Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de março de 2010

INCENTIVO À AGRICULTURA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA 

Brasilia - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania  do Senado (CCJ) aprovou ontem, projeto do Programa Fronteira Agrícola Norte. O programa tem o objetivo de orientar o desenvolvimento agroindustrial em áreas de fronteira na Amazônia.
O programa, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), vai abranger municípios localizados ao longo das fronteiras com a Guiana Francesa, o Suriname, a República da Guiana, a Venezuela, a Colômbia, o Peru e a Bolívia.
O projeto indica um conjunto de áreas para aplicação prioritária de recursos, começando pela instalação de microempresas rurais e ações de desenvolvimento sustentável das comunidades extrativistas e de consolidação da infraestrutura dos assentamentos rurais.
Serão favorecidas obras de infraestrutura nos setores de transportes e de recursos energéticos, assim como ações de defesa sanitária vegetal e animal e de proteção do meio ambiente e gerenciamento dos recursos públicos. O projeto cita ainda a criação de núcleos de pesquisa científica e tecnológica e iniciativas para a transformação e a agroindustrialização de produtos agropecuários e florestais.
No projeto, o autor relaciona os órgãos que serão responsáveis pela gerência do programa na área federal: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência de Desenvolvimento da Amazônia e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

,

Construtora da Arena Amazônica poderá ser anunciada hoje

Manaus – Uma sessão pública na sede da Comissão Geral de Licitação do Amazonas (CGL) deverá divulgar  às 15h de hoje, o resultado da análise das propostas de duas empresas para construção dos projetos da Arena Amazônica.
A sessão se refere à contratação de uma empresa para execução das obras civis, estrutura de cobertura metálica, estruturas elétricas, estruturas hidráulicas, instalação dos sistemas de ar-condicionado, de segurança, broadcasting e todos os demais ambientes contidos nos projetos da Arena.
As empresas Construtora Andrade Gutierrez e Odebrecht Serviços de Engenharia e Construção S/A foram declaradas habilitadas na última sexta-feira (26) para concorrência 017/2010.
Segundo o presidente da CGL, Epitácio Neto, amanhã poderá ser definida a empresa responsável pela construção da Arena Amazônia.
- Caso as duas empresas abdiquem do direito de recurso após a divulgação do resultado e a declaração da empresa vencedora, nós já adjudicaremos o resultado na mesma data e retornaremos o processo ao órgão para que seja realizada a homologação da licitação- relata.
Os envelopes das duas concorrentes foram abertos na última sexta-feira (26), após o presidente da Subcomissão Específica para a Copa 2014, Lourenço Braga Jr., declarar aberta a fase das propostas de preço.
A construtora Andrade Gutierrez apresentou o menor preço, de R$ 499.508.704,17. A Odebrecht ofereceu o valor de R$ 504.746.793,70.
O valor estimado da obra é de aproximadamente R$ 505 milhões. O prazo para execução dos serviços é de 36 meses corridos, a contar da data de expedição da ordem de serviço pela Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (SEINF).

quarta-feira, 3 de março de 2010

TSE rejeita proposta  e Amazonas mantem o mesmo número de deputados
Brasilia - A proposta do Amazonas que pedia a redefinição do número de deputados federais, adotando os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi rejeitada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A procuradoria-geral da Assembleia Legislativa do Amazonas vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), após as eleições deste ano.
Apesar do grande esforço desenvolvido pelo deputado Belarmindo Lins, presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas e de outras lideranças políticas, nada foi suficiente para convencer os ministros do STF de que de conformidade com o censo oficial realziado pelo IBGE, o Estgado tem o direito de aumentar as suas bancadas de deoputados tanto na Assembléia Legislativa como na câmara Federal.
Fontes da ALE, afirmaram que dentro do prazo legal o Legisdlativo amazonense entrará com recurso, tentando reverter o quadro,embora saiba que encontrará grandes dificuldades.




ENCHENTE ALTERA PORTOS DAS
BALSAS NO S.RAIMUNDO E BRITO

Manaus – O fim do período da seca no Rio Negro deve alterar a rota das balsas que atuam no serviço de travessia no porto do São Raimundo, na zona Oeste de Manaus e no porto do Brito, no Distrito do Cacau Pirerâ.
Com a cheia do rio, o embarque e desembarque de passageiros e veículos no Porto do Brito está com os dias contados. Na vila, comerciantes que dizem ter prejuízos no período de mudança, aguardam com ansiedade o retorno da balsa.
De acordo com moradores do distrito, o período da cheia é o melhor para a economia local. Para o comerciante José Raimundo, a cheia favorece o comércio, a visitação e viabiliza a movimentação de produtos para outras localidades.
- O atendimento as pessoas que fazem a travessia de balsa sempre foi a maior fonte de renda para os moradores do Cacau Pirêra – disse.
A inauguração da ponte sobre o Rio Negro prevista para setembro deste ano, ainda preocupa os comerciantes da vila que já buscam outros meios para ganhar dinheiro.





,
Prefeito de Barcelos é cassado por uso de dinheiro falso
Barcelos -AM - O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE) cassou ontem (2), por três votos a um, o mandato do prefeito de Barcelos (a 366 quilômetros de Manaus), José Ribamar Beleza (AM), e do vice-prefeito, Arnóbio Pereira (PMDB). Eles são acusados por compra de voto com dinheiro falso nas eleições de 2008.
Os parlamentares também foram condenados pela corte do TRE a pagar multa de R$ 50 mil.
Com a decisão, Beleza permanence no cargo até o julgamento dos embargos de declaração. Se a decisão for mantida, o TRE deve realizar uma nova eleição no município.
De acordo com a relatora do processo, juíza Joana dos Santos, documentos comprovam a doação a eleitores de cédulas falsas de dinheiro. Segundo o processo, o dinheiro foi entregue na véspera do pleito, junto com notas verdadeiras.
Três dias antes da eleição, Beleza foi detido no Aeroclube de Manaus, pela Polícia Federal com R$ 135, 4 mil. Beleza alegou que o dinheiro era uma doação feita a sua campanha pela empresa Mariuá Construções. O procurador federal Edmílson Barreiros destacou, ontem, que a doação a campanha dele também era ilegal porque deveria ter sido feita por meio de depósito em conta bancária.
O advogado do prefeito, Frank Abrahão, terá um prazo de três dias para entrar com um embargo de declaração, medida que adiaria o afastamento do prefeito Beleza.







,








,
TSE aprova regulamentação do voto
 em trânsito e doações com Cartão

Brasilia - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (2) minuta que regulamenta o voto em trânsito nas eleições presidenciais de outubro.
 O texto da matéria prevê que o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral e presente em uma das 26 capitais brasileiras e o Distrito Federal, na data do primeiro ou do segundo turno das eleições 2010, poderá votar para presidente e vice-presidente da República. O voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso no ano passado, no projeto de reforma eleitoral.
Entretanto, para assegurar esse direito, o eleitor terá que se habilitar em qualquer cartório eleitoral do país, de 15 de julho a 15 de agosto de 2010, registrando a sua ausência do domicílio eleitoral e indicando a capital da unidade da federação em que estará presente, de passagem ou em deslocamento.
Além de definir as regras para o voto em trânsito, na sessão desta terça, os magistrados também regulamentaram a prestação de contas de campanha, a captação de doações por meio de cartão de crédito e débito, a distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados e Assembleia, entre outros dispositivos que já entrarão em vigor nas eleições de outubro. Veja a íntegra das regras na página do TSE na internet.
Dentro desse período, conforme o texto da minuta, o eleitor que tiver se habilitado para o voto em trânsito poderá alterar a capital de destino tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição ou mesmo desistir do voto em trânsito e exercer o seu direito de voto na sua seção de origem.
Superado o prazo limite de 15 de agosto, o cadastro de eleitores em trânsito será encerrado e, uma vez habilitado nesta categoria, o eleitor estará impossibilitado de votar na sua seção de origem. Caso não esteja presente na capital para a qual foi provisoriamente transferido, o eleitor deverá justificar a ausência em qualquer mesa receptora de justificativa, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral de origem.
Ainda segundo a minuta aprovada pelo TSE, “os eleitores habilitados para votar em trânsito terão seus nomes excluídos da urna eletrônica, passando a constar, exclusivamente, da urna das seções especialmente instaladas para este fim”.
Segundo o TSE, eleitor que não comparecer à seção para votar em trânsito deverá justificar a sua ausência em qualquer mesa receptora de justificativa, inclusive no seu domicílio eleitoral de origem, “à exceção da capital do Estado por ele indicada no requerimento de habilitação”.
Caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais cadastrar, em aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, as seções especiais e os locais, nas respectivas capitais dos Estados, onde serão instaladas urnas para a recepção dos votos dos eleitores em trânsito, denominadas “mesas receptoras de voto em trânsito”.
O eleitor habilitado para votar em trânsito poderá consultar, a partir de 5 de setembro de 2010, o seu local de votação na página do Tribunal Superior Eleitoral ou dos Tribunais Regionais Eleitorais na internet do seu domicílio de origem ou da respectiva capital por ele indicada.
A resolução foi aprovada no TSE por unanimidade e entra em vigor quando for publicada no Diário Oficial, o que pode ocorrer ainda nesta semana.
Doações por cartão de crédito
Além de regulamentar o voto em trânsito, o TSE também aprovou a matéria que regulamenta a arrecadação de recursos financeiros de campanha eleitoral por cartões de crédito. No ano das eleições, candidatos- inclusive a vice e suplentes- comitês financeiros e partidos políticos poderão arrecadar recursos para gastos em campanhas eleitorais por meio de cartão de crédito. As doações mediante cartão de crédito somente poderão ser realizadas por pessoa física. É proibido o parcelamento das doações.
O TSE proíbe doações por meio de cartões corporativo, empresarial ou emitidos no exterior. “Incluem-se no conceito de cartão de crédito corporativo os cartões de pagamento utilizados por empresas privadas e por órgãos da administração pública direta e indireta de todas as esferas”.
Para poder arrecadar recursos por meio de cartão de crédito, os candidatos e comitês financeiros terão de solicitar registro na Justiça Eleitoral, obter inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), abrir conta bancária eleitoral específica para a movimentação financeira de campanha, além de receber números de recibos eleitorais e criar uma página de internet específica para o recebimento destas doações.
Caberá aos candidatos ainda contratar a operadora de cartão de crédito para habilitar o recebimento de recursos. “Será permitida a utilização do terminal de captura de transações com cartões para as doações por meio de cartão de crédito e cartão de débito”, diz o texto aprovado pelo TSE.
Os recursos financeiros arrecadados por cartão de crédito e cartão de débito deverão ser creditados na conta bancária exclusiva para a movimentação financeira de campanha.
Amazonas ou Acre: qual a melhor política ambiental?

                                        Ronaldo Pereira dos Santos*

As políticas implantadas pelos dois governos, do Acre e Amazonas, têm chamado à atenção no quesito ambiental nos últimos anos. Ambos têm considerável cobertura vegetal ainda intacta – embora o Acre tenha sofrido mais com o avanço sobre a floresta por conta especialmente da existência da rodovia federal (BR- 364) que liga o estado ao resto do pais. Ao mesmo tempo - como resposta à demanda, clamor popular e necessidades -, os dois despontam com idéias que pretendem barrar a destruição do patrimônio natural.
Evidente que as diferenças entre os dois são vistosas. O tamanho é desproporcional para comparações; a população e economia de ambos também são díspares. Outra diferença se dá no quesito fronteira agrícola. Como já citado, o Acre tem uma rodovia que liga diretamente ao Centro-Sul do país. Tal fato historicamente contribuiu para grande parte das derrubadas de árvores ao logo de sua margem, já que além do efeito óbvio da existência da rodovia, há de se considerar que os produtos transportados na rodovias são oriundos do resultado da derrubada florestal: soja, carne bovina e madeira. Já o Amazonas conta com o modelo industrial da Zona Franca (atual Pólo Industrial) para desencorajar o desmatamento e também, ao seu favor, está a má conservação da BR-319.

Acre pioneiro, mas Amazonas surpreende

Os acreanos vêm conduzindo políticas na área ambiental diferenciadas há mais tempo. Desde a época das Reservas Extrativistas e das medidas para proteger os recursos florestais, o estado tem se mexido primeiro. É verdade que há problemas com o aumento dos índices de destruição nos últimos anos, diferente do que pregoava o Governador, mas ainda são números iniciais e podem ser revertidos.
Já o Amazonas vem se destacando mais recentemente. O Governo foi o primeiro a apresentar um conjunto de medidas – via lei estadual - que visa reduzir o impacto das atividades humanas sobre o ambiente natural. Entre elas a mais interessante, e falada pela mídia, foi a Bolsa-Floresta. A idéia é fazer com que famílias rurais, situadas em áreas do Governo Estadual, ganhem uma grana extra para não derrubar a mata.
A Bolsa floresta dará certo? Difícil prever, mas é louvável e vale a pena o risco pelo seu resultado presumido. Mais recentemente, o Amazonas instituiu a lei de mudanças climáticas (pioneira no Brasil) como resposta aos problemas reais do clima, com especial destaque para o aquecimento global.

Para quem vai o troféu?

Tais Estados foram escolhidos para a comparação por motivo lógico. Os dois de longe são os mais pró – ativos (e voluntárias) quando falamos em ações oriundas dos governantes. Isto é verdade não somente na região Norte, mas também no Brasil. A disputa saudável chegou ao ponto de um e outro reivindicarem o titulo de “Estado Florestal” do país (o Acre já tem a Universidade da Floresta e o Amazonas quer fazer da sua UEA – Universidade Estadual – a referencia quando o assunto for floresta).
Diria que atualmente o Amazonas tem tomado a dianteira e feito seu dever de casa com mais força. Primeiro porque tem ganhado maior notoriedade na imprensa e, segundo, pelos resultados obtidos na propaganda em outros paises (vantagem maior obtida em tempos de alvoroço sobre o clima no mundo). O Acre, ainda que inovador, perdeu terreno nos últimos tempos, mas ainda há fôlego para recuperação. O problema para este último é que não tem tanta floresta quanto o outro e não houve tanta maquiagem nas propagandas oficiais Brasil e mundo afora. Não pode-se esquecer, ainda, que do ponto de vista do turismo – que alavanca e ajuda no boca-a-boca – os acreanos levam desvantagens dado apelo que o Amazonas e suas atrações naturais possuem.
Ressalta-se que não se defende, aqui, o não-progresso ou a estagnação da economia de base primária nos dois estados. É possível sim se estabelecer critérios para as atividades de pecuária e madeira sustentável sob os olhos da lei. Será necessário, entretanto, que seja concluído (no caso do Amazonas) e respeitado (no caso do Acre) o zoneamento ecológico – econômico (ZEE) e melhoras nas regras que envolvem a regularização fundiária.
Independente de quem faz mais, a torcida fica para que tudo seja de fato levado a sério e não se transforme em letra morta em mais uma lei. Tudo indica que não; torcemos que assim seja. Aos demais entes da federação, nada melhor que façam algo parecido. Todos acabariam ganhando.

*Ronaldo Santos é engenheiro agrônomo e servidor federal de carreira no INCRA. E-mail:  ronaldo.santos@mns.incra.gov.br










,


PF CONCLUÍ RELATÓRIO SOBRE
NOVO PARAÍSO NO TARUMÃ

Manaus – A Polícia Federal (PF) divulgou documento que relata a situação da Comunidade Novo Paraíso no Tarumã, zona Oeste em Manaus. O relatório foi encaminhado à Justiça Federal. No mês passado, uma pessoa morreu durante possíveis conflitos na área.
A comunidade Novo Paraíso está localizada dentro de um terreno de mais de 22 mil hectares, ocupado por 450 famílias. A área vem sendo disputada na Justiça entre os ocupantes e a empresa Eletroferro, que se diz proprietária do terreno.
No documento da PF consta dois laudos feitos há cerca de 10 dias. Um deles mostra fotos do reconhecimento aéreo e o outro destaca a degradação ambiental causada no lugar, constatada em vistoria terrestre.
Segundo o superintendente da Polícia Federal, Sérgio Fontes, o documento foi concluído e entregue na última sexta-feira (26) à juíza Federal que acompanha o caso. O relatório vai fazer parte do processo dando base à decisão da Justiça.
Não último dia 18 de fevereiro, a juíza substituta da 3ª Vara Federal, Alcioni Escobar da Costa, concedeu liminar que autorizou a permanência das famílias que estavam vivendo na comunidade.
Na decisão, a juíza também proibiu a entrada de novas famílias na área que está em litígio. Os ocupantes haviam sido retirados do terreno no dia 10 deste mês pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A Polícia Federal informou que vai continuar com o apoio à segurança no local. Segundo a PF, pelo menos uma vez por dia, a região recebe fiscalização. (Polícia Federal)

terça-feira, 2 de março de 2010

BRASIL VENCE AMISTOSO CONTRA A
 IRLANDA ÚLTIMO JOGO ANTES DA COPA
Londres - Uma vitória com a estrela de Robinho. O Brasil não deu show mas, com participação decisiva do atacante do Santos, jogou o suficiente para vencer a Irlanda por 2 a 0, nesta terça-feira, no Emirates Stadium, na gelada Londres. Foi o último amistoso da seleção antes da convocação para a Copa do Mundo da África do Sul. A lista sai em maio, no Rio de Janeiro.
De bem com a vida após a volta à Vila Belmiro, Robinho foi o principal jogador da seleção brasileira. No primeiro tempo, ele fez, impedido, a jogada que resultou no gol contra de Keith Andrews. Já no segundo gol, Robinho tabelou com Grafite e deu um toque de quem sabe no canto esquerdo do goleiro Given, seu ex-companheiro no Manchester City.
Robinho comemora o primeiro gol brasileiro contra a Irlanda no amistoso disputado em Londres, na Inglaterra
O amistoso fez parte de uma campanha liderada pelo vocalista do U2, Bono Vox, para o combate da Aids, da tuberculose e da malária no continente africano. Os jogadores entraram em campo usando casacos e cadarços vermelhos nas chuteiras como uma forma de divulgar a ação, que é conhecida mundialmente como RED (vermelho, em inglês). Todo o lucro proveniente da venda dos cadarços é doado. Além disso, a bola e as redes dos gols também eram vermelhas. O duelo também marcou a estreia do uniforme que a seleção vai vestir na Copa do Mundo de 2010.
Em três anos e meio de trabalho sob o comando de Dunga, a seleção brasileira atuou 53 vezes, com 37 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. O grupo conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações em 2009. O treinador testou 70 jogadores e agora vai escolher os 23 que vão disputar a Copa do Mundo na África do Sul.
O primeiro tempo foi muito disputado, com os irlandeses fazendo uma forte marcação. O Brasil demorou a se achar e foi pressionado no início do jogo. Sem nada a perder, a Irlanda buscava o ataque, principalmente com os cruzamentos para a área.
Lucio e Juan tinham dificuldades para ganhar as bolas no alto dos fortes irlandeses. Além disso, a seleção também perdia muito os rebotes. O Brasil só apareceu com perigo aos 12 minutos. Kaká recebeu na intermediária e chutou com força. Mas a bola subiu muito e foi por cima do travessão do goleiro Shay Given.
Aos 16 minutos, Julio César salvou o Brasil de levar o primeiro gol. Após cruzamento para a área, o atacante Doyle cabeceou e o goleiro se esticou todo para espalmar a bola. A torcida tentava empurrar a seleção e esquentar a partida no frio da noite londrina - 40.082 pessoas compareceram ao estádio do Arsenal . Durante o primeiro tempo, o termômetro marcava cinco graus.
- Vai, Adriano! - gritava um torcedor perto do gramado que usava um chapéu verde e amarelo.
Aos 20 minutos, em um contra-ataque, o Brasil novamente teve uma boa chance. Robinho partiu em velocidade e tocou para Adriano. O Imperador entrou na área, mas foi travado na hora do chute. A bola, então, voltou para Robinho que colocou no cantinho. Mas o toque, que tinha endereço certo, bateu nas costas de Kilbane, para azar dos brasileiros.
Pouco depois, Adriano - que teve atuação discreta - cobrou falta da entrada da área, e Given espalmou para escanteio. O gol brasileiro saiu aos 43 minutos. Kaká partiu em velocidade e tocou para Robinho, que estava impedido. O atacante foi até a linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro. Andrews chegou de carrinho, desviou para o gol e marcou contra. Brasil 1 a 0.
O Brasil voltou sem alterações para o segundo tempo. E a partida continuou nervosa. Logo aos sete minutos, Kaká novamente se estranhou com um irlandês, desta vez Andrews. O árbitro inglês Mike Dean limitou-se a conversar com os dois jogadores.
A seleção, pelo menos, melhorou na partida. No lance mais bonito do jogo, Robinho pedalou em cima de Kelly dentro da área e rolou para Michel Bastos. O lateral apareceu chutando de primeira, e a bola passou muito perto do travessão.
Dunga começou a fazer alterações aos 19 minutos. Daniel Alves e Grafite, o 70º jogador testado pelo treinador desde que assumiu após a Copa de 2006, entraram nos lugares de Ramires e Adriano.
E Daniel Alves, que entrou para jogar mais uma vez no meio-campo, quase marcou o segundo gol brasileiro logo em seu primeiro lance. Em uma bobeira da defesa irlandesa, o jogador roubou a bola e entrou livre na área. Mas após driblar o goleiro, perdeu o equilíbrio e chutou para fora, de pé esquerdo, que não é o bom. Em seguida, em jogada muito parecida, Robinho mandou para o gol - mas, desta vez, o árbitro acertou e anulou o que seria o segundo da seleção.
Aos 25, Kaká arrancou pela direita e rolou para Robinho. Livre na marca do pênalti, o atacante pegou mal na bola e chutou por cima do travessão, perdendo um gol incrível.
Mas quem tem estrela... Nilmar foi chamado por Dunga e se posicionou na lateral do gramado. Ficou ali mais de três minutos esperando a bola sair para entrar em campo. A placa já havia mostrado o escolhido para deixar a partida: número 11, o de Robinho. Só que nada de a partida parar.
E aí a seleção brasileira começou a trocar passes. Robinho tabelou com Grafite, que devolveu de calcanhar. Num toque de extrema categoria, o Rei das Pedaladas pôs a bola no canto esquerdo, sem chances para Given. Um golaço.
O 22º do atacante com a camisa da seleção.
Nilmar entrou em campo antes de o jogo reiniciar. E atuou por 14 minutos. Neste período, a torcida brasileira aproveitou para gritar olé, feliz da vida. O próximo encontro agora é na África do Sul, rumo ao hexa!
Ficha técnica:
BRASIL 2 x 0 IRLANDA
Julio César, Maicon (Carlos Eduardo), Lúcio (Luisão), Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires (Daniel Alves) e Kaká; Robinho (Nilmar) e Adriano (Grafite). Shay Given; Stephen Kelly, McShane, Sean Ledger e Kilbane; Liam Lawrence (McCarthy), Glenn Whelan (Gibson), Keith Andrews e Damien Duff (McGeady); Robbie Keane e Kevin Doyle.
Técnico: Dunga. Técnico: Giovanni Trapattoni. (G-1).
Hillary Clinton chega ao Brasil em sua primeira visita oficial ao país

Brasilia - A secretária do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chegou no início da noite desta terça-feira (2) ao Brasil para sua primeira visita oficial ao país. Ela deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas nesta quarta.
O programa nuclear do Irã é um dos principais temas da pauta de encontro com Lula. O presidente brasileiro, criticado por ter recebido o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e por defender o direito de o país desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos, tem visita agendada ao país do Oriente Médio em maio.
Lula já deu declarações de que só deve ao povo brasileiro satisfações sobre a viagem que vai realizar ao Irã. A pauta do encontro deve tratar ainda do embargo norte-americano a Cuba, outro tema de divergência com os Estados Unidos e a licitação para a venda de caças à Força Aérea Brasileira (FAB) –a Boeing, dos EUA, é uma das três concorrentes na disputa.
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, ao desembarcar em Brasília no iníco da noite desta terça-feira (2) (Foto: Rede Globo/Reprodução)
Hillary adia viagem ao Golfo Pérsico para visitar Bill Clinton no hospital Hillary afirma que al-Qaeda é ameaça mais grave que Irã
A ajuda humanitária ao Haiti, que teve grandes danos e milhares de mortes em decorrência do terremoto que afetou o país em janeiro, também deve ser tratada entre Lula e Hillary.
A secretária de Estado chegou ao Brasil vinda de Santiago, onde se reuniu com a presidente chilena, Michele Bachelet. O país também sofre com os estragos causados por um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter ocorrido no último sábado, dia 27.( G-1).
Agronegócios: Cupuaçu na PGPM da sociobiodiversidade

                                                                                                            *Thomaz Meirelles


Novos produtos da sociobiodiversidade, como cupuaçu, baru, umbu, mangaba, buriti e óleos de copaíba e andiroba poderão receber apoio do governo federal, por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM-Bio). Borracha, Castanha-do-Brasil, açaí e piaçava estão entre os que já têm ajuda. A Conab já terminou o levantamento do custo da produção dessa segunda leva de produtos extrativos, após trabalho de pesquisa, em áreas produtivas dos estados do PA, AM, GO, MT, MG, SE e BA. A proposta será repassada ao grupo gestor formado por órgãos dos ministérios da Fazenda, Agricultura, Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, para aprovação e cálculo dos índices de preços mínimos. O custo de produção é um dos itens utilizados no cálculo do preço mínimo da PGPM-Bio. Segundo os técnicos da Companhia, outros sete produtos já fazem parte do programa, como babaçu, borracha natural, castanha-do-brasil, piaçava, açaí, carnaúba e pequi, cujo objetivo é melhorar as condições de vida dos produtores extrativistas e garantir a conservação dos recursos naturais.

Orgânicos: hot site informa normas de regularização a produtores

O prazo para adaptação dos agricultores às novas regras de produção orgânica segue até o dia 31 de dezembro deste ano. Para orientar os produtores e demais envolvidos na rede orgânica, o Ministério da Agricultura indica o hot site Orgânicos - Entre para o mundo da vida saudável, prefira alimentos orgânicos. Os interessados podem obter informações sobre legislação, cartilhas educativas para adequação aos novos regulamentos, passo-a-passo de formulários para cadastros e credenciamento. “O hot site é uma ferramenta para auxiliar os produtores, além de outros envolvidos como processadores, comerciantes e certificadores”, explica o coordenador de agroecologia do Mapa, Rogério Dias. A regularização da produção orgânica é baseada em regras para produção e comercialização dos produtos, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização. O selo do Sistema Brasileiro de Conformidade Orgânica será autorizado a partir do momento em que o produtor concordar com as novas regras. hot site faz parte da campanha sobre os benefícios do consumo de alimentos orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e está disponível no endereço www.prefiraorganicos.com.br.

Embrapa Hortaliças lançou duas novas tecnologias para pós-colheita

Embrapa Hortaliças lançou duas novas tecnologias: as Caixas Embrapa e o Transportador de Embalagens. Ambas têm como principal objetivo a redução de perdas pós-colheita de hortaliças e frutas. A primeira tecnologia é um grupo de quatro caixas desenvolvido para possibilitar a comercialização da maioria das hortaliças e frutas. Com dimensões que buscam a proteção dos produtos, as caixas possuem cantos arredondados e a superfície interna lisa, evitando danos mecânicos e perdas após a colheita. Também são paletizáveis e interencaixáveis, possibilitando, dessa forma, a composição de páletes mistos. Para a pesquisadora Rita Luengo, responsável pelo projeto de ambas as tecnologias, uma das principais vantagens comparativas das caixas é a profundidade, que protege os produtos, promovendo a redução dos danos de amassamento no transporte, como também o acondicionamento em número adequado de camadas. "A abertura lateral também pode ser considerada uma grande vantagem, pois permite a visualização da carga empilhada e facilita a ventilação e o resfriamento do produto, completa Rita. Já a segunda tecnologia trata-se de um carrinho de mão com largura aproximada de 50 cm e comprimento de 120 cm, batizado de Transportador de Embalagens. O carrinho foi criado para ser conduzido por uma pessoa entre as plantas do local que está sendo realizada a colheita de hortaliças ou frutas. Podendo levar entre seis e doze caixas, dependendo do modelo da embalagem, o transportador apresenta um sistema em que as hastes têm largura com possibilidade de ajustes a diferentes tamanhos de caixas. Devido a essa base ajustável, o transportador pode ser utilizado tanto com o grupo de caixas Embrapa como com outras já existentes no mercado.

De acordo com Rita, o transportador ajuda a diminuir do tempo de colheita porque diminui a distância percorrida pelo colhedor. "Isso significa menor cansaço do operador e maior rendimento na colheita", ressalta. As duas tecnologias, além da redução de perdas pós-colheita, têm como objetivos a diminuição do tempo para distribuição de hortaliças e frutas, a eliminação de retrabalho na logística de distribuição dos produtos e o atendimento da legislação de proteção ergonômica do trabalhador, em relação ao peso carregado.

*Thomaz A P Silva Meirelles – administrador, funcionário público federal, especialista na gestão da informação do agronegócio, escreve semanalmente neste endereço. E-mail: thomaz.meirelles@hotmail.com



GOVERNO ASSINOU CONVÊNIOS COM PREFEITURAS DOS 
MUNICÍPIOS NA ZONA DE INFLUÊNCIA DO GASODUTO

Manaus – O Governador Eduardo Braga assinou hoje pela manhã com várias prefeituras do Amazonas,  convênios com as prefeituras dos municípios pertencentes à área de influência do Gasoduto Coari – Manaus.
 Os convênios fazem parte da 2º etapa de execução do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Gasoduto Coari – Manaus, no valor R$ R$ 3.692.500,00.
A assinatura foi realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), na sede do Governo do Estado. A SDS aplicará R$ 633.258,40 mil na conclusão de obras de infraestrutura comunitária em andamento, implantação de 10,4 quilômetros de rede de energia em seis comunidades rurais do município de Coari, além de logística e gestão do programa.
Todas as demandas dos municípios presentes no convênio foram indicadas pela população a partir do Planejamento Participativo realizado nas comunidades.
Para Nádia Ferreira, titular da SDS, os convênios com as prefeituras representam uma nova etapa de compromisso com a valorização ambiental prezada na primeira etapa do Programa.
- Esse recurso adicional priorizará as ações de geração de renda das comunidades e conclusão de atividades previamente planejadas com os comunitários. A parceria com as prefeituras é muito bem vinda, destaca Nádia. (Fonte: SDS)
Projeto “Arena da Amazônia”
passa por vistoria do Ipaam

Manaus - O estudo ambiental da obra da Arena da Amazônia, palco de jogos da copa de 2014 em Manaus, está sendo analisado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Após a analise a obra deve começar.
O estudo ambiental foi entregue no dia 18 de fevereiro para a Secretaria de Estado de Planejamento. Cerca de 50 pessoas entre pesquisadores e técnicos passaram três meses pesquisando os impactos da obra.
O trânsito vai sofrer impactos negativos durante a construção Arena. Ele deve ficar ainda mais complicado nas proximidades, por causa das máquinas e equipamentos pesados que devem passar pela via.
Outro ponto negativo apontado pelos pesquisadores é a possibilidade de poluição e assoreamento de um igarapé que passa perto do complexo.
Mas, de acordo com presidente do instituto Piatam, Alexandre Rivas, as primeiras analises, os impactos positivos são muito maiores. A expectativa, segundo ele, é que a obra traga uma série de benefícios para Manaus.





O CARISMA DE LULA REFLETE EM DILMA
                                                        *Osny Araújo
A máquina do Governo e o grande carisma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vem refletindo positivamente na candidatura da petista, ministra Dilma Roussef à presidência da República, segundo dados revelados na última pesquisa, quando a candidata governista cresceu cinco pontos de dezembro a janeiro, encostando-se ao “tucano” José Serra, governador de São Paulo, que continua liderando nas pesquisas, mas agora, com uma diferença apertada.

Lula, um político carismático, simpático e popular, exatamente o inverso da pré-candidata Dilma, vem conseguindo operar o impossível, que é a proeza de transferir apoio para alguém que não esbanja carisma e muito menos simpatia. Mérito para o presidente Lula, o grande arquiteto e construtor dessa candidatura, talvez até pela ausência de um outro nome para concorrer à sua sucessão pelo Partido dos Trabalhadores.

O certo é que o PAC, que tem a ministra como “madrinha” e as constantes viagens pelo Brasil acompanhando o presidente, a sua candidatura vem crescendo a olhos vistos e coloca em risco a liderança que os tucanos apregoam do seu candidato José Serra, considerando que os demais, como o deputado federal Ciro Gomes, PSB do Ceará e a acreana Marina Silva, do ex-PT e agora do PV, são candidaturas meramente decorativas, sem nenhuma chance de vitórias nas eleições de outubro.

Com a queda livre de Serra e a subida acentuada de Dilma, é bem possível que o governador paulista desista da candidatura, até por pressões em favor do governador mineiro Aécio Neves, mais carismático e simpático que o governador paulista e muito mais bem visto no norte e nordeste do que Serra, que é considerado um braço da Fiesp dentro do Governo, com olhos voltados não para o Brasil, mas, especialmente para o Sul e Sudeste.

O fato, é que o resultado da última pesquisa acendeu a luz amarela no ninho dos “tucanos” que começam a pensar se a candidatura Serra é mesmo a melhor opção, embora já existam lideranças no ninho torcendo pela desistência de Serra e a viabilização da candidatura de Aécio Neves, considerado por muitos como um nome que poderá aglutinar muitos mais adeptos e eleitores do que Serra, que faz questão de não ser nenhum pouco simpático e humilde.

Com os nomes atuais especulados mantidos, já tem gente apostando na boa performance de Dilma Roussef, o que aumenta ainda mais a preocupação dos líderes do PSDB, que trabalham com o objetivo de viabilizar a candidatura de Serra, mas que na verdade ainda não anunciaram sequer de maneira oficial a sua pré-candidatura.

Claro, que ainda tem muita água para correr debaixo da ponte, mas até lá, ou melhor, até que comece a propaganda pelo palanque eletrônico (radio e TV), o presidente Lula e o seu carisma, guiando a máquina do Governo com a maestria política que ele tem, a candidatura petista só tem a crescer e a terraplenar a estrada da ministra para continuar no Palácio do Planalto, desta feita não como ministra-chefe da Casa Civil, cargo que ocupa atualmente, mas, como presidente da República a partir de janeiro do próximo ano.

Sei que durante a campanha política a oposição virá com muitas cartas nas mangas, mas os governistas também terão algumas armas, como por exemplo, o escândalo do chamado “mensalão dos democratas do DF” liderados pelo governador José Roberto Arruda, que está preso e pela renúncia forçada do vice-governador Luiz Octávio o que poderá resultar numa intervenção federal no Distrito Federal, graças a grave crise institucional vivida pelo Governo do DF, com o envolvimento do Executivo e legislativo.

Como no Brasil existe a cultura de que os escândalos mais novos abafam os efeitos dos mais antigos, o prato da vez será sem nenhuma dúvida, salvo algum engano, o “mensalão dos democratas de Brasília” e certamente os governistas saberão tirar proveito dessa situação, mesmo sendo o candidato opositor de Dilma do PSDB, mas, que certamente contará com o apoio dos democratas, o artigo Partido da Frente Liberal.

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
e-mail:osnyaraujo@bol.com.br
DIMINUEM ALTERNATIVOS AUMENTAM
AS VILAS NOS TERMINAIS DE ÔNIBUS

Manaus – O vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Marcelo Ramos denunciou hoje (1º), durante sessão na Câmera Municipal de Manaus (CMM), a falta de ônibus na cidade durante toda a manhã, no primeiro dia de vigor da nova tarifa de R$ 2,10. O parlamentar enviou ainda uma ação ao Ministério Público Estadual (MPE) pedindo a redução do valor para R$1,95.
- Os empresários usaram o anúncio do prefeito como desculpa e simplesmente não mandaram os ônibus para as ruas. Em toda a cidade era possível identificar paradas lotadas e terminais cheios de usuários prejudicados pela longa espera - , criticou.
O terminal do bairro Cachoeirinha, zona Sul da cidade, teve movimento intenso esta manhã, por volta das 7h. A cena se repetiu no terminal da Constantino Nery, zona Centro Sul. Os ônibus estavam cheios e a população reclamou de superlotação.
Ação no Ministério
Na ação enviada ao MPE, o vereador exige que a prefeitura reduza para R$1,95 a tarifa do transporte coletivo. Ramos se baseia em planilhas disponibilizadas pela própria prefeitura e argumenta que existe uma diferença de R$ 0,15 entre o valor reajustado ano passado (R$ 2,25) e o valor atual da tarifa (R$ 2,10), considerado pelo prefeito como o ideal.
Se este é o valor que ele considera justo, então os usuários pagaram R$ 15 centavos a mais em cada viagem nestes últimos sete meses. Calculando o número de passageiros deste período, chegamos a quase R$ 16 milhões cobrados de forma ilegal pelos empresários, e com o consentimento da prefeitura -, explicou o vereador que pede o ressarcimento desse valor.
IMTT
O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) afirmou ao Portal Amazônia que não houve redução no número de veículos da frota convencional. Segundo a assessoria, a fiscalização de rotina feita essa manhã, em visita às garagens, não constatou irregularidade.
A assessoria afirma ainda que durante esta tarde houve uma nova fiscalização e não foi constatada nenhuma redução na frota.





BRASIL PEGA IRLANDA HOJE NO
ÚLTIMO AMISTOSO ANTES DA COPA

Londres - Sem Luis Fabiano, cortado com uma lesão muscular no peito, Dunga vai escalar Adriano no ataque ao lado de Robinho. O fato de a partida ser nesta terça-feira, 48 horas apenas após a maioria dos atletas ter entrado em campo para defender os seus clubes, preocupa o treinador brasileiro. O cuidado é grande para evitar um desgaste desnecessário e prevenir lesões.
- O que mais me preocupa para o amistoso é devolver os jogadores para seus clubes sem qualquer lesão. A grande preocupação é o desgaste. Entregar todos bem para os seus clubes. Vou fazer o maior número de substituições possível para colocar todo mundo para jogar. A maior preocupação é que todos saiam bem da partida, sem qualquer problema - disse o técnico.
Apesar da partida ter pouca influência na definição dos 23 jogadores que vão ser convocados para a Copa do Mundo, Dunga espera empenho e uma boa atuação da seleção. Caso contrário, o treinador já imagina que não vai ter tranquilidade até a convocação final, em maio:
- Na seleção brasileira não tem como ser diferente. Tem que pensar no resultado, tem que ganhar. Eu não quero ficar três meses escutando vocês (jornalistas). Se ganhando eu já escuto, imagina então com um resultado negativo antes da Copa. Então tem que jogar para ganhar.
Para os supersticiosos, um fato nada interessante. Nas cinco vezes que foi campeã mundial, a seleção sempre iniciou o ano da Copa do Mundo atuando em gramados brasileiros. Em 1958, a seleção venceu o Paraguai por 5 a 1 no Maracanã; Em 1962 nova goleada sobre o Paraguai no Rio de Janeiro, desta vez por 6 a 0; Em 1970, o Brasil foi derrotado pela Argentina por 2 a 0, em Porto Alegre. Em 1994, o resultado se inverteu. Vitória de 2 a 0 sobre a Argentina em Recife; E em 2002, goleada de 6 a 0 sobre a Bolívia, em Goiânia.
De qualquer forma, o Emirates Stadium pode ser considerado a casa da seleção brasileira nesta "Era Dunga". O estádio é o que mais vezes acolheu a seleção após a Copa de 2006. Desde que o treinador assumiu, o Brasil disputou quatro jogos no local, derrotando a Argentina por 3 a 0 em 2006; a Suécia por 1 a 0 em 2008, e a Itália por 2 a 0 em 2009. A única derrota no estádio ocorreu em 2007: Portugal 2 a 0.
- A gente já está acostumado, né? Se eu não me engano, é o quinto amistoso que o Brasil faz aqui. A gente sente um pouco a falta de jogar com a nossa torcida, com o povo brasileiro. Infelizmente se criou essa situação, mas acredito que o povo brasileiro está junto com a gente e vai ser muito importante nessa direção rumo ao hexa - disse.

Jogo faz parte de campanha contra doenças na África

Garantidos' da seleção mantêm o pique mesmo que uma lesão os tire da Copa Fifa reconhece que não tem como evitar aumento da prostituição durante a Copa Grafite: 'Falar de Copa do Mundo agora é muito difícil' Dunga descarta surpresas na Copa e diz que 'tapete verde' decidiu o grupo Adriano treina ao lado de Robinho no ataque da seleção brasileira FOTO: torcedores do Flamengo enfrentam o frio em Londres à espera da seleção
O amistoso vai fazer parte de uma campanha liderada pelo vocalista do U2, Bono Vox, para o combate de Aids, tuberculose e malária no continente africano. Os jogadores vão entrar em campo usando cadarços vermelhos nas chuteiras como uma forma de divulgar a ação, que é conhecida mundialmente como RED.
Todo o lucro proveniente da venda dos cadarços é doado para a causa. Além disso, a bola da partida e a rede dos gols do amistoso entre Brasil e Irlanda também vão ser vermelhas. O duelo também vai marcar a estreia do uniforme que a seleção vai disputar a Copa do Mundo de 2010. Um motivo a mais para motivar os jogadores.
- Não vi a camisa nova, mas acredito que aquelas cinco estrelas da camisa brasileira já sejam uma grande responsabilidade. Isso que torna a seleção brasileira tão especial, tão vitoriosa. E agora vamos lutar por esta sexta estrela - comentou Kaká.

Primeiro jogo irlandês após a polêmica contra a França

Na 37ª posição do ranking da Fifa de fevereiro, a Irlanda volta a campo após o polêmico jogo contra a França nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. O empate por 1 a 1, em Paris, em novembro do ano passado, que tirou a Irlanda do Mundial, ficou marcado pelo gol de Gallas após o toque de mão de Thierry Henry no lance.
O Brasil está marcado na história dos irlandeses. Foi diante da seleção brasileira que a Irlanda sofreu a maior derrota de sua história: 7 a 0, em Uberlândia, em 1982.

BRASIL IRLANDA

Julio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Adriano. Given; Kelly, MCShane, Sean e Kilbane; Lawrence, Whelan, Keith Andrews e Duff; Leon Best (Robbie Keane) e Doyle.
Técnico: Dunga. Técnico: Giovanni Trapattoni.
Estádio: Emirates Stadium, em Londres. Data: 02/03/2010. Horário: 17h05m. Árbitro: Martim Atkinson Dean (Inglaterra).
Transmissão: A Rede Globo exibe a partida ao vivo para todo o Brasil. (G.Esporte)

CÂMARA DISTRITAL CONTRA INTERVENÇÃO NO DF

Brasilia - A Câmara Legislativa do Distrito Federal enviou nesta segunda-feira (1) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer em que pede que não haja intervenção no DF. O documento é parte de um pedido do tribunal para avaliar se intervém ou não na capital.
No documento, a procuradoria diz que a intervenção seria uma “grave lesão ao princípio democrático e à forma republicana”, fazendo menção à linha sucessória. “Vale dizer que no Distrito Federal a ordem sucessória vem sendo obedecida nos estreitos limites da Constituição Federal”, afirma. “A nomeação de um interventor, além de descumprir a ordem sucessória prevista na Constituição Federal, colocaria na chefia do Poder Executivo um cidadão despido de qualquer legitimidade para governar o DF”, diz o parecer.
O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pediu no dia 11 de fevereiro intervenção no DF, por conta da crise política causada pela deflagração da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Ela investiga um suposto esquema de propina no governo local conhecido como mensalão do DEM de Brasília. De acordo com as apurações da polícia, o comandante do esquema seria o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), e envolveria deputados distritais.
Impeachment
A votação no plenário sobre a aceitação ou não do pedido de impeachment de Arruda será feita somente na quinta-feira (4). A informação é da assessoria do presidente interino da Câmara, Cabo Patrício (PT). Nesta terça (2), será feita somente a leitura do pedido; de acordo com o regimento, é necessário um prazo de 48 horas após essa leitura para votação.
Deputada distrital diz que dinheiro colocado na bolsa veio de Roriz Ex-secretário de Comunicação do DF pede liberdade ao STF Carta de renúncia de deputado da oração da propina está pronta, diz assessoria Em novo parecer, PGR volta a defender prisão de Arruda
A partir daí, a Câmara tem 24 horas para notificar Arruda, que terá mais 20 dias para apresentar defesa. Na última sexta-feira (26), a Casa aprovou o parecer favorável ao impeachment do governador –preso na Polícia Federal desde o último dia 11. Após esse prazo de 20 dias, a defesa vai para a comissão especial, que julga o mérito.
Uma vez aceito o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias. Depois disso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final.
Um parecer da Procuradoria da Casa, liberado nesta segunda, diz que o governador afastado tem até o início da segunda sessão plenária para renunciar sem perder os direitos políticos.
Os suplentes dos deputados que estão supostamente envolvidos no esquema de propina que ficou conhecido como mensalão do DEM de Brasília foram convocados e devem participar já da leitura do relatório nesta terça. De acordo com a Câmara, eles vão receber proporcionalmente por sessão –ou seja, a cada participação, embolsarão quase R$ 413.







Senador Heráclito Fortes troca empurrões 
com passageiro durante o voo para Terezina
Terezina PI -O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), primeiro secretário do Senado, se envolveu em bate-boca com um passageiro de um voo entre o Rio de Janeiro e Teresina na madrugada da última sexta-feira (26). A confusão, com empurrões entre o senador e o passageiro–que não teve seu nome revelado–, quase descamba para a troca de socos já na pista do aeroporto.
Segundo Heráclito, a origem da confusão se deu mais de meia hora antes do pouso. O senador teria pedido um copo d’água a uma comissária de bordo para, segundo ele, dissolver um medicamento que está tomando para dores no joelho. “Ela disse que tinha encerrado o serviço de bordo.” Heráclito reclamou, mas a funcionária teria dito que a suspensão do serviço era uma orientação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Quando deixava o avião, porém, um comissário teria oferecido água ao senador. Ele então teria explicado que a água não era mais necessária. Nesse momento, um passageiro que aguardava para desembarcar teria começado a ofender o senador. “Sai daí, idiota. Sai daí, imbecil”, teria gritado o passageiro, segundo o relato do senador ao G1.
Já na pista do aeroporto, o passageiro teria continuado com as ofensas. O senador então teria voltado e “encarado” o homem. “Mas rapaz, o que você está gritando aí, o que você está fazendo?” teria retrucado, já “armando a mão para trocar uma porrada com ele”, disse Heráclito. O senador, porém afirmou que nem ele nem o passageiro chegaram a trocar socos –a discussão terminou apenas com alguns empurrões.
Heráclito disse não ter feito nenhuma queixa sobre o incidente. “Ele estava visivelmente embriagado”, afirmou. O passageiro também não deu queixa. Para o senador, o caso foi uma “confusão armada”. Ele disse não ter provas, mas afirmou que o passageiro era de um partido adversário. “Eu achei esquisito. O natural num caso desses é o sujeito esculhambar o político, mas ele queria era me ofender.”

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ministro do STF faz aula inaugural
na Escola de Magistratura do AM

Manaus - O ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau, abre as atividades da Escola de Magistratura do Amazonas. Em palestra, o magistrado falou sobre o processo de elaboração das leis para se alcançar os objetivos sociais.
A aula inaugural abriu os trabalhos acadêmicos para 2010. O tema explanado foi a produção da norma, da dimensão legislativa à dimensão normativa. Para este ano o cronograma acadêmico inclui 18 atividades.
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas foi criada em 1999. É referência em cursos preparatórios para os aspirantes ao cargo de juiz de direito. Em 2009 a escola passou a funcionar nas dependências do Fórum Ministro Henoch Reis.
Receita libera programa da declaração do IR na internet
Brasília - Inicia hoje e vai até o final de abril o prazo para a declaração do Impostop de Renda Pessoa Física, ano base 2009, com a Receita otimista num bom desempenho, tendo a internet como a principal ferramento para as declarações.
Com quase uma hora de atraso, a Receita liberou na internet o programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
Antecipadamente, a Receita já tinha disponibilizado, no mesmo endereço, outro programa, o Receitanet, responsável apenas pela transmissão das informações. Liberando um dos programas, a Receita esperava facilitar a vida do contribuinte que faz a declaração por meio da internet.
Além da internet, a declaração pode ser apresentada em disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o horário de expediente de cada instituição, ou em formulário de papel, nas agências e nas lojas franqueadas dos Correios, também durante o horário de expediente, ao custo de R$ 5,00 para o contribuinte.
A declaração do Imposto de Renda de 2010 será a última entregue em formulário de papel. Dentre 25 milhões de declarações recebidos no ano passado, apenas 127 mil foram em formulário de papel.
O prazo para entrega das declarações vai até 30 de abril. Para os contribuintes que queiram instalar o Receitanet antecipadamente, os programas estão disponíveis nos seguintes endereços:
Para Windows: ReceitanetJava2010.02_setup_win32.exe ,
Para Linux: ReceitanetJava2010.02_setup_linux.bin,
Para Mac: ReceitanetJava2010.02_setup_mac.command
E para outros sistemas operacionais: ReceitanetJava2010.02_setup.jar
O prazo para que as empresas entregassem aos funcionários o comprovante de rendimentos para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2010, ano-base 2009, terminou na última sexta-feira (26).Fonte: Agência Brasil - Daniel Lima

PERMISSIONÁRIOS NÃO ACEITAM REDUÇÃO
 DA FROTA DOS ÔNIBUS ALTERNATIVOS

Manaus – Permissionários do sistema de transporte executivo de Manaus, informaram que vão protestar na tarde desta segunda-feira (1º), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), contra a redução de frota veículos determinada na última semana pela Prefeitura. Mais de 300 cooperados devem participar da reunião marcada para às 15h .

Os cooperados buscam alternativas que favoreçam a categoria junto aos vereadores que compõem a Frente Municipal do Cooperativismo (Frencoop/Manaus).
O presidente da Frencoop, vereador Homero de Miranda Leão (PHS), disse que as solicitações serão acatadas conforme as possibilidades do município.
No último dia 23, os permissionários concordaram em reduzir a frota para 127 carros, até que a Prefeitura conclua o processo licitatório do serviço.
Atualmente o transporte executivo de Manaus opera com aproximadamente 300 veículos, descumprindo o limite estabelecido pela Lei Municipal 1.361/2009, que regulamenta a circulação dos microônibus em número equivalente a até 10% da frota dos convencionais, em torno de 1.300 veículos.
O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que se for constatado o descumprimento do acordo, os microônibus sem autorização para circular vão ser apreendidos. (TV-Amazonas)
Estacionamento causa problemas na feira do Ceasa

Manaus - Veículos que estacionam de forma irregular na feira da Ceasa, zona Leste de Manaus, causam transtornos no local. Muitos motoristas deixam seus veículos nas vagas de clientes, enquanto viajam para o outro lado do Rio.
A Superintendência de Navegação Portuária de Hidroviária (SNPH) já emitiu orientação aos freqüentadores da Feira, mas o problema continua. De acordo com alguns motoristas, outro problema é a fila dupla formada pelos condutores.
A Ceasa está sinalizada. Uma delas informa, inclusive, que só é possível deixar o veículo estacionado por no máximo uma hora. Mas, alguns carros chegam a ficar vários dias ocupando as vagas reservadas aos clientes.
O feirante Carlos da Silva, que trabalha há 15 anos na Ceasa, diz que falta fiscalização por parte dos órgãos competentes.
A Coordenação da Superintendência de Navegação Portuária e Hidroviária disse que está sendo realizado um trabalho de orientação ao motorista. A assessoria informou que não compete a eles a fiscalização do Porto da Ceasa e sim a Policia Rodoviária Federal, porque se trata de uma BR.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou a obra de revitalização da feira foi construída sem estacionamento e que, posteriormente, o órgão demarcou uma área recuada no leito da via para ser utilizada como estacionamento. Carros que estacionam no local demarcado não são multados pela PRF.
A PFR informou ainda que a área demarcada não atende a demanda de veículos da feira. Os carros que estacionam na via acabam sendo multados, conforme código de trânsito.
O órgão informou também que não é de sua competência fiscalizar a rotatividade do estacionamento e que cabe à administração da Ceasa gerenciar a rotatividade.
IBGE abre processo seletivo para 192 
mil recenseadores do Censo 2010


Brasília - O processo para a seleção das 192 mil pessoas que trabalharão na coleta de dados do Censo de 2010 foi aberto nesta sexta-feira(26). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as inscrições vão até o dia 19 de março nos postos de inscrição e até 4 de abril pela internet.
A seleção será feita por meio de uma prova objetiva no dia 30 de maio. Eles passarão por um treinamento em julho deste ano e começam a fazer a coleta de dados em 1º de agosto. A previsão é que o trabalho dure três meses, já que o IBGE espera ter concluído toda a coleta até outubro.
Para o processo seletivo, o candidato escolherá a área que pretende trabalhar. No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, há vagas específicas para comunidades carentes, como a Rocinha e o Complexo do Alemão. Caso seja aprovado no concurso, cada recenseador ficará responsável por uma determinada região, chamada de setor censitário, composto em média por 300 domicílios.
A remuneração do recenseador variará de acordo com o trabalho executado. Ao concluir um setor censitário, o recenseador será pago com um valor entre R$ 800 e R$ 1.600, dependendo da dificuldade de coleta da área.
Se o trabalho for executado de forma rápida, um mesmo recenseador pode ficar responsável por uma nova área censitária e ele poderá receber mais uma remuneração de até R$ 1.600.
Segundo o diretor-executivo do IBGE, Sergio Cortes, para concorrer às vagas é preciso ter apenas o ensino fundamental (antigo 1º grau) completo. Mas ele acredita que mesmo pessoas que estejam cursando o ensino superior deverão se interessar pela oportunidade.
“Nas grandes cidades, imagino que essas pessoas serão universitários. É uma grande oportunidade para todos os jovens que queiram ou ter seu primeiro emprego ou queiram complementar sua renda", disse. "Mas acreditamos que será uma operação que terá interesse de muitas pessoas não só nos grandes municípios, como nos pequenos municípios e nas áreas rurais.”
Os recenseadores serão identificados com crachás, coletes e com sua própria identidade. No trabalho, eles usarão uma espécie de computador de mão, onde irão inserir os dados coletados nas entrevistas do censo.
Fonte: Agência Brasil - Vitor Abdala
INCRA ENTREGOU 60 TONELADAS DE
ALIMENTO E FOMENTO NO PDS CONCEIÇÃO

Manaus - Mais de sessenta toneladas de alimentos e material de fomento e equipamentos foram entregues no último final de semana pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) aos beneficiários da reforma agrária no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Costa da Conceição, no município de Itacoatiara.

O ato da entrega simbólica ocorreu na comunidade do Amatarí, com o INCRA representado pelos chefes das divisões de Desenvolvimento Giovani Araújo e de Administração Omar de Oliveira, além do prefeito do município Antonio Peixoto, do técnico do INCRA Jamilton Guimarães (Duda), responsável pela elaboração do cadastro dos 256 beneficiários, totalizando recursos da ordem de R$ 819.200,00.

A entrega continua sendo feita nas comunidades de São Pedro do Iracema, N. S. do Carmo, N. S. da Paz, N. S. das Graças, N. S. das Graças e N. S. da Conceição, acompanhada pelo técnico do INCRA e pelo presidente da Comissão de Crédito do assentamento Jales Nunes Bomfim.

Na solenidade da entrega simbólica na sede do Clube São José, Giovani Araújo, chefe da Divisão de Desenvolvimento falou da importância desse crédito para os beneficiários da reforma agrária e para a agricultura familiar, salientando que o Governo Federal, através as ações do INCRA está cumprindo com o seu dever e cobrou dos assentados a contrapartida, com o aumento da produção da agricultura familiar trabalhando sempre com respeito ao meio ambiente.

Araújo disse ainda que com a regularização dos varzeiros como clientes da reforma agrária, eles terão uma série de facilidades para desenvolver a produção de várzea e o extrativismo, como o direito ao crédito do Pronaf A, o crédito habitação, assistência técnica e até o Pronera, que é o Programa Nacional de Educação na reforma agrária, que vai desde a alfabetização ao nível superior.

Além do crédito Alimento/fomento no valor de R$ 3.200 por família, que estava sendo entregue, Giovani Araújo anunciou que o próximo passo, será a liberação do crédito habitação, no valor unitário de R$ 15 mil, com as casas projetadas para a várzea. As casas terão 45 m², cobertas de telhas, teladas para proteger do mosquito da malária e banheiro interno com fossas biodigestoras, projetadas especialmente para serem aplicadas nas áreas de várzea.

O chefe da Divisão de Administração Omar Oliveira, falou das dificuldades para o INCRA chegar com essas políticas públicas aos assentamentos, pelas peculiaridades inerentes da própria região, mas garantiu que apesar das dificuldades e das distâncias, as equipes do INCRA chegam aos assentamentos e viabilizam essas políticas. “As dificuldades são muitas, mas o órgão com as suas equipes administrativas e técnica vem vencendo todos os desafios” disse Omar Oliveira.

O prefeito de Itacoatiara Antonio Peixoto (PT), enalteceu a importância do trabalho do INCRA para o município e garantiu que pretende fortalecer mais essa parceria, por entender que a reforma agrária só poderá ser possível com a união de todos, alavancando com isso a agricultura familiar em Itacoatiara.

DO SONHO Á REALDIDADE

Além do alimento, totalizando pouco mais de 60 toneladas, distribuídos em 256 kits, por ser uma região de grande produção dos frutos, especialmente o abacaxi, os assentados da região, já beneficiados com o Programa Luz Para todos, fizeram um grande pedido de freezer, totalizando 134 unidades, com objetivo do armazenamento de frutas e polpas.

Além dos freszers, o INCRA deixou no PDS Costa da Conceição, entre outros equipamentos menores, como terçados, ferros de cova, boca de lobo, botas,caixas de isopor, considerando ser uma área pesqueira, machados etc., 18 fornos para farinha, 85 rolos de arame farpado, 167 rabetas (uma espécie de motor de popa), 62 pulverizadores, 28 motos-bomba, 18 mini-geradores, 60 roçadeiras, 47 máquinas de costura, 130 caixas deagua e 97 carros de mão.

Para os assentados, a chegada do INCRA com esses benefícios representou a materiais caros, como os que chegaram ao assentamento.

Para o presidente da Comissão de Crédito do assentamento Jales Nunes Bomfim, a chegada do INRA com o crédito Alimentação e Fomento, representa um grande avanço para a região. “Isso é muito importante para as nossas comunidades ribeirinhas, sempre tão necessitadas”.

Ele afirmou que muitos não acreditavam que isso fosse realmente acontecer. “Muitos duvidavam, as a hora da verdade chegou e aqui está o Governo Federal, através do INCRA nos trazendo esse grande benefício, o que significa dizer, que o Governo, agora, também está preocupado com os pobres”.

Para o assentado Misael da Encarnação Taunana, 82, o momento era de emoção e de agradecimento a Deus e ao Governo pelos benefícios que estava recebendo. “Antigamente, ninguém se lembrava da gente, mas agora, graças a Deus estamos sendo beneficiados pelo Governo através do INCRA com esse crédito e já estão falando que vamos ter casas também. Isso para nós, aqui do interior é quase um milagre” assegurou.

D. Mesaildes Ferreira, 38, casada e mãe de quatro filhos, parecia não acreditar no que estava vendo. Quando conversamos com ela, ainda não havia recebido os seus benefícios e incrédula avisou: “Moço, estou muito feliz, mas ainda não recebi o meu”, foi quando foi chamada para assinar o recebimento. Abriu um grande sorriso e disse com emoção. “Graças a Deus chegou a minha vez, agora acredito mesmo que tudo é verdade e sei que não estou sonhando”.

D. Giglaine Leal, 27, casada, mãe de quatro filhos trabalha com roça, planta cupuaçu, maracujá, abacaxi e colhe frutos silvestres como tucumã taperebá e outros. “Sinceramente eu não estava acreditando, mas agora, que estou vendo essa balsa lotada de tanta coisa, posso garantir que estou muito feliz e isso vai nos ajudar muito a melhorar de vida por aqui”.(fonte: Ascom INCRA-AM)

PROFESSORES FARÃO PROTESTO EM BARCELOS

Barcelos AM  - O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) realiza, nesta segunda-feira, dia 1º de março, uma manifestação de solidariedade aos professores que foram presos no início de fevereiro no município de Barcelos, interior do Amazonas. As informações são do Portal Vermelho.
Na ocasiáo da prisão, os professores foram acusados pelo prefeito José Ribamar Beleza e juiz da comarca da cidade, Manuel Amaro de Lima, de serem os autores de um documento apócrifo intitulado Bacural, que fazia críticas à prefeitura e à justiça do município.
A presidente do Sinteam, Ísis Tavares, afirma que não haveria motivos para o documento não ser assinado e considera a prisão dos servidores públicos um absurdo.
- Eles foram constrangidos, sem ter sequer direito à defesa. Isso causou problemas. Eles estão cabisbaixos, com vergonha do ocorrido, declarou, acrescentando que os professores são inocentes e se precisassem atacar alguém usariam o nome do sindicato para se identificar.(Portal Vermelho)
CRESCE O PÓLO MOVELEIRO NA TERRA
 DE "CAPRICHOSO" E "GARANTIDO"

Parintins (AM) – O polo moveleiro de Parintins, no Amazonas, terra dos bumbás Caprichoso e Garantido, empregou 160 funcionários em 2009. A expectativa para este ano é que o setor produza 8 mil carteiras para a rede pública de ensino, crescimento de 15% em relação ao ano passado.
O setor do município está concentrado em uma área destinada ao Parque Industrial da cidade. Nos últimos anos o setor vem alcançando bons índices de crescimento, principalmente, na fabricação de carteiras escolares.
O um convênio firmado com o estado há três anos é será fechado pela Associação União dos Micros Industriais de Parintins (Unipar), que distribui o contrato entre os moveleiros.
- A expectativa é aumentar a produção e trazer outros moveleiros para usufruir dessa renda -, disse o moveleiro Edgar Lima da Silva.
Para este ano o setor espera também produzir outros itens do seguimento escolar como mesas, armários e quadros brancos
Parintins se destaca principalmente por causa do uso de madeira legalizada. Uma das exigências do governo estadual.
Planta da Amazônia poderá servir de
matéria prima para inseticida orgânica


 Rio Branco - A Embrapa Acre e a Universidade Federal de Viçosa (MG), estão pesquisando o uso de óleo de pimenta-de-macaco (Piper aduncum) como inseticida orgânico. A planta é uma espécie nativa, entre outras regiões, da Amazônia.
O projeto de pesquisa, que deve durar dois anos, vai ser executado primeiramente lavouras de milho. Além da função de inseticida, o óleo também está sendo testado como sinérgico, ou seja, uma substância utilizada para aumentar a potência de inseticidas comerciais, o que permite reduzir as doses de produto químico aplicadas.
egundo o pesquisador Murilo Fazolin, coordenador do projeto, uma das metas da Embrapa, é prospectar no mercado elementos da biodiversidade amazônica para o desenvolvimento de produtos diferenciados.
Fazolin informou que a grande demanda nacional e mundial para o mercado de inseticidas biológicos foi um dos motivos para desenvolvermos essa pesquisa. “Também pretendemos atender à agricultura orgânica”, disse.