50 MIL PESSOAS NA CAMINHADA CONTRA
A EXPLORAÇÃO SEXUAL EM MANAUS
Manaus - Cerca de 50 mil pessoas, segundo levantamento da Polícia Militar, marcharam nas ruas do Centro de Manaus, na manhã de ontem, no “Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A passeata contou com várias entidades da sociedade civil organizada e a participação da primeira dama do Amazonas, Nejmi Aziz.
À tarde, ocorreu o lançamento da Campanha Estadual Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na sede do Governo do Amazonas.
A primeira dama defendeu a mobilização da população no combate a todo tipo de violência para a construção de uma sociedade mais forte e equilibrada. “Devemos difundir ideias de conscientização e de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Denuncie ao Disk 100, ao Conselho Tutelar ou à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Vamos nos unir e ser um exemplo para todo o Brasil”, disse.
Também faz parte da Rede de Proteção o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savas), que funciona no Hospital Francisca Mendes.
Segundo a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), em 2009, o Disque 100, recebeu 25 mil denuncias do Amazonas. Manaus é a quinta capital do Brasil em números de denuncia desse tipo de crime.
Ela destacou a intensa mobilização dos integrantes da Rede de Proteção no sentido de melhorar a assistência às crianças em situação de risco social. Por meio do Programa Ame a Vida cerca de 350 crianças e adolescentes em situação de risco foram resgatadas das ruas, recentemente, em operações realizadas em parceria entre as Polícias Civil e Militar e a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas).
As operações, coordenadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, iniciaram em março e têm como alvo logradouros públicos, bares, hotéis, lan houses e locais onde as crianças costumam frequentar, expondo-se a inúmeros riscos. Depois de recolhidas, as crianças são cadastradas na Central de Resgate, encaminhadas ao Conselho Tutelar e aos programas sociais do Governo, como o Criança Cidadã. É feito um trabalho de acompanhamento psico social com elas e com as famílias para a promoção do resgate social.
Turismo
A Campanha Estadual Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será estendida à rede turística do Amazonas, por meio do apoio da Amazonastur, do Governo do Amazonas, e encerrará sua programação com um seminário para avaliação e revitalização do Plano Estadual de Enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes, bem como, uma reunião de trabalho com sete municípios amazonenses envolvidos no Plano Estadual. (Agecom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário