Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

COMEÇOU A DISPUTA DOS
BUMBÁS NA 'ILHA DA ALEGRIA'

Parintins, AM - Com expectativa, animação e torcidas aopaixonadas, começou ontem a noite no "bumbódromo" de Parintins, a 46º dispua entre os bumbás "Caprichoso e Garntido", com o espetáculo sendo aberto pelo "Garantido", com transmissão da Rede Bandeirantes, em alta definição.

O Festival terá prosseguimento hoje a noite e será encerrado no próximo domingo, com o resultado da festa, onde o campeão será conhecido, programado para segunda-feira. O " Caprichoso" quer repetir o feito do ano passado.

Temas

Durante três dias, o boi-bumbá Garantido vai defender o tema “Miscigenação” que levará para o Bumbódromo – local onde ocorrem as apresentações – a história da formação social e cultural dos povos da Amazônia. De acordo com o presidente da Associação Folclórica Boi Garantido, Telo Pinto, o Bumbá fará um panorama das crenças, ritmos e do cotidiano do povo que vive a tradição do “vermelho e branco”. “Nossa Amazônia é berço de uma grande mistura étnica que resulta no caboclo, cujos ensinamentos conquistam respeito e seguidores em todo o mundo, sobretudo por seu convívio harmonioso com a Natureza. Queremos mostrar isso na arena”, disse.

O boi azul apresentará o tema “A Magia que Encanta”. A proposta do Caprichoso é mostrar a magia que vem da arte do Boi Caprichoso, que passa pelos encantos da floresta envolvendo o povo com o folclore popular. A presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, está confiante na vitória. “O Boi Caprichoso, indiscutivelmente, possui o melhor quadro artístico do Festival e a nossa meta neste ano é ganhar, o nosso compromisso é com Parintins, com a população que vive desta festa”, disse a presidente.

Maior

O Festival Folclórico de Parintins que a pouco tempo passou para uma data móvel, ou seja o último fim de semana de junho, é considerada pelos especialistas como a maior festa do genero na América Latina, o que explica o grande fluxo do turismo interno e externo nesta época para a Ilha da Alegria.
Somente na área do Bumbódromo, a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) estima um público de 12 mil pessoas.
Segundio agumas estimativas, oitenta a cem mil opessoas devem ter chegado em Parintins para viver as emções dessa grande festa, que ajuda a movimentr e a engor a economia parintinense.
O prefeito Bi Garcia está eufórico com evento,m até pela forma ordeira e organizada como vem ocorrendo e reafirmou que a cidade está preparada para tratar com dignidade os seus visitantes durante o Festival. Sobre o resultado do Festival, o prefeito deu uma de 'garanchoso' com a tradicional frase:'Que vença o melhor'.





Nenhum comentário: