Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pressão demográfica e econômica chega
a  Iranduba antes da ponte sobre o Negro


Texto: Osny Araújo
Com a aproximação do mês de outubro, data da possível inauguração da ponte sobre o Rio Negro que vai interligar Manaus as cidades de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru, que integram a Região Metropolitana de Manaus, o prefeito de Iranduba, Nonato Lopes mostra-se preocupado com o futuro, pois tem a certeza de que a ponte levará o progresso e também algumas mazelas para o município, considerando que um sempre anda ao lado do outro, por isso a preocupação.

A cidade de Iranduba, a, mais próximo da capital, distante cerca de 3º km, já começa a sentir alguns efeitos com a aproximação da inauguração da grande obra, como a grande pressão migratória e econômica que já estabeleceu no município, o maior produtor de oleiro do Estado, que é a base da sua economia do Estado, concentra ainda maioria dos hotéis de selva no Amazonas.

Segundo Nonato Lopes o aumento populacional da cidade e os negócios imobiliários que estão sendo lançados, dão a certeza de que o impulso socioeconômico do município será muito grande com a inauguração da ponte, por isso, procura Oe meios necessários para prepara o município e a cidade para esse novo momento.

Segundo Nonato Lopes, tem muita gente chegando à cidade e interessada em residir e fazer e montar negócios no município, o que segundo ele representa um desafio e tanto para a Prefeitura que tem que com inteligência vencer esses desafios para que a cidade continue sendo acolhedora boa de morar, passear e viver e com uma economia mais forte e dinâmica.

PROPOSTAS

Com a certeza de que com a inauguração da ponte o município receberá um grande impacto e muitas conseqüências, o prefeito Nonato Lopes, olhando o futuro já começou a promover significativas alterações na legislação ambiental, na tributação e até mesmo na ordenação urbana da cidade.

Com uma pequena receita, o prefeito acredita que o município terá a oportunidade de aumentar a sua arrecadação, hoje em torno de R$ 1 milhão anual, que segundo ele será espetacular para o município, que terá mais condições de investimentos e grandes obras e outras realizações que beneficiem os munícipes.

Dentro dessas alterações que a Prefeitura está promovendo, ele disse que um dos objetivos é dinamizar e modernizar as finanças do município e já pretende fazer uma ampla redefinição para o Imposto Predial e Territorial Rural (IPYU) o que passa por uma reordenação urbana da cidade.

De acordo com o prefeito, Iranduba conta hoje com cerca de 40 mil domicílios, de acordo com o último Censo do IBGE, mas de acordo com estudos que estão sendo patrocinados pelo Governo do Estado com a parceria da Prefeitura, esse número poderá ultrapassar as 150 mil moradias nos próximos dez anos.

Finalizando a conversa com o Amazônianarede, Nonato Lopes sabe que os desafios serão grandes e difíceis de serem vencidos, mas garante que ele como Prefeito e a Prefeitura de um modo geral, estão preparados para transformar Iranduba numa grande cidade, social e economicamente, encarando o fato como um novo e grande momento para o município. Nas fotos, o prefeito Nonato Lopes, a maquete da ponte e a cidade de Iranduba, vista do rio.

Nenhum comentário: