Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de maio de 2010

AMAZONINO ANUNCIA PACOTÃO
DE OBRAS NA CAPITAL
Manaus – O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, (PTB), informou hoje que irá instalar internet wireless nos ônibus de Manaus para monitorar o sistema de transporte. O anuncio foi feito hoje (26), durante coletiva que apresentou o Programa de Desenvolvimento de Inclusão Social Ambiental. O investimento iniciais é de R$ 32,8 milhões.
O pacote de obras atende várias áreas como infraestrutura urbana, habitação, lazer e turismo. No trânsito, algumas ruas de Manaus serão transformadas em via de sentido único.
As alterações serão nas Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. No Programa, a Constantino será utilizada apenas para o sentido Centro, e a Djalma ficará restrita ao sentido centro/bairro. Para isso, a Prefeitura irá construir passagens em desnível.
Trânsito na Constantino Nery será alterado
Complexo Vieiralves, Djalma Batista, Jão Valério e Rua Pará
Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista com sentidos alterados pelo projeto
Transporte
Para solucionar o caos no transporte coletivo de Manaus, a prefeitura irá implementar o sistema BRT, com investimentos iniciais de R$ 230 milhões.
O BRT vai criar um sistema viário que interligará as zonas Norte, Leste e Sul e parte da Centro-Oeste de Manaus por meio de corredores exclusivos nos principais eixos de cada zona. O projeto prevê ainda a pavimentação de vias, criação de novas pistas, viadutos, passagens de nível e desnível além de rotas alternativas para desafogar o o trânsito da capital.
No BTR, onde ônibus param em plataformas especificas
Todos os coletivos serão monitorados por meio de internet wi-fi. O prefeito também informou que a fiscalização no trânsito será feita com maior rigor. “Os motoristas terão que se acostumar”, disse o prefeito.
O Corredor será à esquerda junto ao canteiro central, sendo as demais faixas da via reservadas somente ao tráfego normal
Habitação
Na área de habitação, Amazonino anunciou o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (ProUrbis), que será implementado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ideia é criar “bairros modelos” para assentar famílias em situação de risco.
Orçado em U$ 50 milhões, o ProUrbis irá beneficiar, inicialmente, 3 mil famílias da zona Leste que vivem dos bairros Jorge Teixeira 3ª Etapa, Arthur Virgilio e Bairro Novo, na Zona Leste. A primeira fase do Programa deverá ser concluído em três anos.
265 unidades habitacionais será criadas na zona Leste de Manaus
Internet
A criação de serviço de internet por meio de carretas que visitarão os bairros mais pobres da cidade era uma das promessas de governo apresentadas por Amazonino durante as eleições de 2008. Há dois anos à frente a prefeitura de Manaus, Amazonino recebe criticas da oposição que cobra o funcionamento do serviço nos bairros.
Em março de 2009, o vereador José Ricardo Wendling (PT) cobrou, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), as promessas de campanha de Amazonino Mendes. Entre elas, o serviço de internet.
O acesso livre à rede para a população de baixa renda, está prevista, segundo o programa, com a criação dos bairros “modelos”. Os moradores da área terão acesso à internet.
Infraestrutura
A partir de junho, a Prefeitura e o Governo desenvolvem a ação conjunta para recuperar vias em toda cidade. Na zona Leste, a proposta é construir o complexo viário do São José semelhante ao que foi feito no Coroado.
Também está no pacote o projeto de recuperação do Igarapé do Mindu que prevê a retirada de três mil famílias entre os bairros cidade de Deus e São Jorge, além da requalificação de 17 quilômetros de margem.
Para o lazer, será feito o Parque Cidade da Criança, no lugar onde hoje funciona o Horto Municipal. A Ponta Negra também será reformulada. Serão construídos bares com vista para o rio, um terminal flutuante e a torre mirante.
Durante a coletiva, foi apresentada a maquete digital do Aquário Municipal, chamado de Amazonarim. Ele terá vista para o Encontro da Águas, elevador panorâmico e atracadouro.(Semcom)







,





Nenhum comentário: