Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

PF CONCLUÍ RELATÓRIO SOBRE
NOVO PARAÍSO NO TARUMÃ

Manaus – A Polícia Federal (PF) divulgou documento que relata a situação da Comunidade Novo Paraíso no Tarumã, zona Oeste em Manaus. O relatório foi encaminhado à Justiça Federal. No mês passado, uma pessoa morreu durante possíveis conflitos na área.
A comunidade Novo Paraíso está localizada dentro de um terreno de mais de 22 mil hectares, ocupado por 450 famílias. A área vem sendo disputada na Justiça entre os ocupantes e a empresa Eletroferro, que se diz proprietária do terreno.
No documento da PF consta dois laudos feitos há cerca de 10 dias. Um deles mostra fotos do reconhecimento aéreo e o outro destaca a degradação ambiental causada no lugar, constatada em vistoria terrestre.
Segundo o superintendente da Polícia Federal, Sérgio Fontes, o documento foi concluído e entregue na última sexta-feira (26) à juíza Federal que acompanha o caso. O relatório vai fazer parte do processo dando base à decisão da Justiça.
Não último dia 18 de fevereiro, a juíza substituta da 3ª Vara Federal, Alcioni Escobar da Costa, concedeu liminar que autorizou a permanência das famílias que estavam vivendo na comunidade.
Na decisão, a juíza também proibiu a entrada de novas famílias na área que está em litígio. Os ocupantes haviam sido retirados do terreno no dia 10 deste mês pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
A Polícia Federal informou que vai continuar com o apoio à segurança no local. Segundo a PF, pelo menos uma vez por dia, a região recebe fiscalização. (Polícia Federal)

Nenhum comentário: