Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O DESABAFO DO GOVERNADOR

                                                                                                                           Osny Araújo*

Logo cedo, enfrentava o caos do nosso caótico trânsito nas ruas de Manaus e como de costume, ouvia atentamente o jornal Em Cima da Notícia, da Amazonas FM, comandado pelo amigo Patrik Mota e ouvi parte de um discurso desabafo inflado do governador Omar Aziz.

Esse inflamado e contundente discurso de protesto ocorreu ontem à noite na Colônia Antonio Aleixo, durante uma solenidade de inauguração de melhoria na Casa dos Hansenianos. Como o bairro, está situado na Zona Leste, uma das mais violentas da capital e talvez por isso, Omar tenha foca o seu discurso-desabafo em cima da Segurança Pública,

Omar, que não será candidato à reeleição, por impedimento legal (cumpre o segundo mandato) e naturalmente nem para a Prefeitura da capital, reclamou contra pessoas (políticos) e blogueiros e “apresentadores” de programas de radio e TV e redes sociais, para atacar o Governo, criticando especialmente as ações em Segurança Pública, fatos que deixam o governador irritado, consciente do trabalho que vem realizando no setor.

Conhecendo Omar como eu há alguns anos, estranhei o tom do discurso, mas após analisar o seu conteúdo concordei com o que disse e mais ainda, entendi a sua revolta, principalmente falando de uma área que conhece muito bem, a Segurança Pública, pasta que chegou a comandar no Estado e operou grandes realizações, como o aumento significativo de delegacias na capital e ainda criou entre outras coisas o famoso programa “Galera Nota 10” que tirou muitos jovens delinqüentes da marginalidade e que hoje são pessoas de bem.

O fato, é que o Governo do Estado vem atuando no reaparelhamento humano e de equipamentos nessa área, a começar pela realização de concurso público para as Polícias Militar e Civil, cujo desfecho foi um tanto demorado em função da interferência da Justiça tentando apontar irregularidades e anular o concurso, o que retardou as nomeações e com isso, todo o processo. Devido a isso, a entrada no trabalho dos novos policiais demorou ainda mais em função dos cursos que precisaram fazer para atuar na Segurança Pública, considerando que um aprendizado dessa natureza ninguém conclui em uma semana ou pouco mais. Dai o atraso em algumas ações dentro do sistema.

Vale a pena lembrar que há pouco tempo o Estado dotou a Polícia com mais de 450 viaturas novas, armas modernas e pesadas, munições e motocicletas, para que As Policias tenham mais condições de equipamentos e mobilidade para oferecer melhor e maior segurança a população. Esse é um fato incontestável e que não merece críticas, só elogios.

Agora, cabe a sociedade ajudar a Polícia nesse trabalho, denunciando suspeitos no seu bairro, na sua rua, bocas de fumo etc. Sei que muitos não acreditam nas ações da Polícia, mas não podemos pensar assim, temos que acreditar e denunciar.

Utilize 0 190, denuncie, guarde sigilo para manter a sua segurança e dessa forma, aja como cidadão. Quem sabe a Polícia aparece, por isso, não desista... Denuncie.

Por tudo isso, pelo tom do discurso, Omar estava realmente chateado com as críticas que considera infundadas e foi categórico: “Passei muito tempo para realizar este sonho e chegar aonde cheguei e tenham a certeza que não quero e nem sairei desmoralizado do Governo”. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).


*Osny Araújo é jornalista e analista política.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br






Nenhum comentário: