Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Indigenas retirados da Praça Pedro II

Manaus – Os indígenas acampados da Praça Dom Pedro II, no Centro de Manaus, começaram a deixar o local na manhã de hoje (16). Eles ocupavam a praça desde o início de junho, após a reintegração de posse no Parque São Pedro, zona Oeste da capital.
Ao serem retiradas do Parque São Pedro, as 79 famílias indígenas foram alojadas na Funai em Manaus. Pela falta de espaço, algumas famílias foram levadas para um prédio anexo à Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), mas tiveram que se retirar e se alojaram na praça.
As famílias que estão sendo retiradas do local serão alojadas em nove casas do conjunto Cidadão 12, localizado no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital. Os indígenas tiveram que de apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), comprovar que não possuem casa própria e que estão em estado de vulnerabilidade social.
Foram identificados dez indígenas que já possuíam o Rani; 63 com histórico indígena que precisam ser comprovados ou não para a expedição do Rani; e cinco pessoas que não apresentaram informações que comprovem sua descendência indígena.
Os indígenas que já possuíam Rani foram encaminhados por meio do CDH à Suhab para possível contemplação da residência. A Seind acionou a Funai para coletar informações dos indígenas que não possuíam o registro.











Nenhum comentário: