Caso Wallace
Juiz pede afastamento de
Carlos e Fausto Souza
Manaus - O juiz da 2ª Vara Especializada de Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (2ª Vecute), Mauro Anthony, determinou hoje (14) o afastamento cautelar do vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza (PP) e do irmão dele, vereador Fausto Souza (PRTB) das funções que exercem.
Os irmãos Fausto, Carlos e o ex-deputado Wallace Souza são acusados de fazer parte de uma organização criminosa envolvida em assassinatos e tráfico de drogas. Segundo denúncia, o programa Canal Livre, apresentado pelos irmãos, seria financiado com dinheiro de traficantes.
O pedido de afastamento foi solicitado no mês passado pelo promotor de Justiça, Alberto Nascimento. Segundo o promotor, a medida está embasada na Lei de Improbidade Administrativa que prevê o afastamento dos servidores caso venham a ferir a legalidade, moralidade e credibilidade do Poder Público.
Caso Wallace
O ex-deputado Wallace Souza é acusado de comandar a suposta organização. Ele responde a processos no Tribunal do Júri como co-autor da morte do traficante Cleomir Pereira Bernardino, o Caçula, assassinado em janeiro de 2007. Souza encontra-se em São paulo, internado para tratamento de saúde.
Wallace Souza foi cassado pela Assembléia Legislativa do Amazonas no dia 1º de outubro de 2009, por quebra de decoro parlamentar. Depois de cassado, Wallace passou a ser réu comum no processo por coação de testemunha, porte ilegal de armas, formação de quadrilha e associação para o tráfico.
O vice-prefeito de Manaus, Carlos Souza, foi preso em dezembro do ano passado. No dia oito de março, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) decidiu mantê-lo em liberdade. O ex-segurança de Wallace, Esdras Sampaio, disse que Carlos propôs que ele matasse um traficante de drogas , ‘Zé Roberto’, da Compensa.
O vereador Fausto Souza é citado em um depoimento Marcelo Correa de Mello colhidos na Operação ‘Centurião’, deflagrada pela Polícia Federal em 2005, de que intermediou a negociação de armas para o parlamentar.
Operação “40 Graus”
Durante a Operação “40 Graus”, deflagrada em 2009, a Polícia Civil encontrou indícios de que Fausto e Carlos Souza estariam envolvidos com pagamentos citados em depoimentos por Frank Oliveira da Silva, o "Frank do 40" e a irmã dele, Patrícia Oliveira da Silva. Frank disse à Polícia que pagava ao programa Canal Livre para não ser denunciado. Segundo Patrícia, a quadrilha ainda estaria pagando o grupo ligado a Wallace Souza para controlar pontos de vendas de drogas na zona Sul de Manaus.(P.Amazonia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário