Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de maio de 2010

 Autoescolas

Treino nas ruas em horários
noturnos agora é obrigatório

Manaus – A nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que obriga autoescolas a treinar alunos também no período da noite, começa a vigorar nesta segunda-feira (17) e abre espaço para debates e críticas em diversos aspectos.
A resolução 347/2010 determina que 20% das aulas práticas de direção veicular sejam realizadas à noite, o equivalente a 4h das 20h obrigatórias. A medida vale para alunos que iniciam, a partir de hoje, o processo para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A obrigatoriedade preocupa alunos que já reclamavam do recém inaugurado Complexo de Treinamento de Direção Veicular Clevanir Tundis, situado na Avenida José Henriques, bairro Santa Etelvina, na Zona Norte. O novo local é anexo ao complexo de exames.
Segundo a universitária Ketlen Macedo, que iniciou a fase de treinos práticos de direção, a falta de opções de ônibus dificulta o acesso aos treinos. “Eu não tenho ninguém que possa me deixar lá, dependo do ônibus 444, que demora muito a passar. Com esta mudança, a situação tende a piorar”.
A instrutora Tereza Pereira diz que quatro horas não são suficientes para a boa prática de direção. A estudante Natália Nunes também apoia a novidade e considera as aulas noturnas importantes para uma melhor preparação dos futuros motoristas.
Outra questão apontada pelos alunos é quanto ao acréscimo no valor das aulas práticas. No entanto, até agora o preço não sofreu alteração, como é o caso da autoescola Giselle, no bairro Alvorada, Zona Centro Oeste, onde as 20 horas de aulas continuam custando R$ 500, e o pacote completo R$ 800 (que inclui aulas de legislação).
O cumprimento da determinação do Contran, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 18 de março, será fiscalizado pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados, como o Detran/AM. (Detran-AM)




Nenhum comentário: