Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

INCRA FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DE
2011 E TRAÇA METAS PARA 2012

Amazonianarede/Asscom, Incra,AM


Manaus - No último final de semana a superintendente do INCRA no Amazonas Maria do Socorro Marques Feitosa, participou de um Seminário no Centro de Treinamento Maromba, com todos os chefes de Divisões da SR e mais as chefias imediatas e chefes das Unidades Avançadas no interior, para fazer um balanço das atividades desenvolvidas pelo órgão em 2011 e das metas a serem seguidas neste ano, objetivando tornar o trabalho mais ágil com a otimização de recursos.

Na abertura do Seminário, a superintendente Socorro Feitosa, apelou para que todos se dispam das vaidades pessoais e vistam a camisa do INCRA e da reforma agrária. “Atuamos numa área geográfica imensa, numa região com várias peculiaridades e obstáculos diferentes que se transformam em grandes desafios. “Precisamos continuar a desenvolver o nosso trabalho respeitando a nossa clientela, (assentados e beneficiários da reforma agrária), com a imagem do Governo Federal e com a história da nossa instituição, o INCRA da reforma agrária e com a imagem do Governo Federal e com a história da nossa instituição”.

Feitosa lembrou ainda que o trabalho do INCRA “tem um componente social muito forte e disso não poderemos abrir mão, por essa é a nossa missão, por isso realizamos este Seminário para discutirmos amplamente o trabalho do INCRA no Amazonas”.

METAS CUMPRIDAS

O primeiro momento do Seminário foi para uma avaliação feita por cada divisão e Unidades Avançadas e no final das exposições o resultado foi altamente positivo em relação às metas estabelecidas para o ano de 2011, com toda a programação cumprida com Volga e com algumas ultrapassagens substancias.

Segundo a superintendente, “isso tudo foi feito num ano complicado, com poucos recursos e outras dificuldades. “Apesar disso, conseguimos cumprir e até ultrapassar as nossas metas com a reforma agrária no Amazonas e é exatamente isso que esperamos neste ano, que terá um complicador a mais, por se tratar de um ano eleitoral, onde os cuidados deverão ser redobrados” – afirmou.

Num outro momento do Seminário, as Divisões e as Unidades Avançadas da Superintendência do INCRA, apresentaram as suas demandas e tudo mais tarde foi discutido em grupos, objetivando formar uma programação enxuta das metas do INCRA no Amazonas pára serem desenvolvidas no decorrer do ano.

AJUSTE NACIONAL

De posse de todo esse material, com as demandas do Amazonas e metas programadas, a superintendente Socorro Feitosa e os chefes de Divisão, participarão na próxima semana de uma reunião nacional, em Brasília, oportunidade em que será fechada a programação nacional do INCRA para 2012.

Considerando o Seminário “muito proveitoso”, Socorro Feitosa, disse que embarca para Brasília com essa programação muito confiante em encaixá-la na agenda nacional.

Reconhece que essa não será uma tarefa das mais fáceis, considerando as peculiaridades regionais, mas a esperança viaja na bagagem da superintendente.

Feitosa reconheceu que as coisas não são fáceis, mas acredita no sucesso. ”Atuamos numa área geográfica muito grande e com um bioma muito peculiar e diferente. Estamos levando uma programação fechada, bem enxuta, realista e esperamos que seja acolhida pela direção nacional do INCRA e possamos imediatamente partir para iniciar a sua execução, sempre procurando agilizar as ações e otimizar recursos” – concluiu.



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O DESABAFO DO GOVERNADOR

                                                                                                                           Osny Araújo*

Logo cedo, enfrentava o caos do nosso caótico trânsito nas ruas de Manaus e como de costume, ouvia atentamente o jornal Em Cima da Notícia, da Amazonas FM, comandado pelo amigo Patrik Mota e ouvi parte de um discurso desabafo inflado do governador Omar Aziz.

Esse inflamado e contundente discurso de protesto ocorreu ontem à noite na Colônia Antonio Aleixo, durante uma solenidade de inauguração de melhoria na Casa dos Hansenianos. Como o bairro, está situado na Zona Leste, uma das mais violentas da capital e talvez por isso, Omar tenha foca o seu discurso-desabafo em cima da Segurança Pública,

Omar, que não será candidato à reeleição, por impedimento legal (cumpre o segundo mandato) e naturalmente nem para a Prefeitura da capital, reclamou contra pessoas (políticos) e blogueiros e “apresentadores” de programas de radio e TV e redes sociais, para atacar o Governo, criticando especialmente as ações em Segurança Pública, fatos que deixam o governador irritado, consciente do trabalho que vem realizando no setor.

Conhecendo Omar como eu há alguns anos, estranhei o tom do discurso, mas após analisar o seu conteúdo concordei com o que disse e mais ainda, entendi a sua revolta, principalmente falando de uma área que conhece muito bem, a Segurança Pública, pasta que chegou a comandar no Estado e operou grandes realizações, como o aumento significativo de delegacias na capital e ainda criou entre outras coisas o famoso programa “Galera Nota 10” que tirou muitos jovens delinqüentes da marginalidade e que hoje são pessoas de bem.

O fato, é que o Governo do Estado vem atuando no reaparelhamento humano e de equipamentos nessa área, a começar pela realização de concurso público para as Polícias Militar e Civil, cujo desfecho foi um tanto demorado em função da interferência da Justiça tentando apontar irregularidades e anular o concurso, o que retardou as nomeações e com isso, todo o processo. Devido a isso, a entrada no trabalho dos novos policiais demorou ainda mais em função dos cursos que precisaram fazer para atuar na Segurança Pública, considerando que um aprendizado dessa natureza ninguém conclui em uma semana ou pouco mais. Dai o atraso em algumas ações dentro do sistema.

Vale a pena lembrar que há pouco tempo o Estado dotou a Polícia com mais de 450 viaturas novas, armas modernas e pesadas, munições e motocicletas, para que As Policias tenham mais condições de equipamentos e mobilidade para oferecer melhor e maior segurança a população. Esse é um fato incontestável e que não merece críticas, só elogios.

Agora, cabe a sociedade ajudar a Polícia nesse trabalho, denunciando suspeitos no seu bairro, na sua rua, bocas de fumo etc. Sei que muitos não acreditam nas ações da Polícia, mas não podemos pensar assim, temos que acreditar e denunciar.

Utilize 0 190, denuncie, guarde sigilo para manter a sua segurança e dessa forma, aja como cidadão. Quem sabe a Polícia aparece, por isso, não desista... Denuncie.

Por tudo isso, pelo tom do discurso, Omar estava realmente chateado com as críticas que considera infundadas e foi categórico: “Passei muito tempo para realizar este sonho e chegar aonde cheguei e tenham a certeza que não quero e nem sairei desmoralizado do Governo”. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).


*Osny Araújo é jornalista e analista política.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br






segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


MUDANÇAS E NÃO REFORMA

                                                                      Osny Araújo*

A presidente Dilma Rousseff vem lidando muito  bem com os aliados do Governo e vai controlando com naturalidade a situação, mesmo a despeito de algumas pressões por parte deles  para que ela promova a tão falada reforma ministerial.

Dilma parece mesmo  gostar dessa palavra e prefere dizer que vai fazer mudanças pontuais no ministério, mas se recusa em falar em reforma ministerial, pelo menos por enquanto, fato que têm agradado alguns e outros não, do grupo de apoio ao seu Governo.

É bom lembrar, que aproximadamente sete ministros, motivados por sérias denúncias, pegaram as contas e todos, eram “afilhados políticos” do ex-presidente Lula e com isso, a presidente começa a moldar um ministério com a sua cara, misturando políticos e técnicos no time do primeiro escalão do Palácio do Planalto.

As mudanças que estão ocorrendo agora são puramente por questões do calendário político e assim, todos os ministros e diretores de autarquias que irão disputar as próximas eleições, estão deixando os cargos, em cumprimento ao que determina a lei eleitoral, por força da chamada desincompatibilização.

Esta na cara, que a presidente aproveita a oportunidade para dar um recado claro e direto  aos aliados e demonstrar que  as rédeas do Governo não mãos, além de mostrar  maturidade e pulso firme, especialmente quando se trata de conversas com políticos companheiros e aliados e com isso, deixa muito claro que quem nada e ela e não os políticos aliados, que, diga-se de passagem, não andam muito satisfeitos com o Governo em função dos cortes já anunciados no orçamento para as chamadas emendas parlamentares. Mas essa é outra história a ser contada futuramente.

Com a saída dos ministros envolvidos em escândalos e agora com algumas mudanças na equipe por forças das eleições, a presidente dá a entender que está dona da situação e que as ações do Governo no que diz respeito aos ministros, deverão navegar em mares tranqüilos, sem nenhum risco de acidentes e com isso, garantir de forma tranqüila a governabilidade e as ações do Governo, este ano, mais do que nunca voltadas para os menos favorecidos e erradicar, ou melhor, tentar erradicar a pobreza no país.

Com os novos membros na equipe, sem muitos palpites e com uma escolha praticamente pessoal da presidente, certamente os ministérios trabalharão mais afinados e isso facilitará em muito o seu trabalho de dirigir os destinos da nação, num momento naturalmente complicado, por se tratar de um ano eleitoral.

É certo também, que no atual grupo de ministros, ainda existe um ou outro com denúncias, mas o fato parece que está sendo bem administrado e não deverá gerar maiores problemas para o Governo, considerando que a maioria da equipe trabalha afinada, procurando cumprir com as determinações oriundas do Planalto, para que todo o processo alcance o sucesso desejado pela presidente e por todos os brasileiros.

O que queremos e sonhamos é com  a construção de um país mais solidário, com menos miseráveis, com maior e melhor distribuição de renda, com a geração de mais empregos, com mais segurança, com a educação de melhor qualidade, com respeito ao meio ambiente, sem atravancar o desenvolvimento. Que assim seja. (Com publicação simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.


Os artigos assinados, são de inteira responsabilidade de seus autores e necessariamente não refletem a opinião do Portal.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


MORADORES DO D. PEDRO GOSTARAM DA AVALIAÇÃO
DOS PRIMEIROS DIAS DO POLICIAMENTO OSTENSIVO

Amazonianarede/Osny Araújo

Manaus - Numa ação conjunta entre a Associação dos Moradores do D. Pedro, envolvendo os conjuntos residenciais Kyssia, Deborah e o bairro do  Alvorada, e o deputado estadual Marcelo Ramos, reuniram hoje à noite na sede da Associação, onde uma platéia esperançosa ouviu dos representantes da Polícia Militar do Estado como será desenvolvido a ação do policiamento ostensivo na are que teve início da terça-feira, após a manifestação realizada na manhã do sábado retrasado, quando os moradores fecharam por alguns momentos algumas das principais vias de acesso do D.Pedro, com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e parece que a estratégia deu certo.
Morador do conjunto os, por vários aonde ainda reside parte de sua família da sua família, o deputado Marcelo Ramos dirigiu-se a platéia que lotou as dependências da sede da Associação, em frente ao Quartel da Cavalaria e explicou o que está sendo feito e o que ainda precisa ser feito na área, não apenas em nível de segurança, mas em vários outros pontos transversais, como a recuperação da quara de esportes, a revitalização da Escola Petrônio Portela e vários outros pontos.

O parlamentar fez questão de elogiar as ações do policiamento desenvolvida nesses três ou quatro dias inicias desse trabalho, prometeu continuar se empenhando pelas questões da área, não apenas no que tange a segurança pública e afirmou para os representantes da Polícia Militar presentes a concorrida reunião: “Somos parceiros da polícia, mas queremos uma polícia cidadã, presente e atuante”.
Ele aproveitou a oportunidade para pedir o engajamento ainda maior da população e lembrou que tudo isso só está acontecendo, em função das manifestações que os moradores começaram a fazer, fato que considerou importante, mas que ainda precisa de mais participação, para que novas conquistas aconteçam e pediu a colaboração de todos com as ações da polícia, inclusive com denúncias sérias, para que as providencias repressivas possam ser tomadas.

O presidente da Associação dos Moradores Wal Miranda, agradeceu esse primeiro momento da à presença e ação da Polícia Militar na área e pediu que os moradores recebam com naturalidade as abordagens que os policiais começam a fazer. “A área é muito grande e os policiais, como ninguém tem letreiro na testa, não sabem que é ou não bandido, daí a necessidade dessa abordagem, até porque, quem não deve não teme” – disparou o presidente. é ou não bandido, daí a necessidade da abordagem, até porque, quem não deve não teme” – disse o presidente.
ESTRUTURA

O coronel Mesquita, um dos representantes da Polícia Militar na reunião, explicou aos moradores como funcionará a nova estrutura de policiamento por parte da Policia militar na área.
Garantiu o militar, que a partir de quando foi iniciado esse trabalho a três dias atrás, cinco carros estão à disposição dos militares destacados para essas ações, sendo três durante o dia 2 à noite, com um ficando estacionado de prontidão na Praça de Alimentação do D. Pedro e dois circulando pelas ruas dos bairros e esclarece que qualquer alteração poderá ser comunicado ao policiamento, através do celular 8842-1873 oi ainda pelo  190, garantindo que o anonimato de qualquer denúncia será respeito.

Disse ainda o coronel, que nesses primeiros dias de policiamento ostensivo e com as abordagens que comecem a ser colocadas em prática em toda a área, várias apreensões de armas e drogas já foram feitas e garantiu que essas ações serão constantes e mais acentuadas nos fins de semana e conclamou os moradores a serem aliados da Polícia, para que esse trabalho produza bons frutos e a área possa voltar a ter segurança e a população possa viver com mais tranqüilidade.
PARCERIA

O MAJOR Adil, do CPA-Oeste, responsável pelo policiamento da área, reclamou da falta de uma melhor iluminação pública, especialmente nas ruas do D. Pedro, nas paradas de ônibus. e nos locais onde as pessoas gostam de se juntar para conversar e esperamos que a Manaus Energia ajude nesse processo, iluminando as vias públicas e com isso, o trabalho da Polícia certamente será facilitado.
O major voltou a falar da necessidade das abordagens, fator importante para a segurança pública e garantiu que essa metodologia vai continuar e pediu que a população denuncie,  se por ventura policiais cometerem abusos ou excessos e para isso, forneceu um outro número de telefone – 8842-1455.

“Queremos estabelecer um grande parceria com os moradores – disse o major e para isso, solicitamos que denuncie qualquer movimentação suspeita nas ruas e é importante que essas denúncias sejam feitas no anonimato, até por questão de segurança. Nós da Polícia Militar estamos preocupados com a segurança dos senhores, por isso, não é recomendável exposições nos momentos em que forem feitas as denúncias”
A Polícia Civil, através do delegado Maduro, morador do conjunto, também se fez presente à reunião e afirmou que nos últimos as prisões têm aumentado e certamente os flagrantes com esse policiamento ostensivo da Polícia Militar, deverão aumentar e com isso, serão mais bandidos que sairão de circulação.

ESPAÇO ABERTO
No espaço aberto durante a reunião  para os moradores, muitos se manifestaram com sugestões e críticas, mas de uma maneira geral, os oradores demonstram satisfação com os primeiros resultados dessa ação policial mais efetiva.

“O que nós esperamos – disse um morador, é que esse belo trabalho policial que começa a ser feito aqui, continue e não seja apenas mais uma ação que começa e quando está querendo dar certo acabe.
Que esse trabalho seja permanente, considerando que a bandidagem migra sempre fugindo da policia. Onde tem  um bom policiamento, os bandidos não aparecem” – disse o morador

Vários moradores também se manifestaram contra os "inferninhos" que estão se estabelecendo no Kissia e a grande poluição sonora no local, que a partir de agora, com a presença mais atuante da Policia, o problema deverá ser amenizado, até que outras providencias legais possam vir a ser tomadas pelas autoridades.

domingo, 15 de janeiro de 2012


O SUCATEAMENTO VAI CONTINUAR

                                                                           Osny Araújo*

Há muito tempo que os servidores do Poder Executivo do Governo Federal vêm sofrendo o que diabo passou, largados à própria sorte pelo Governo, com baixos salários, reajustes irrisórios, quando tem e salários diferenciados entre os vários ministérios por falta de isonomia, palavra proibida no Planalto e por aí vai.

Na esfera dos Três Poderes, o bom mesmo é ser servidor do Legislativo e do Judiciário, onde os salários são polpudos e as mordomias de fazer inveja. Os do Executivo, subordinados diretamente a Presidência da República, coitados, continuam vivendo a condição de primos pobres da República.

O certo, é que o sucateamento nas repartições do Executivo Federal, está cada vez mais evidente e tende a se agravar agora no Governo Dilma, que com a desculpa de prepara o País para enfrentar a crise econômica da Europa, a zona do Euros, anuncia medidas de arrocho e mais uma vez, quem pagará o pato serão os servidores do Executivo que continuarão sem aumento salarial e maiores estímulos par desenvolverem seus trabalhos com maior desenvoltura e felizes.

Agora, devido à crise, o Planalto afirma que o Brasil precisa se prepara para encarar essa situação e ter condições plenas de enfrentar o contingenciamento de R$ bilhões no orçamento deste ano, anuncia alguns medidas de impacto, como por exemplo, encolher a liberação de recursos para as emendas parlamentares e d a realização de concursos públicos, anunciados em grande número ainda no decorrer do ano passado para agora, mas isso parece que não ocorrerá e tudo por causa do corte no orçamento. Esses fatos, com certeza desagradarão políticos, concurseiros e a juventude estudiosa brasileira que apesar dos pesares, sonha com um cargo no serviço público federal, dentro do Executivo.

Esta na cara de qualquer um que percorra as repartições federais do Executivo, que o seu quadro funcional pequeno, velho e grande parte olhando de perto a aposentadoria e ainda assim o Governo anuncia cortes em concursos públicos, por isso, em muitas repartições do sistema se encontram mais estagiário e terceirizado do que servidores do quadro. Um absurdo.

Aliás, pelos baixos salários que o Governo paga aos seus servidores e pela falta de outros estímulos para uma carreira brilhante no processo, o Executivo hoje não parece mais despertar tanta atenção para quem almeja ingressar no serviço público, na esperança de fazer uma grande carreira, mas logo, logo ele se depara com outra realidade e na primeira oportunidade que surge, troca o emprego conquistado em concurso público para uma repartição do Executivo Federal e parte para a iniciativa privada, onde os salários para pessoas qualificadas são infinitamente melhores.

Com essa triste realidade e o sucateamento do sistema, o sucateamento no setor parece mais evidente do que nunca com as medidas anunciadas e tudo leva a crer que a situação será muito agravada, caso persista a decisão anunciada pelo Governo de diminuir os concursos públicos para este ano. O melhor que temos a fazer agora e esperar para ver como essa coisa ficará.

O que o governo sabe, mas faz questão de não colocar em prática, é que existem outros caminhos para ele chegar a onde quer, sem sucatear ainda mais o serviço público. Para isso, basta que os seus ministros diminuam in-uteis viagens com régias diárias para solenidades de pequenas e insignificantes inaugurações, cortar mordomias exageradas e governar com transparência, inclusive colocando um freio na corrupção que é um câncer na administração pública brasileira e ao que parece, pelo menos até agora, não tem médio e não simplesmente arrochar os pobres servidores públicos, com pequenos salários e reajustes irrisórios.

O Governo precisa entender também, que esses servidores, são na verdade os grandes responsáveis pelo funcionamento de toda essa a complexa engrenagem que é a maquina administrativa federal do Executivo e por isso, precisam de respeito, estímulos para seguir na carreira de forma justa e honesta e sobre tudo de salários dignos, o que infelizmente não ocorre.

Esse á apenas um dos muitos caminhos que com certeza existem para enfrentar o pr0blema. A pergunta é. Será que o Governo topa essa caminhada? Muitos acham que não, considerando que é mais fácil atacar os mais fracos e deixar livres os fortes e no caso, os fracos, são os pobres servidores e com isso, conseguir caixa suficiente para promover programas politiqueiros e demagógicos, como os que existem por aí e a proliferação das famigeradas bolsas, ao invés da geração de emprego e renda para dar mais dignidade à classe mais pobre do país. Mas esse parece que não é o caso, por isso, devemos ainda por algum tempo, assistir passivamente o sucateamento do serviço público federal em nível de Executivo, porque o Legislativo e o Judiciário, estes sim, vão muito bem, obrigado. (Com postagem simultânea nos sites:Ç Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br


domingo, 1 de janeiro de 2012


ANO BISSEXTO E POLÍTICO

                                                                                             Osny Araújo*
Neste primeiro artigo do ano, torço muito para que pelo menos 30 ou 40% dos meus sonhos da noite de Natal (lembram do artigo passado?) sejam realizados e já estará de bom tamanho.
Ano bissexto com uma eleição a caminho, politicamente 2012 promete emoções e nós, a sociedade, devemos nos preparar para ouvir atentamente os discursos, as propostas e as promessas mirabolantes que sempre são feitas em épocas eleitorais, por isso, precisamos estar atentos a essas coisas e tirar conclusões concretas para um voto consciente, responsável e de qualidade.
Certamente, que os atores dessa jornada cívica e democrática que iniciou o ano passado de forma tímida e ganha intensidade a partir de agora, serão muitos, tantos para as prefeituras como para as câmaras municipais, por isso, todo o cuidado é pouco para não se deixar enganar pelos fáceis discursos, que na maioria das vezes não passam de falácias.
Por ser um ano político, talvez ocorram por parte dos governos feitos acima da média, fato considerado natural em política em ano eleitoral e o fato, também deverá merecer a nossa atenção, ou melhor, uma indagação. Porque será que em ano eleitoral os governantes realizam mais e tem mais carinho pelo povo? A resposta é a mais simples  possível. Uns querem se reeleger, outros eleger os seus sucessores e todos desejam maioria nas casas legislativas, daí o trabalho redobrado para conquistar votos e nada mais, até porque, realizar, deve ser a função principal dos governantes, em todos os níveis. Coisas de políticos e da política.
Conhecidos “caciques políticos”, acompanhados de novatos que também desejam o pódium estarão nessa luta democrática. Em Manaus, como ainda nada definido, podemos citar alguns nomes que certamente estarão em campo como protagonistas ou coadjuvantes, como o prefeito Amazonino Mendes, o ex-senador Arthur Neto,  deputado federal Francisco Praciano, o senador Eduardo Braga,ex-prefeito Serafim Correa, o vereador Hissa Abrahão, para citar apenas alguns, mas com certeza, outros nomes surgirão no decorrer dos próximos meses, uma vez que as articulações políticas nesse sentido, a partir de agora ficarão mais fortes.
Preste muitas atenções nos candidatos, nos seus comportamentos, nas suas histórias, procurem saber como convivem nas suas comunidades, nos seus bairros, nas suas ruas, como são com os seus amigos etc. e a partir desse conhecimento básico de quem está querendo o seu voto, a decisão poderá ser mais fácil, consciente e responsável.
Cuidado. Não se deixe iludir por tapinhas nas costas, “abraços de tamanduá”, falsas promessas e falácias e lembre-se, vereador não constrói nada, por isso não acredita em promessas de construção de escolas, asfaltamento de ruas, creches e por aí vai.
A função do vereador é legislar, fiscalizar os atos e votar as prestações de contas do Executivo e reivindicar, mas reivindicar muito em favor da sociedade para que o prefeito execute os projetos. Não esqueça isso. Vereador não faz nada, vereador não tem competência de execução, vereador fala na Câmara e sugere, pede.
Um processo eleitoral como que estamos entrando, não adiante o cidadão descontente com os políticos atuais, como forma de protesto, votar por votar ou pior, deixar de participar do processo. Isso não deve ocorrer, a participação de todos é importante, até porque, a responsabilidade pelas eleições dos próximos prefeitos e dos vereadores para s câmaras Municipais, será inteiramente nossa e quem não participa, se omite, não tem sequer o direito de criticar. Pense nisso. (Com postagens simultâneas nos site: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).


*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E´mail: osnyaraujo@bol.com.br

domingo, 25 de dezembro de 2011


SONHOS DE UM JORNALISTA NA NOITE DE NATAL

                                                                                                     Osny Araújo*

Após a reunião da família com direito a ceia e brinde com “champagne” para festejar o nascimento de Deus Menino, em mais um Natal, estava pensativo, refletindo na vida e me recolhi para uma conversa a sós com o meu travesseiro.
Adormeci querendo adivinhar como será o 2012 que está chegando. Pensei em várias coisas e tive muitos sonhos. Sonhos de um veterano jornalista político e romântico que passo a relatar, torcendo para que alguns se tornem realidade.
Sonhei por exemplo, que a inflação no Ano Novo será inteiramente controlada, que a lei da Ficha Limpa finalmente vai vigorar, a Justiça será mais justa e célere, que os corruptos serão punidos, que as obras da Copa para 2014 finalmente vão engrena. Os falastrões da Tv esportiva e Sílvio Luiz Galvão Bueno se  aposentarão e a imprensa brasileira será imparcial e independente. As  importantes matérias para a vida nacional que dormem nas gavetas ou nos arquivos dos computadores do Congresso Nacional, como política, previdenciária, fiscal, da magistratura etc., serão votadas.
Sonhei ainda, que os aeroportos brasileiros serão revitalizados e ampliados, que a malha rodoviária nacional ganhará qualidade, os portos serão ampliados e modernizados. Que a educação, saúde, habitação, saneamento, segurança e outras ferramentas públicas terão mais recursos e que as universidades brasileiras serão mais qualificadas e o centro histórico de Manaus ficará livre dos “camelôs”.
Sonhei também, que o transporte coletivo será melhorado nas grandes cidades brasileiras, incluindo Manaus, e que o trânsito, terá menos engarrafamentos e a violência desaparecerá das ruas, assim como as drogas e as famílias poderão viver com mais segurança e tranqüilidade.
Que as ofertas de empregos estarão por todas as partes, na capital e no interior, que receberá mais atenção dos Governos. Que a Zona Franca de Manaus não será mais mutilada por portarias, decretos ou resoluções e perseguida pelos invejosos políticos e empresários do eixo Sul-Sudeste do Brasil. Que os três Poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, sejam mais ágeis, transparentes e responsáveis. A BR-319, a nossa Manaus-Porto  Velho, finalmente será restaurado na sua plenitude o Amazonas voltará a se integrar o eixo-rodoviário nacional.
O subconsciente me disse ainda que a Seleção brasileira de Mano Meneses.  Será campeã do mundo em 2014 e que a Internet terá grande velocidade e a telefonia móvel será de qualidade e mais barata. O meio ambiente será tratado com respeito e mais, que eu deixarei de fumar. Tomara.
A verdade, é que cabe a nós, povo, fazermos com que muitos desses meus loucos sonhos possam se tornar realidade, mas para isso, precisamos tomar algumas precauções, como por exemplo: Escolher melhor os nossos candidatos para cargos políticos, votando em pessoas sérias, competentes e compromissadas com o Estado brasileiro e conseqüentemente, com o povo e não apenas com os seus interesses pessoais, por isso, devemos aprender a votar, para votar bem. O que não devemos, é deixar de participar do processo, até porque fazemos parte dele.
Sabemos que sonhos são difíceis de tornarem realidade, mas quem sabe, com um pouco de esforço e boa vontade por parte da sociedade, consigamos que alguns desses elencados neste artigo, possam ser materializados e com isso, melhorar as condições de vida do povo brasileiro, que precisa de mais segurança, tranqüilidade, cidadania e dignidade.
Sonhar é um direito de todos e espero, que nesta minha viagem adormecida, onde tive tantos e bons sonhos, alguns deles possam ser viabilizados no ano novo que se avizinha e possamos viver mais felizes e ter ainda mais orgulho de sermos amazonenses, brasileiros e amazônidas.
Um venturoso e Feliz Ano Novo, cheio de grandes realizações, com fartura, saúde e muita paz, rogando que o G.`. A.`. D.`.U.`., Senhor de todos os mundos continue a nos abençoar e guiar os nossos passos pelos bons caminhos da vida.
Que o ano 2012 seja bem melhor que o 2011, porém, pior que o 2013. Sejam felizes e que possamos continuar juntos no novo Ano que está chegando. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br


sábado, 17 de dezembro de 2011


SERVIDORES DO INCRA TIVERAM FESTA DE
CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA NA ASSINCRA
Com informações da Asscom, INCRA-AM

Manaus - Ao som da boa música comandada pelo Quincas e o conjunto ”Máquina do Tempo”, a Superintendência Regional do INCRA e a Associação dos Servidores (Assincra) reuniram ontem a partir de meio dia os servidores da autarquia para um animado almoço de confraternização natalina, com a presença da superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, um grande número de servidores e familiares e a participação de servidores do Terra Legal e da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que prestigiaram o evento.

O presidente da Assincra, Washington Vasconcelos, deu as boas vindas aos servidores e em seguida passou a palavra para a superintendente Socorro Feitosa, que fez questão de agradeceu o empenho de todos os servidores pelas ações desenvolvidas este ano no Estado, nos 47 municípios onde o INCRA trabalha em mais de 140 projetos de reforma agrária.

Feitosa Garantiu na oportunidade que muitas coisas foram feitas, mas reconheceu também que ainda será preciso fazer muito, por isso, solicitou de todos os seus colegas (ela é servidora de carreira da Casa) que esse empenho, a força de vontade e a dedicação, possam se repetir no que vem, para que as ações do INCRA por uma reforma agrária cidadã e sustentável, promovendo a inclusão social e a cidadania, possam ganhar mais velocidade e novas vitórias sejam alcançadas.

Ao final do seu pronunciamento Socorro Feitosa agradeceu a todos os servidores pelo trabalho realizado no ano que estamos encerrando e desejou a todos os servidores do INCRA, seus familiares, colaboradores e parceiros da reforma agrária, como as autoridades constituídas e movimentos sociais, um feliz Natal e próspero Ano Novo.

Em seguida Washington Vasconcelos, comandou um sorteio de vários brindes, como televisores LCD, DVDs e passagem área para todos os servidores, durante o almoço de confraternização natalina do INCRA na Assincra.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

LEI DAS PALMADAS: APENAS HIPOCRISIA

                                                                                                                         Osny Araújo*

Tinha uma série de assuntos para abordar neste comentário, mas deixei-os de lado para tratar de mais uma lei hipócrita produzida pelos nossos congressistas, na Câmara dos Deputados, a tal “Lei da Palmada” que promete enquadrar os pais que resolveram mostrar os bons caminhos aos seus filhos com algumas palmadinhas, que certamente não lhes causarão nenhum mal físico.

Penso que os nossos congressistas têm outras coisas mais sérias para tratar, como por exemplo, as reformas previdenciária, fiscal, política e outras questões , mas eles preferem para parecer bonzinhos aos olhos da sociedade, produzir leis sem nenhum valor, como essa das palmadinhas ao invés de se preocuparem com coisas mais sérias, que realmente sejam do interesse da sociedade, mas infelizmente não assim que procedem.

O Estatuto da Criança e da Juventude, é um exemplo de que essas leis funcionam muitas vezes na contramão, como e o caso do ECA que vem ajudando a produzir bandidos e criminosos no Brasil, porque as autoridades repressoras nada ou quase nada podem fazer, porque o jovem de quase 18 anos diz que é menor de idade e ainda faz ameaças legais se for chamado às falas pela polícia.

Nas escolas públicas, os alunos não podem ser reprovados e tem que passar de ano esteja ou não preparado e ser castigado, como não ter direito a merenda porque bagunçou na aula, nem pensar, e o professor que proceder assim, será punido. O resultado, se observa na qualidade dos alunos que saem das escolas públicas e ingressam numa faculdade. Uma vergonha e com isso, a própria sociedade é que recebe o castigo, ficando nas mãos de maus profissionais, claro com as naturais exceções.

A questão dessa estranha lei era tão complexa e urgente, que foi apreciada de forma conclusiva, sem precisar passar pelo plenário, através da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, onde o relatório produzido pela deputada Tereza Surita (PMDB-RR) foi aprovado com louvor. Agora, a questão vai para o Senado, onde espero que os senadores, com bom senso acabem com essa brincadeira de mau gosto.

Se aprovada pelas duas Casas legislativas, a garotada ficará numa boa e os pais que tentarem por algum motivo qualquer, colocar os filhos no bom caminho com uns leves petelecos, ou puxões de orelhas, estarão em maus lençóis. Serão denunciados e pagarão na Justiça pelo ato de apenas querer educar o seu filho, com poucas palavras e um pouco mais de ação e energia.

Escrevo este artigo com a autoridade que quem foi filho e é pai. Do meu saudoso pai, apanhei muitas surras de cinturão, galho de cuieiras, palmatórias e tudo isso, hoje eu agradeço, pois cresci com valores e graças ao G.`. A.`.D.`.U.`. sou um homem de bem de excelente formação familiar e cristã e isso, também agradeço as justas e merecidas surras que papai me aplicou quando mereci. Alias, apanhei bem menos do que merecia. Não sou a favor da violência, muito menos no seio da família e quando exageros forem praticados, já existem leis para punir os violentos, logo, essa me parece absolutamente desnecessária.

Como sou de outro tempo, não precisou de Lei alguma para que eu não batesse nos meus filhos e neles nunca agredi com um dedo, mas graças a Deus, o meu exemplo serviu para que eles trilhassem os caminhos certos e hoje para meu orgulho, são homens de bem e com grande formação. O fato, é que eles até que mereciam de vez em quando levar umas palmadas, mas, diferente da formação do meu pai, um grande cidadão interiorano, só com o curso primário, apesar de um autodidata, preferiu esse método e isso, me proporcionou este momento de poder contar um pouco dessa história. Palmadinhas de pai e mão não matam ninguém.

Claro que não sou a favor da violência, muito menos em crianças e especialmente nos próprios filhos, mas convenhamos, tem momentos que umas palmadas não fazem nenhum mal e nem tiram pedaços. Pelo menos, isso não aconteceu comigo e minhas irmãs.

É bom que se diga, que o estado brasileiro é absolutamente impotente para fazer cumprir leis desse tipo, que os nossos parlamentares, assessorados pelos “doutores” dos Direitos Humanos ajudam a materializar e certamente, aumentará o número de leis neste país que não são cumpridas, como aqui pra nós, a lei das filas nos bancos, supermercados e dos telemarketings, que ninguém respeita e por vai. A lista é grande.

O que os nossos parlamentares no Congresso Nacional deveriam lutar era por mais psicólogos, assistentes sociais e professores mais preparados nas nossas escolas, para orientar e mostrar os bons caminhos para as crianças e não proibir ou tentar proibir os pais de corrigi-los. Uma insanidade sem tamanho e uma burrice gigantesca, mas no currículo desse infeliz parlamentar, vai aparecer como o autor da famigerada Lei das Palmadas.

Não pensem que estou aqui defendendo a agressão aos filhos. Não. O que defende é o direito dos pais, que convivem diariamente com os filhos, de encontrarem meios para mostrar-lhes os bons caminhos a serem seguidos, que certamente não poderá servir como exemplo, o comportamento da maioria dos nossos políticos, que vivem diariamente cometendo violências contra a sociedade brasileira e sequer são repreendidos, quanto mais punidos.(Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-Mail: osnyaraujo@bol.com.br





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

INCRA FAZ MUTIRÃO E ENTREGA DOCUMENTOS
DE TERRA EM OITO MUNICÍPIOS NO AMAZONAS







Fonte: Asscom,Incra,AM

Manaquiri, AM - A Superintendência do INCRA no Amazonas, por determinação da superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa está realizando um mutirão para a entrega de mais de cinco mil documentos da terra (Contratos de Concessão de Uso – CCU e Contratos de Concessão de Uso Real da Terra –CCDRU), em oito projetos de assentamentos (PAE Purus, PAE PIC Bela Vista, PAE Castanho, PAE Piranha, PDS Costa do Caldeirão, PDS Novo Remanso, PAE Costa da Conceição e Benjamim Constant) , nos municípios de Anori, Beruri, Careiro, Anamã, Iranduba, Itacoatiara e Benjamim Constant.

Por ser o município que mais recebeu documentos nessa programação, a superintendente Socorro Feitosa resolveu programar uma solenidade para a cidade de Manaquiri, simbolizando a entrega dos CCUs em todos os municípios citados, com a participação de autoridades represent6ativas do Governo Federal, como o Assessor do Governo e ex-senador João Pedro, Superintendente da Pesca no Amazonas, José Otony, presidente do Instituto de Terras do Amazonas (Iteam) Wagner Santana, prefeito de Manaquiri, Jair Souto, que é também o presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, vereadores e representantes dos movimentos sociais, prestigiaram o ato realizado na manhã de sábado no ginásio estadual José Lins, que recebeu uma grande platéia de assentados e beneficiários da reforma agrária.

SEGURANÇA E TRANQUILIDADE

Representando o Sindicato Rural do Município, o assentado Raimundo Cordeiro, que fez parte da Mesa, agradeceu o empenho do INCRA para a liberação dos documentos e classificou o ato como memorável e foi mais além para elogiar as ações do Governo Federal no município. “Isto demonstra que o INCRA está se preocupando cada vez mais com os trabalhadores rurais e com os assentados da reforma agrária, por isso, este dia é marcante para todos nós de Manauiqu8iri e dos outros municípios que estão recebendo estes documentos, que era um sonho e agora passa a ser realidade.

“Superintendente Socorro Feitosa, que agradeceu pelo seu empenho e de toda a equipe do INCRA para que chegasse este momento bonito e quero dizer, que nós, assentados da reforma agrária em Manaquiri, município com vocação para a agricultura, iremos trabalhar com mais vontade, segurança e tranqüilidade, agora que já temos em mãos o sonhado documento da terra”.

PARCERIA VITORIOSA

O PREFEITO Jair Souto, começou congratulando-se com o INCRA pelas ações desenvolvidas no município e historiou um pouco de como o INCRA chegou ao município, ainda na gestão do ex-superintendente João Pedro, presente a solenidade.

O prefeito fez questão de afirmar, que desde então, a Prefeitura firmou com o INCRA uma parceria vitoriosa e as cosias começaram a acontecer, até que chegasse este momento histórico, quando os assentados da reforma agrária no município, os habitantes das várzeas, agora beneficiados com as políticas da reforma agrária, possam ter os seus documentos da terra e com isso abrir um leque de opções para trabalharem e melhorarem de vida, uma vez que o documento abre outras condições como crédito na rede bancária, assistência previdenciária, auxilia maternidade e tantos outros benefícios que só seria possível com a apresentação do documento que hoje o INCRA está entregando.

Concluindo o seu pronunciamento, Souto garantiu que a parceria com o INCRA vai continuar firme e prognosticou “que em pouco tempo, o município que já é o maior produtor de batata doce do Estado e um dos grandes produtores de cítricos, como laranja e tangerina, possa se transformar realmente um grande pólo produtor do Amazonas e para isso, contamos com a participação do INCRA” – concluiu o prefeito.

MAIS INVESTIMENTOS

A superintendente Socorro Feitosa aproveitou a oportunidade para fazer um ligeiro balanço das atividades desenvolvidas pelo INCRA em Manaquiri, enfatizando os créditos inicial (alimento e fomento) e habitação e garantiu que as ações da instituição no município serão ainda mais fortes a partir do próximo ano, quando o INCRA deverá fazer novos investimentos no município e anunciou a programação para a construção de mais de três mil casas, através do crédito habitação.

Feitosa falou da alegria em realizar esse trabalho e levar as populações tradicionais, como os varzeiros, que sempre residiram no local e ajudam a preservar a natureza e a Amazônia, possam ser abraçados pelas políticas da reforma agrária, promovendo não apenas a melhoria de vida a esses brasileiros, como está investindo em inclusão social e cidadania, garantindo que outros benefícios deverão chegar até eles a partir de agora, de posse desse documento, como o crédito do Pronaf, o Bolsa Verde e outros benefícios.

“Agora – disse a superintendente – referindo-se aos assentados – guardem bem esses documentos. Registrem em Cartório, sejam felizes e continuem a trabalhar e a produzir, mas sempre com o olhar na preservação da Amazônia, pois é possível produzir sem agredir o meio-ambiente” – concluiu.

O QUE SÃO O CCU E CCDRU

Todos os títulos foram acompanhados de um folder explicando tudo sobre os documentos, a fim de que os assentados possam ter plena consciência dos seus benefícios, deveres e responsabilidades.

O CCU e o CCDRU são documentos que valem como título da terra nos assentamentos do INCRA, nos Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis (PDS), Agroextrativista Florestal e servem para provar a posse legal da terra, tirar crédito na rede bancária, elaborar projetos de piscicultura ou manejo, para aposentadoria e auxílio-maternidade e receber os benefícios do INCRA.

Em contrapartida, os assentados precisam respeitar as regras estabelecidas pelas comunidades, a lei ambiental e todas as condições contidas no CCU ou CCDRU e as normas do INCRA e deverão ser obrigatoriamente registrados em Cartório.

Para a concessão desses documentos, o INCRA segue os limites de respeito entre as famílias e as comunidades e, além disso, a reserva legal do assentamento, é comum de todos, podendo, inclusive ser feito um plano de manejo comunitário.

As terras nesses assentamentos não podem ser vendidas, pois essa prática se constitui crime federal e a única maneira de repasse da área só poderão ocorrer após 10 anos do registro do documento em Cartório, para os filhos, netos e bisnetos, com o pleno conhecimento do INCRA, o que evitará possíveis ilegalidades.

domingo, 4 de dezembro de 2011


INSATISFAÇÃO DO CHEFE

                                                                   Osny Araújo*

Recentemente em uma solenidade, o governador Omar Aziz, demonstrou certa irritação com a maneira com alguns dos seus secretários estão tocando as suas pastas e deixou claro, que deseja mais celeridade, considerando que as metas do Governo não podem  e nem devem ficar na dependência de alguns secretários que não parecem tão dispostos a arregaçar as mangas para o trabalho.
Sem citar nomes, os justos pagaram pelos pecadores, considerando que o puxão de orelhas dado pelo governador pareceu de forma coletiva e certamente, a carapuça deve ter encaixado com precisão em várias cabeças, cujos donos devem a esta altura do campeonato,  com as barbas de molho.

Não é segredo pra ninguém que Omar há muito vem pensando numa reforma no seu secretariado e isso,fato que deve ser visto como natural no Governo e deve rolar a partir de janeiro, pois isso, o chefe mostrou o cartão amarelo, sem citar nomes e alertou em alto e bom tom: “Quem não tem pressa e não quer trabalhar, vai para casa”. Agora,  é esperar para ver.
O chefe deixou claro que o Governo precisa conversar mais entre os seus pares, num papo pessoal, que não seja apenas pela formalidade da troca de ofícios ou através de e-mails ou ainda conversando através das redes sociais. Um cara a cara, é mais produtivo.

Não resta dúvida, que essa prática, tornará a gestão estadual mais solidária, logo, fará bem ao Governo e tornará a administração mais transversalizada e ágil como deve ser. Claro, que concordo em gênero, numero  e grau com o governador.
Pelas palavras do chefe, ficou claro que ele deseja mais conversas   pessoais entre os seus auxiliares diretos, discutindo as questões com mais informalidade, trocando idéias, ajustando pontos, em fim, colocando os pingos nos is, para quando as coisas forem à execução, tudo esteja de acordo com o figurino e os projetos possam deslanchar sem maiores dificuldades técnicas ou burocráticas.

O chefe defende uma perfeita união de seus secretários e como no futebol, uma equipe só sai de campo vitoriosa se realmente o time jogar coletivamente, com todos se ajudando, considerando que a união faz a força e no final,  a vitória será de todos, nesse caso, do Governo. É amigos, janeiro que está bem aí na porta, promete e muito.
No cenário nacional, janeiro também está sendo esperado  com muita expectativa pela equipe ministerial da presidente Dilma Rousseff, onde também, deverão ocorrer algumas mudanças, até porque, tem ministros na frigideira do Planalto já há algum tempo.

Por falar em mudanças, os meios políticos, incluindo aliados do Governo, não entendem porque a presidente teima em manter no cargo de ministro do Trabalho, o falastrão Carlos Lupi, cuja demissão, foi inclusive aconselha pelo Conselho de Ética. Será que foi a declaração pública de amor feita pelo falastrão ministro do PDT, partido aliado do Governo?
No âmbito federal as possíveis mudanças que ocorrerão nos ministérios, deverão ser bem difíceis, considerando que os partidos aliados estão de olho no que poderá ocorrer e como são muitos, a situação não será nada fácil para a presidente, que terá que jogar muito bem essa partida política para não perder aliados no Congresso Nacional.

Nunca é demais lembrar, que o perigo está bem ao lado da presidente, representado pelo PMDB, onde estão situados em primeiro plano os caciques Michel Temer, vice-presidente da República e José Sarney, presidente do Congresso Nacional, políticos visionários, com uma sede insaciável de poder e porque não dizer, altamente perigosos, onde os meios para eles justificam os fins. (Com publicação simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br