Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Copa 2014
VIVALDO LIMA SAI DE CENA PARA
DAR LUGAR A ARENA  DA AMAZÔNIA

Manaus – A demolição do Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão) na zona Centro-Oeste de Manaus, para dar lugar a Arena da Amazônia, ganhou força nesta terça-feira (13). O complexo esportivo receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014.
O processo de demolição começou na segunda feira, dia 12, um dia após o encerramento da Copa do Mundo da África . As obras começaram em ritmo acelerado, mesmo sem o repasse de R$ 400 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). O valor total do projeto deverá ficar em torno de R$ 500 milhões.
Tratores no local fazem a demolição de marquises e arquibancadas do estádio. Pouco a pouco a velha estrutura cai pelo chão, após três meses de interdição do espaço.
Cronograma e reaproveitamento de material
Segundo o titular da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), Júlio César, até agosto deste ano, toda a estrutura do velho estádio terá sido demolida . Segundo ele, 95% do material demolido será reutilizado no próprio projeto da arena e em outras obras desenvolvidas na cidade.
O concreto será usado para a construção das estruturas de fundação e sustentação da nova arena. O barro, a grama e areia retirados, serão reaproveitados no entorno do complexo esportivo. Já as cadeiras e toda estrutura elétrica serão doadas para 32 municípios do Amazonas.
Capacidade
Segundo o secretário, a Arena Amazônia terá dois pavimentos. O primeiro, comportará 25 mil torcedores e o outro terá capacidade para 22 mil. Entre o piso superior e o inferior serão construídos dezenas de camarotes, área para imprensa e autoridades. O projeto segue os mesmos critérios adotados nos estádios da África do Sul, como por exemplo, Estádio Soccer City.
A localização dos acentos e a visibilidade do torcedor são outros pontos destacados pelo secretário. Ele explicou que a Fifa exige que o estádio seja construído para privilegiar a visão do torcedor. “Repetiremos em Manaus o modelo de visibilidade de campo aprovado pela Fifa na África. Estivemos nos estádios que receberam os jogos da Copa e vimos o que podemos repetir na nova arena”,disse.
Dezembro de 2012: Estádio pronto para Copa das Confederação
Dezembro de 2012 é o prazo final estipulado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para as capitais que pretendem sediar a Copa das Confederações, em 2013, concluírem os estádios. A entrega da Arena da Amazônia deve ocorrer no final do mesmo mês.
O secretário estadual de esportes disse que o Amazonas conseguirá cumprir o prazo e entregar o estádio conforme o cronograma da Fifa.
Geração de emprego
A construção da arena em Manaus, vai gerar 1,5 mil empregos diretos e outros 4,5 mil indiretos. As obras para a realização de jogos da Copa em Manaus também alavancarão outros setores da economia, como da hotelaria, transporte terrestre e aéreo e alimentação.
Durante o período da Copa, a África do Sul recebeu 360 mil visitantes. O Brasil deve superar esse número. Para receber esse contingente de pessoas o transporte terrestre e aéreo do Amazonas passará por transformações. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes será reformado. O projeto de reforma e ampliação está em fase final de conclusão. O terminal praticamente dobrará de tamanho, passando para 80 mil metros quadrados.
Dos 258 hotéis existentes em Manaus atualmente, apenas 80 atendem as exigências da FIFA. Os demais deverão se adequar por meio de fiscalização ostensiva por parte da Secretaria Estadual de Turismo ( Amazonastur).- Nas tosos, a maquete da nova Arena e a demolição do Vivaldão.












Nenhum comentário: