Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

MADRINHA DO PAC, DA COPA E DA ZFM


                                                                                                                                 *Osny Araújo

Elevada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a condição de madrinha do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a agora presidente da República Dilma Rousseff se transforma também, na madrinha da Copa 2014 e da Zona Franca de Manaus, talvez por gratidão a grande votação que o Amazonas sempre deu a Lula e agora a ela. Nada mal.

Na peregrinação que andou fazendo por Brasília na semana passada em busca da liberação de recursos para obras do PAC no Estado, do avanço das obras para a Copa do Mundo e da defesa da competitividade do Pólo Industrial de Manaus (PIM), em relação a possíveis danos com a MP dos tablets, o governador amazonense foi bem recebido e caminhou com desenvoltura pelos sinuosos e escorregadios pelos corredores administrativos e políticos da capital federal. No final, a promessa da presidente de que a competitividade da ZFM não seria prejudicada. Ainda bem.

Foram dias em Brasília de muitas e cansativas reuniões e articulações políticas, com o governador recebendo o apoio integral da bancada amazonense no Congresso Nacional. Muitos ministros foram envolvidos nessas conversas, sempre com boas promessas para o Amazonas e que terminou com uma reunião com a presidente da República, recebendo como resposta às suas indagações de que as obras da Copa serão aceleradas, no que tange ao Governo Federal que a chamada “MP do Bem”, assim batizada pelo ministro da Tecnologia Aluísio Mercadante, não causará danos ao Amazonas.

O governador retornou dessa peregrinação satisfeito e nós esperamos que as promessas de Brasília feita ao governador e ao Amazonas, sejam realmente materializadas.

Com relação ao PAC, a coisa parece mais simples e tranqüila. A grande agonia em termos de obras está relacionada com a preparação da infra-instrutora de Manaus para receber a Copa, o maior evento esportivo internacional, esperado ansiosamente pelo mundo todo.

Sabemos que por aqui, com exceção da Arena da Amazônia, estádio que será palco dos jogos da Copa que aqui serão realizados, mesmo sem a liberação de recursos federais, as obras caminham relativamente bem, mas é só, pois todo o resto está mesmo na estaca zero.

O projeto para o transporte de massa, uma das exigências da FIFA para as cidades da Copa, está no zero e isso é muito preocupante. Se o projeto existe é como orelha de freira, que ninguém vê. O nosso aeroporto Eduardo Gomes, não comporta nem as demandas atuais imaginem um movimento com uma Copa do Mundo. O porto precisa ser modernizado e a nossa internet perde para a velocidade de um cágado, de tão lenta e irritante que é. Ia me esquecendo, ainda tem a imoralidade vergonhosa em que se transformou o centro histórico de Manaus, como “camelôs” por todos os lados. Sem nenhuma dúvida, uma fotografia muito negativa para Manaus que se propõe a ser uma grande porta de entrada para o turismo amazônico e que a proclamamos como a capital da Amazônia.

Agora, que a presidente Dilma resolveu também ser a madrinha da Copa e da ZFM, chamando para si a própria responsabilidade da coordenação das questões relacionadas ao grande evento esportivo internacional e com o apoio prometido a Zona Franca de Manaus, tudo possa caminhar com certa desenvoltura e em tempo hábil. A Copa de 2014 está chegando.

De todo esse imbróglio com o qual estamos envolvidos, vejo dois pontos como mais preocupantes. A reformulação, modernização e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e um sistema digno e ágil de transporte de massa, seja lá o nome que se queira dar a isso – metro, monotrilho e sei lá. Estes parecem ser os dois maiores problemas para a viabilização de uma boa Copa por estas bandas.

O tempo urge, mas se agirmos com vontade política, união, transparência, inteligência e responsabilidade, as barreiras certamente serão transpostas e agindo dessa forma ainda teremos condições de preparar convenientemente Manaus para receber o maior e mais importante evento esportivo do planeta. (Com postagens simultâneas nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br





Nenhum comentário: