Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Verão deve aumentar focos
de queimadas no Amazonas 


Manaus - O número de queimadas, principalmente, no sul do Amazonas deve aumentar consideravelmente no segundo semestre deste ano. De acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), os focos podem aumentar com a chegada do verão amazônico (período de julho a outubro), com o aumento das temperaturas e a conseqüente diminuição da umidade relativa do ar, o que torna a vegetação mais seca e susceptível ao fogo.
Além disso, a limpeza de roçados para cultivar lavouras ou pastagens e a derrubada da floresta tanto para o avanço da fronteira agrícola quanto para a indústria madeireira também contribuem para o aumento dos focos de calor.
De acordo com o último boletim do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado no início desta semana, o Amazonas foi o Estado que mais desmatou na região da Amazônia Ocidental. Os municípios que estão desencadeando os maiores índices de focos de calor este ano no Estado são: Barcelos, Canutama e Manicoré. Pela mesma fonte, os dois municípios de menor incidência de focos são Itapiranga e Japurá.
No ano passado, de janeiro a dezembro, foram detectados 914 focos. Já em 2010, no período de janeiro a julho, foram detectados 43 focos. Comparando os dados 2009/2010, no período de janeiro a julho, este ano, houve uma redução de 21 focos em relação ao ano passado, representando redução de 32%. O Ipaam informou também que estará combatendo esses focos, visando a minimização dos impactos com a realização de oficinas e reuniões educativas com agricultores, piscicultores, aquicultores, extratores minerais, professores, estudantes, autoridades e pessoas interessadas.



Nenhum comentário: