Pesquisar este blog

domingo, 25 de dezembro de 2011


SONHOS DE UM JORNALISTA NA NOITE DE NATAL

                                                                                                     Osny Araújo*

Após a reunião da família com direito a ceia e brinde com “champagne” para festejar o nascimento de Deus Menino, em mais um Natal, estava pensativo, refletindo na vida e me recolhi para uma conversa a sós com o meu travesseiro.
Adormeci querendo adivinhar como será o 2012 que está chegando. Pensei em várias coisas e tive muitos sonhos. Sonhos de um veterano jornalista político e romântico que passo a relatar, torcendo para que alguns se tornem realidade.
Sonhei por exemplo, que a inflação no Ano Novo será inteiramente controlada, que a lei da Ficha Limpa finalmente vai vigorar, a Justiça será mais justa e célere, que os corruptos serão punidos, que as obras da Copa para 2014 finalmente vão engrena. Os falastrões da Tv esportiva e Sílvio Luiz Galvão Bueno se  aposentarão e a imprensa brasileira será imparcial e independente. As  importantes matérias para a vida nacional que dormem nas gavetas ou nos arquivos dos computadores do Congresso Nacional, como política, previdenciária, fiscal, da magistratura etc., serão votadas.
Sonhei ainda, que os aeroportos brasileiros serão revitalizados e ampliados, que a malha rodoviária nacional ganhará qualidade, os portos serão ampliados e modernizados. Que a educação, saúde, habitação, saneamento, segurança e outras ferramentas públicas terão mais recursos e que as universidades brasileiras serão mais qualificadas e o centro histórico de Manaus ficará livre dos “camelôs”.
Sonhei também, que o transporte coletivo será melhorado nas grandes cidades brasileiras, incluindo Manaus, e que o trânsito, terá menos engarrafamentos e a violência desaparecerá das ruas, assim como as drogas e as famílias poderão viver com mais segurança e tranqüilidade.
Que as ofertas de empregos estarão por todas as partes, na capital e no interior, que receberá mais atenção dos Governos. Que a Zona Franca de Manaus não será mais mutilada por portarias, decretos ou resoluções e perseguida pelos invejosos políticos e empresários do eixo Sul-Sudeste do Brasil. Que os três Poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, sejam mais ágeis, transparentes e responsáveis. A BR-319, a nossa Manaus-Porto  Velho, finalmente será restaurado na sua plenitude o Amazonas voltará a se integrar o eixo-rodoviário nacional.
O subconsciente me disse ainda que a Seleção brasileira de Mano Meneses.  Será campeã do mundo em 2014 e que a Internet terá grande velocidade e a telefonia móvel será de qualidade e mais barata. O meio ambiente será tratado com respeito e mais, que eu deixarei de fumar. Tomara.
A verdade, é que cabe a nós, povo, fazermos com que muitos desses meus loucos sonhos possam se tornar realidade, mas para isso, precisamos tomar algumas precauções, como por exemplo: Escolher melhor os nossos candidatos para cargos políticos, votando em pessoas sérias, competentes e compromissadas com o Estado brasileiro e conseqüentemente, com o povo e não apenas com os seus interesses pessoais, por isso, devemos aprender a votar, para votar bem. O que não devemos, é deixar de participar do processo, até porque fazemos parte dele.
Sabemos que sonhos são difíceis de tornarem realidade, mas quem sabe, com um pouco de esforço e boa vontade por parte da sociedade, consigamos que alguns desses elencados neste artigo, possam ser materializados e com isso, melhorar as condições de vida do povo brasileiro, que precisa de mais segurança, tranqüilidade, cidadania e dignidade.
Sonhar é um direito de todos e espero, que nesta minha viagem adormecida, onde tive tantos e bons sonhos, alguns deles possam ser viabilizados no ano novo que se avizinha e possamos viver mais felizes e ter ainda mais orgulho de sermos amazonenses, brasileiros e amazônidas.
Um venturoso e Feliz Ano Novo, cheio de grandes realizações, com fartura, saúde e muita paz, rogando que o G.`. A.`. D.`.U.`., Senhor de todos os mundos continue a nos abençoar e guiar os nossos passos pelos bons caminhos da vida.
Que o ano 2012 seja bem melhor que o 2011, porém, pior que o 2013. Sejam felizes e que possamos continuar juntos no novo Ano que está chegando. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br


Nenhum comentário: