FRIAGEM ATINGE MANAUS E MUDA HÁBITOS
Manaus - O avanço de uma massa de ar frio vindo da Antártica, associada com o efeito La Niña, provoca friagem no Amazonas.O fenômeno já era previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão responsável pela análise climática. As temperaturas vinham baixando em Manaus desde sexta-feira quando a temperatura máxima na capital havia atingido 28,5 graus.A temperatura mínima nesta manhã em Manaus é de 21 graus.
O domingo amanheceu frio e chuvoso em Manaus. Poucas pessoas na rua dão a dimensão do estranhamento da população ao fenômeno.- Nunca vi Manaus tão fria e com tanta chuva nesta época do ano, é sinal de quen nosso clima está mudado, diz a enfermeira Maria Antonieta, de 54 anos.
Segundo o Inmet, quantidade de chuvas que cai nesta época do ano também é atípica. Até o dia 16 de julho já havia chovido todo o esperado para o mês. O fenômeno La Niña causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico. As consequências são chuvas acima da média. Em 2009, o Amazonas teve 61 dias de chuva. Segundo o Inmet o número já foi superado em 2010.
A previsão para Manaus nos próximos dias é que a temperatura mínima fique em 24 graus e a máxima em 31.
Nenhum comentário:
Postar um comentário