ser feito de afogadilho. É necessário um planejamento, a utilização de tecnologia e procurar os meios legas e necessários para carrear recursos. A final, essa maquilagem que Manaus precisa, certamente precisará de muitos recursos.(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Areaújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: