Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

E ESSA TAL LEI DA FICHA LIMPA?


                                                                                                                         *Osny Araújo

Sei que ela existe, mas sei também que não funciona, simplesmente porque não está sendo aplicada devidamente e tudo por culpa dos tribunais, que ficam jogando de um lado para outro e a política brasileira continua repleta de fichas sujas. Uma vergonha.

No Congresso Nacional, instituição responsável pela elaboração, aprovação de leis e ainda pela fiscalização dos atos praticados pelo Executivo, está cheio de deputados e senadores envolvidos em vários escândalos políticos e outras maracutáias.

Para que possa entender melhor a questão, ou melhor, a não aplicação da Lei da Ficha Limpa, é bom saber que sessenta e três parlamentares (senadores e deputados), isto para falarmos apenas a nível de Congresso Nacional, são réus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e continuam desempenhando as suas funções, mesmo com as fichas maculadas.

Essa turma “ficha suja”, pelos menos está com essa acusação nas costas, é formada por cinqüenta e quatro deputados e nove senadores contra os quais o Ministério Público detectou fortes indícios de crimes políticos, mas até agora nada aconteceu. Talvez, quando faltarem alguns poucos meses para o fim dos mandatos, eles possam sofrer algum tipo de punição. Não duvido. Entendo que os julgamentos deveriam já ter sido feitos e os por ventura, inocentados, poderiam sim, assumir os seus cargos. Caso contrário ...

Apesar das acusações e das muitas evidências, essa turma continua posando de bons moços, tentando passar para a sociedade brasileira que são políticos pobros, dignos, honrados e éticos. Como diria Boris Gazoy “isso é uma vergonha”.

Na realidade, esses sessenta e três congressistas, fazem parte de um time ainda maior, composto por cento e trinta e seis congressistas que respondem por algum tipo de investigação na Corte máxima brasileira.

Essa “turma legal” da política brasileira representa vinte e dois Estados e treze partidos políticos. A liderança é do todo poderoso estado de São Paulo e o partido que mais se destaque é o PMDB do vice-presidente da República Michel Temer. Do Amazonas, aparecem na lista três deputados.

Nesse interessante levantamento feito pelo site Congresso em Foco, mostra aos brasileiros a qualidade da representação que a sociedade tem no Congresso Nacional, hoje uma instituição muito desacreditada e isso ocorre, pela qualidade dos políticos que lá estão e nós, também temos a nossa parcela de culpa, a final de contas, eles estão lá, porque nós os colocamos La com os nossos votos.

É bom que isso aconteça, para que possamos refletir melhor na hora de votar, ou melhor, de passar uma procuração para que nos representem no Parlamento e também nos cargos executivo, que não estão alheios a Lei, desde que ela realmente algum dia venha a funcionar.

Ora meus amigos, o nome popular da Lei é muito claro “Ficha Limpa” e ficha suja, não é ficha limpa, por isso, a sociedade brasileira, até pela valorização da desgastada e desacreditada classe política e pelo retorno da credibilidade dói Congresso Nacional, clama pela sua aplicação já. É isso, apenas isso que a sociedade quer e deseja, para que possamos começar a reescrever a nossa história política.

Uma história com política e políticos com P maiúsculo e não com essa turma ficha suja que continua impregnando o Congresso Nacional, tomando lugar de pessoas honradas e dispostas a fazer política com determinação, ética, e inteligência, pensando no bem comum e no País como um todo, dando exemplo de dignidade, Vontade de servir, de respeito ao povo e de amor pelo seu município, estado e pelo Brasil.(Com publicação simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog jornalismo eclético)


*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

segunda-feira, 16 de maio de 2011

INCRA entrega 203 casas no PAE Cabaliana
II em área de várzea de Manacapuru

Fonte: Ascom INCRA, AM

Manacapuru, AM - “Eu agradeço a Deus, ao ex-presidente Lula, a presidente Dilma e ao INCRA por este momento de felicidade que estou vivendo e pela casa que recebo”. Foi com esse agradecimento emocionado que a assentada Maria dos Santos Silva, 58, demonstrou toda a sua alegria em receber uma das 203 casas construídas com o Crédito Habitação da Reforma Agrária que o INCRA entregou no último fim de semana (sábado), na comunidade do Divino Espírito Santo, no Projeto Agro-extrativista (PAE) Cabaliana II, no município de Manacapuru.
A entrega das casas, com a presença da superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa e o testemunho de lideranças políticas, como o senador João Pedro, deputado estadual Orlando Cidade, vice-perefeito de Manacapuru, Messias Furtado, do presidente da Câmara Municipal, Paraná Risori e lideranças dos movimentos sociais, ocorreu no dia da abertura da III Festa da Goiaba realizada anualmente naquela comunidade.
A superintendente Socorro Feitosa, garantiu que o INCRA esta cumprindo o seu papel e vencendo um grande desafio que é levar a reforma agrária para as populações tradicionais e particularmente para as áreas de várzea.
As casas, todas construídas com madeira de lei e certificadas pelos órgãos ambientais, medem 56 meros quadradas, é composta por varanda, sala, dois quartos, cozinha e banheiro interno fibrado, com fossa biodigestora, janelas teladas para prevenir contra o mosquito da malária (por se tratar de várzea), cobertas com tenha e pintadas.

"SÓ SAIO MORTA"

Feliz com as boas coisas que começam a acontecer no assentamento, D. Marina Silva, que mora há mais de 20 anos no local, garantiu que a vida por lá já foi mais sacrificada num passado recente.
“Aqui as coisas já foram bem mais difíceis, mas com a chegada do INCRA e o projeto, a vida mudou muito e para melhor por aqui. Agora temos casa boa, luz a vontade, (Luz Para Todos)e a gente trabalha com mais alegria. Temos água gelada, ouvimos uma música, pudemos assistir as novela pela TV e tantas outras coisas boas e tudo isso, graças à chegada do INCRA por aqui. Sou feliz aqui e deste lugar eu só saio morta” – assegurou.
“Seo” Delson Pereira dos Santos, presidente da Comunidade do Divino Espírito Santo, uma das muitas que fica dentro do PAE, era só alegria. “Estamos realizando um sonho. Estas casas representam muito para nós e só temos que agradecer as autoridades, ao Governo Federal e especialmente ao INCRA que tem trazido muito benefícios para o Cabaliana.
Nós estamos felizes porque o Governo começou a nos enxergar como gente o que nos dá a certeza de que o tempo do abandono ficou para traz. Nós estamos nos sentido ainda mais brasileiros do que antes “– afirmou Delson, emocionado e muito esperançoso no futuro.

CONQUISTA

Para o senador João Pedro (PT), ex-superintendente do INCRA no Amazonas, o sábado foi um dia muito especial para a comunidade do Divino Espírito Santo e para o PAE Cabaliana II e para a cidadania, por isso, parabenizou o INCRA pelas ações de reforma agrária que ali estão sendo desenvolvidas.
Ressaltou o novo olhar do Governo Federal para a reforma agrária no Amazonas, focado agora na sustentabilidade, levando benefícios para as populações tradicionais, onde estão inseridos os varzeiros.
“Esta é sem dúvida um grande conquista um desafio que o INCRA está vencendo e que está dando certo e com isso, as populações tradicionais, começam a ter melhores condições de vida e conseqüentemente mais dignidade, além de demonstrar o olhar do Governo para os mais necessitados”.

TRABALHO OUSADO

A superintendente do INCRA no Amazonas Maria do Socorro Marques Feitosa, falou das dificuldades para a realização desse trabalho, face às peculiaridades regionais e classificou a ação como “um trabalho ousado” para a consolidação dessa política, com o olhar voltado para a sustentabilidade, provando que é possível, sim, trabalhar a reforma agrária junto às populações tradicionais, sem agredir o meio-ambiente.
Feitosa, falou da importância das parcerias nos três níveis de Governo e com os movimentos sociais. Com relação à construção das casas na várzea, um processo até certo ponto demorado, frisou que existem algumas condições especiais para que isso ocorra, como por exemplo, os períodos de enchente e vazante e o defeso da madeira, o que impede que o trabalho possa ser feito com maior celeridade e a qualquer momento. “Nossas ações na várzea, dependem muito do comportamento da natureza”- afirmou.

MAIS HABITAÇÕES

Além das 203 casas que foram entregues, com investimentos da ordem de R$ 3.045.000,00, o INCRA tem contratado ao todo 774 casas, n
o valor de R$ 14.386.800,00, atendendo a várias comunidades dentro do PAE, além do crédito Apoio Inicial (alimento e fomento), liberado para 1.157 famílias, no valor de R$ 2.776.800,00.
A produção do PAE Cabaliana II, situado na várzea, com uma área de 11.656,3715 há, nos municípios de Manacapuru (85%) e Manaquiri, é de larga escala muito variado, com destaque para: Goiaba, mamão, cupuaçu, cacau, macaxeira, cheiro-verde, cebolinha, maracujá. Melancia, jerimum, repolho, pimentão, pimenta-de-cheiro, piscicultura e fibras de julga e malva.
Toda essa produção tem como destino os centros consumidores de Manacapuru e Manaus.




terça-feira, 10 de maio de 2011

POLÍTICOS VERSUS TÉCNICOS


                                                                                             *Osny Araújo

O Brasil caminha a passos de cágado para se prepara convenientemente para o grande evento esportivo internacional, um dos maiores e mais importantes do planeta, que é a Copa do Mundo e Manaus, está incluída nesse roteiro, como um das doze cidades-sede dos jogos.

Por aqui, as obras não aparecem ainda. A única em evidência é a da Arena da Amazônia, após a derrubada do estádio Vivaldo Lima e nada mais se vê e essa ausência começa a preocupar os amazonenses. Será que tudo vai ficar pronto para recebermos a Copa de 2014? Essa é a pergunta mais freqüente que se ouve no momento em Manaus, quando se comenta a questão.

No meu entendimento, está faltando mais gestão e vontade política para fazer deslanchar tão audacioso e importante projeto, que sem nenhuma dúvida, deixará um grande legado para Manaus e o Amazonas, com isso, a capital amazonense ficará em excelentes condições para desenvolver um grande programa de turismo interno e externo, mas para isso, as cosias precisam acontecer e não estão acontecendo.

Por aqui, não temos um aeroporto em condições de absorver uma movimentação como certamente ocorrerá no evento.

Não temos também, uma Internet que deixam todos os que a utilizam nervosos e quase desesperados com a sua lentidão e nada de aparecer uma banda larga digna para que se possa dizer que realmente possuímos um sistema avançado de internet.

Como se pretende cobrir um evento de tamanha magnitude, que trará um grande número de jornalistas, fotógrafos, radialistas etc., enfim a grande mídia nacional e internacional, se pelo menos até o momento, não temos agilidade necessária via Internet para cobrir jornalisticamente um acontecimento de tamanho porte de grande interesse da mídia.

Do jeito que a coisa funciona, não dá e precisamos trabalhar enquanto ainda há tempo para solucionar esse grave problema, que servirá ainda para divulgar e muito Manaus e o Amazonas a nível internacional, abrindo as portas para o turismo. Abrindo ou fechando essas portas, e isso vai depender de como vamos mostrar a nossa cidade para o mundo.

O transporte de massa, juntamente com o aeroporto, devam ser os maiores desafios em termos de grandes obras para a Copa. Nada ainda foi feito, a não ser projetos sempre desaprovados, isso em termos do transporte de massa e de muitas falácias sobre a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, isso para não citar a Rodoviária de Manaus, que praticamente não existe e por aqui chegam coletivos de várias cidades do interior, de Boa Vista, capital de Roraima e até de linhas internacionais , essas que trafegam até Manaus pela BR-174.

Um dos pontos mais preocupantes nessa história está relacionado ao Aeroporto Eduardo Gomes, que com Copa ou sem Copa precisa ser ampliado. No confronto de idéias e palavras, a coisa está parecendo uma Torre de Babel, onde ninguém se entende.

Os políticos, e a própria presidente Dilma garante que os aeroportos, isso mesmo, os aeroportos para a Copa serão preparados em tempo hábil. Para isso, o Governo criou até uma Secretaria especializada para cuidar dessas questões e a própria presidente já bradou aos quatros cantos do País que quer pressa nas obras da Copa.

Enquanto isso, técnicos da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, embasados em dados técnicos e não em falácias ou discursos políticos, garantem que o tempo é inviável para que os nossos aeroportos fiquem nos trinques para receber a grande demanda de passageiros para o evento. Segundo eles, as obras caso comecem agora, só ficarão inteiramente concluídas em 2017, ou seja, bem depois do grande torneio.

Pelo sim e pelo não, vou ficar com a opinião dos técnicos, desprezando os discursos políticos. Mas quero acreditar, que se o problema for enfrentado agora e com determinação, quem sabe, possamos ter os aeroportos brasileiros até 2014, o ano da Copa no Brasil. Estou nessa torcida. (Postagem simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog jornalismo eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br



segunda-feira, 25 de abril de 2011

O CRIADOR E A CRIATURA

                                                                                    *Osny Araújo

Em tempo recorde, pouco menos de quatro meses de Governo, a mineira de nascimento e gaucha por opção Dilma Roussef, misturando pão de queijo com churrasco e com um estilo bem diferente do seu criador político e antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, dono de um carisma espetacular, e jogo de cintura político extraordinário, vai conseguindo feitos que os observadores políticos não vislumbrassem em tão curto espaço de tempo.

Logo nos três primeiros meses, a presidente Dilma, a primeira mulher a governar o Brasil, o maior país em todos os sentidos da América Latina, bateu numa pesquisa os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique, deixando claro que uma nova marca administrativa estava sendo implantada no País, embora filosoficamente não fuja as diretrizes básicas do PT plantadas por Lula.

As mudanças são simples. O que muda na verdade com o novo governo do PT sob o comando de Dilma. É o PT no Governo como uma nova dinâmica, discurso mais duro, menos jogo de cintura e maneiras diferentes de dizem sim ou não. É a nova maneira política de agir e de aplicar as ações de Governo, com uma linha mais dura e um discurso menos popular, ainda assim, a presidente vai conquistando simpatia.

Na semana passada, em quatro meses a presidente deu outra volta no seu criador e foi escolhida pela revista “Time” como uma das cem personalidades mais influentes do mundo. Isso é bom para o Brasil e muito melhor para a presidente que se vê valorizada e prestigiada, também a nível internacional, fato que deverá abrir as portas do mundo para grandes feitos brasileiros.

Nessa cobiçada e influente lista, estão incluídos artistas, políticos, cientistas, ativistas e empresários entre outros e através da nossa presidente, estamos lá. Michele Obama, Nicolas Sarkozy, Hillary Clinton, Barak Obama, Lionel Messi, Tom Ford, príncipe Willian e tantas outras celebridades, com a revista publicando o perfil de cada, para provar a seriedade e lisura da eleição.

O perfil da influente presidente brasileira foi traçado pela não menos influente Michele Bachelet, ex-presidente do Chile, que classifica Dilma como uma lutadora e mulher de muita coragem que se levantou contra o regime militar, trabalhando ao longo de sua via para construção de alternativas democráticas, buscando sempre o desenvolvimento social, a igualdade e especialmente os direitos das mulheres.

Nessa lista, o presidente Lula também esteve lá, só que ele apareceu no último ano do seu segundo Governo, ao contrário da sua “afilhada” que assume o espaço em menos 120 dias de Governo. É, por conseguinte uma proeza e tanto e que sem ferir suscetibilidades, ultrapassa em muito a façanha do ex-presidente. O fato demonstra que a pupila aprendeu bem e depressa a lição.

Citada por sua abnegação em combater a miséria e por sua convicção ideológica, a eleição da presidente brasileira pela Revista “Time” como uma das cem personalidades mais influentes do planeta, em tão pouco tempo de Governo, é salutar para o Brasil e para os brasileiros. Se a presidente aparece, o Brasil aparece e isso soma pontos no concerto internacional.

A posição conquistada em tempo recorde pela presidente Dilma Roussef, deve ser orgulho par todos os brasileiros, quer sejam ou não petistas, de esquerda, de centro, direita ou simplesmente eleitores dela ou não. O que vale, é a sua condição de brasileira e é exatamente desse fato que devemos nos orgulhar. O feito deixa o Brasil na mídia internacional e demonstra o valor, a inteligência e a capacidade do povo brasileiro.

Por isso, pela importância que fato se reveste essa inclusão na famosa lista, vamos pensar assim: Primeiro o Brasil, depois o Brasil e por fim outras questões como ideológicas e partidárias. (Com postagem simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Bi-motor caiu no aeroporto 
e sete pessoas morreram


Manaus - Um avião de pequeno porte caiu ao tentar decolar do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes na tarde desta quinta-feira em Manaus, as 14h50 minuitos, logo após decolar.

O pequeno avião, um bi-motor, caiu de ainda na pista do aeroporto Eduardinho, segundo testemunhas do acidente.

Todos as pessoas que estavam a bordo — três homens, três mulheres e uma criança — morreram.

Segundo informações preliminares, estaria na aeronave o dono de uma empresa de táxi aéreo Amazonav e parte da família dele.

A aeronave, prefixo PT-EFF, havia acabado de decolar quando caiu nas proximidades do aeroporto da cidade. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião pertence à empresa de táxi aéreo Amazonav. O avião tinha como destino a cidade de Santarém, no Pará.

A Amazonav atua a muitos anos na Amazônia e tem amplo conhecimento da região. Maiores detalhes sobre o acidente ainda não foram revelados, cujas primeiras informaçoes deverão ser divulgadas nas próximas horas, inclusive com as identificações dos passageiros que morreram no acidente.







POLÍTICA E REFLEXÃO

                                                                   *Osny Araújo

Escrevo este artigo no dia 21 de abril, quinta-feira da paixão e data importante na nossa história política dedicada a Joaquim José da Silva Xavier, o inconfidente Tiradentes, considerado o grande mártir da independência.

Afora isso, a semana foi cheia de bons assuntos políticos, como mais uma absolvição do prefeito Amazonino Mendes, pelo Tribunal Regional Eleitoral, dos passos importantes que a sonhada reforma política começa a dar no Congresso Nacional, de famílias indígenas invadindo área de proteção ambiental em Manaus, dos desencontros entre o Governo do Estado e a prefeitura de Manaus sobre o futuro sistema de transporte coletivo de Manaus para a Copa de 2014, a prisão pela Polícia Federal de uma promotora do Distrito Federal acusada de participação no mensalão do DEM a votação do novo Código Florestal, a proposta der um novo plebiscito sobre armas e tantos outros, que tomaram conta das páginas dos jornais e espaço portais jornalísticos, numa semana das mais movimentadas para o jornalismo político.

Como se vê, o cardápio de noticias políticas foi amplo e variado para todos os gostos e isso é importante num momento de recolhimento e reflexão em que vivemos, quando o mundo cristão comemora a Semana Santa, recordando o nascimento, vida e morte de Jesus Cristo, feito homem em sua passagem pela terra e tudo aconteceu por questões ideológicas, políticas, com uma dose exagerada de fanatismo.

Entendo que a reforma política que começa a ser alinhavada é sem nenhuma dúvida o mais importante assunto político do momento, considerando que não podemos mais continuar a conviver com uma legislação político-partidária arcaica e completamente ultrapassada. Precisamos de uma legislação moderna, a fim de que a nossa política possa trilhar por novos caminhos, com menos corporativismo, com mais decência por parte dos políticos e com maior comprometimento com a sociedade.

Não é segredo pra ninguém que entenda um pouquinho de política, que os nossos congressistas (deputados federais e senadores), estão trabalhando nessa importante reforma contrariados. Por eles, certamente a coisa continuaria como está, uma vez que a reforma, mesmo que não seja uma grande reforma, como deverá ocorrer, vai mexer com interesses desses senhores, onde as questões pessoais, o corporativismo e outras coisas mais, são mais importantes que as questões regionais ou nacionais.

Na verdade, muitos até querem uma reforma política, mas do seu jeito, ou seja, desde que não prejudique os seus interesses políticos partidários. Sabemos que a coisa é complexa, mas, que tal aproveitarmos este momento cristão e de reflexão para meditarmos sobre a importância dessa reforma e o que ela representará para o futuro da vida política brasileira. À hora é de agir com patriotismo, pensando na Pátria e no seu povo.

A reforma precisa decidir sobre pontos importantes, tais como: Financiamento público ou não das campanhas, fidelidade partidária, voto obrigatória, voto distrital ou não, o caso da suplência do Senado, que no meu entendimento precisa ser alterada, para que não tenhamos mais senadores sem votos, o número de partidos políticos, a desfiliação e n filiação de políticos com mandatos, reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, listas fechadas para as candidaturas de responsabilidade dos partidos, como ficará o processo das coligações etc.

Entendo que a questão deva ser amplamente discutida, não apenas pelos congressistas, mas pelas assembléias legislativas, como está fazendo a do Amazonas, pelas câmaras municipais e pela sociedade de um modo geral, para que tiradas as propostas em consenso possam ser encaminhadas ao Congresso Nacional, onde, aliás, não está havendo nenhum tipo de consenso sobre a questão.

Só nos resta aguardar e torcer para que tenhamos uma reforma, ainda que não tão ampla como gostaríamos, que pelo menos uma mini-reforma possa ser aprovada e promova alguma mudança, lógico, que para melhor. Feliz Páscoa a todos. (Postagem simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede. Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

segunda-feira, 18 de abril de 2011

“Tratorata” na entrega na Patrulha
Mecanizada do INCRA no Rio Preto

Fonte: Ascom, INCRA-AM
Rio Preto, AM - Uma “tratorata” pelas principais ruas da cidade de Rio Preto da Eva marcou o repasse da patrulha mecanziada pelo INCRA para a Prefeitura, com a presença da superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa, a participação de um Coral apresentando um vasto repertório Cospel e de várias lideranças políticas que enalteceram a parceria estabelecida entre o INCRA e a Prefeitura do Rio Preto, onde estão situados o Projeto de Assentamento tradicional Iporá e Projeto de Desenvolvimento Sustentável Rainha, totalizando mais de 1.200 assentados da reforma agrária.

Com as autoridades recepcionadas com a apresentação do Coral Jovem do Instituto Adventista Agro-Industrial, composto por 75 membros interpretando música Cospel, no ginásio esportivo Taison Siqueira Ponto, as autoridades e convidados ouviram a palavra do representante do Conselho dos Assentados, Raimundo Cosme Pinto que ao agradecer ao INCRA pelas ações que desenvolve nos assentamentos de reforma agrária do município, demonstrou felicidade com a chegada da patrulha mecanizada e assegurou que a “luta tem sido muito difícil, mas aos poucos as coisas começam a melhorar nos nossos assentamentos”.

Disse o assentado, que a patrulha mecanizada que o INCRA repassou à Prefeitura para cuidar das estradas e vicinais dos assentamentos, “muitas das nossas dificuldades serão sanadas, especialmente melhorando o deslocamento nos assentamentos e especialmente facilitando o escoamento da produção e naturalmente, melhorando as condições de vida tanto no Iporá como no Rainha”- afirmou o assentado.

IMPORTÂNCIA DAS PARCERIAS

Após ouvir os pronunciamentos do representante da Câmara Municipal, vereador Valdir Azevedo e dos deputados estaduais Ricardo Moraes e Luiz Castro, do federal Francisco Praciano e do senador João Pedro, a superintendente Socorro Feitosa, mais uma vez ressaltou a importância das parcerias estabelecidas pelo INCRA, especialmente com as Prefeituras para levar benefícios e melhorias para os assentamentos de reforma agrária, como ocorreu com o repasse da patrulha mecanziada para o município, onde estão situados os assentamentos Iporá e Rainha, responsáveis por uma gama variada de produção de alimentos.

Além do repasse da patrulha pelo prazo de cinco anos com direito a renovação, segundo Feitosa, o INCRA se compromete ainda com o repasse de 20% do valor do equipamento, o que representa recursos em torno de R$ 340 mil, a partir do segundo semestre, para ajudar no custeio e manutenção do equipamento.

Explicou como funcionará o trabalho a ser realizado pela patrulha, cuja definição ficará sob a responsabilidade do Conselho Gestor, composto por representantes do INCRA, Prefeitura e Assentados, que definirá as prioridades no que tange a abertura e recuperação de estradas e ramais nos assentamentos.

“As patrulhas estão aí, já sob a responsabilidade da Prefeitura e tenho certeza que esse equipamento vai dar conta do recado, melhorando a vida do assentamento e dos assentados” concluiu Socorro Feitosa.

REFERÊNCIA

Ao reconhecer as ações que o INCRA desenvolve nos dois assentamentos do município, o prefeito Fúlvio Pinto, ( mestre de cerimônia da solenidade) ressaltou a importância dessa parceria e afirmou que hoje o Rio Preto da Eva é referência no Estado na produção de alimentos e na agricultura familiar, onde estão inseridos os dois assentamentos do INCRA, o PA Iporá e o PDS Rainha.

Situando que Rio Preto tem a segundo maior malha viária nos assentamentos, perdendo apenas para Apuí, com quase 500 km de estradas, o prefeito falou da importância do trabalho que será feito pela patrulha, melhorando as vias para o escoamento da produção.

“Hoje, - disse Fúlvio – o município de Rio Preto da Eva é visto como uma referência na produção de alimentos da agricultura familiar. Rio Preto é produtor de ponta de laranja, banana, grama esmeralda e piscicultura e em menor escala vem à macaxeira, mandioca, cupuaçu, abacaxi, mamão, côco e outras culturas regionais.

Ainda com relação à patrulha mecanizada composta por: 01 pá-carregadeira, 01 trator-esteira, 02 caçambas, 01 moto-niveladora, 01 retro-escavadeira, 01 rolo-compressor e 01 caminhão, no valor de R$ R$ 1.668.000,00, Fúlvio garantiu que a melhoria nos assentamentos não será apenas no tocante ao escoamento da produção, mas será muito mais abrangente, especialmente para o deslocamento dos assentados para os postos de saúde e para as escolas. “Isso tudo – finalizou o prefeito – representa qualidade de vida e desenvolvimento, além de valorizar a vida dos produtores rurais que fazem do Rio preto da Eva um dos maiores produtores de alimentos da agricultura familiar no Amazonas e onde o INCRA tem uma grande e efetiva participação”.

Dos sete municípios beneficiados com as patrulhas, onde estão 16 assentamentos e mais de 15 mil famílias assentadas da reforma agrária, o INCRA já repassou os equipamentos para: Apuí, Careiro, Parintins, Manaus, Rio Preto e as próximas a serem entregues, se destinam aos municípios de Lábrea e Presidente Figueiredo, com investimento superior a R$ 11 milhões.(Nas fotos, a superintendente Socorro Feitosa assina o Termo, o prefeito Fulvio Pinto, fala da importância da parceria com o INCRA e finalmente a opatrulha mecanziada)



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Com o testemunho de assentados INCRA repassou
Patrulha Mecanizada a Prefeitura de Manaus


Fonte- INCRA,AM
Manaus - Com o testemunho de centenas de assentados da reforma agrária, a maioria do Tarumã Mirim, o maior projeto de assentamento do município, a superintendência Regional do INCRA, representada no ato pela sua titular Maria do Socorro Marques Feitosa, repassou para a Prefeitura de Manaus. Com o Termo de Cessão de Uso, uma patrulha mecanizada completa que sob a responsabilidade da Prefeitura, com aprovação de um Conselho Gestor, com a participação do INCRA, prefeitura e assentados, atuará nos assentamentos, de acordo com as prioridades apresentadas.

A solenidade aconteceu às 12 horas no auditório do INCRA, com o prefeito Amazonino Mendes representado no ato pelo secretário de Produção de Abastecimento do município José Rogério Vasconcelos de Araújo, que enalteceu a parceria estabelecida entre o INCRA e a prefeitura de Manaus e elogiou as ações que o órgão vem desenvolvendo através da reforma agrária no município, ajudando de forma substancial no aumento da produção e produtividade do campo, através da agricultura familiar dentro da reforma agrária.

No estreitamento dessa parceria, o secretario garantiu que a partir de agora o assentamento Tarumã Mirim contará com mais assistência técnica e anunciou um técnico residente no ramal do Pau-Rosa para garantir essa assistência. “Estamos fazendo isso porque acreditamos na reforma agrária, acreditamos no campo e respeitamos os produtores rurais, homens e mulheres de muita fé. Precisamos entender que Manaus não pode ser vista apenas pelo Pólo Industrial, mas também pela sua produção no campo, porque sem o campo, as grandes cidades como Manaus não existiram”.

IMPORTANTE

Para o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no amazonas, Lúcio Carril, para a reforma agrária no município e para o desenvolvimento sustentável do meio rural, através das ações que vem sendo desenvolvidas pelo INCRA nos assentamentos.

Carril afirmou ainda que a patrulha mecanizada que o INCRA estava passando à Prefeitura, através de um Termo de Concessão, os assentamentos terão melhorada a sua infra-estrutura no que diz respeito as suas malhas viárias e isso, segundo ele, dinamizará a produção, facilitará o escoamento e aumentará a produção e produtividade.

TRABALHO SINTONIZADO

A superintendente Socorro Feitosa mais uma vez a importância de parcerias para o bom andamento da reforma agrária no Estado, garantindo que com um trabalho irmanado e bem sintonizado todos saem ganhando.

Feitosa falou das dificuldades que o INCRA tem para atender as demandas para as melhorias nos sistemas viários com mais de 288 km de estradas e vicinais nos assentamentos e garantiu que a partir de agora, tudo será feito com maior agilidade a preços menores, oferecendo melhores condições aos assentados para deslocamentos e especialmente para o escoamento da produção.

Feitosa fez questão de salientar que essa ação, representa uma grande inovação que o INCRA vem fazendo na reforma agrária no Amazonas e disse ter a certeza de que com a disponibilização dessas patrulhas para Prefeitura atuar nos assentamentos, as coisas caminharão com maior dinamismo no que diz respeito à abertura e recuperação de estradas, melhorando as condições de vida e de trabalho dos nossos assentados que terão mais facilidades no escoamento da produção para os centros consumidores.

Socorro Feitosa aproveitou para agradecer mais uma vez as parcerias que vem sendo estabelecidas pelo INCRA as três esferas de Governos e com os movimentos sociais, por entender que a reforma agrária não é nem poder vista como uma ação isolada do INCRA, mas do próprio conjunto de Governo.

FESTA NO ESCIONAMENTO

Do plenário as autoridades e participantes do evento no auditório se deslocaram para o estacionamento frontal a sede do INCRA, onde a superintendente fez a entrega das chaves dos equipamentos da patrulha ao secretário Rogério Araújo, que prometeu colocar a mão na massa.

Além da patrulha, composta por Moto-niveladora, trator-esteira, pá-carrecadeira, retro-escavadeira, rolo-compactador, duas caçambas e um caminhão, o INCRA ainda repassará através de convênio mais 20% para ajudar no custeio e manutenção do equipamento que ficará inteiramente sob a responsabilidade da Prefeitura, inclusive a sua operacionização.

O valor para cada patrulha, adquirida através de licitação é de R$ 1.668.000,00, com investimento total superior a R$ 11 milhões e os trabalhos nos 16 assenbtamentos nesses sete municípios, beneficiarão 14.551 famílias assentadas. 

Amanhã à tarde (sábado) a superintendente Socorro Feitosa estará no município de Rio Preto da Eva, onde fará entrega de equipamento semelhante, segundo posteriormente com essa maratona para os municípios de Lábrea e Presidente Figueiredo. Os municípios de Parintins, Careiro e Apuí, já estão de posse das suas patrulhas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

NOVO PARTIDO E UM SÓ CACIQUE


                                                                                                                        *Osny Araujo

Atendendo a convite formulado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kasab, ex-democrata, o governador Omar Aziz, que foi eleito pelo PMN, arrumou as malas e no domingo, ao lado do arquiteto do novo partido político brasileiro, assumiu a presidência do PSD, prometendo integral apoio político ao seu maior cabo eleitoral, o senador Eduardo Braga (PMDB) e a presidente Dilma Roussef, (PT).

Na verdade, o PSD surge no momento em que a sonhada reforma política, que dorme há vários anos nas frias gavetas do Congresso Nacional, começa a caminhar com um pouco mais de celeridade, por isso, a pressa de Kasab em viabilizar o novo Partido, prometendo dar uma maior dinâmica na política brasileira, sem passar pela chamada turma dos “nanicos”, pleiteando ser um dos grandes no cenário político nacional.

Omar Aziz, agora falando como presidente do PSD amazonense, uma nova vertente no nosso cenário político, deixou claro que não quer dividir essa liderança política com ninguém, por isso, não acredita que o prefeito Amazonino Mendes, (PTB), que não anda bem com o partido, possa vir a se filiar a nova agremiação partidária, considerando que o PSD ainda não comporta duas lideranças, ou seja, dois caciques.

Quando Omar falou que ficará ao lado de Eduardo Braga em 2012, aguçou a curiosidade dos observadores políticos sobre as eleições municipais, deixando no ar a possibilidade do senador disputar o cargo que já foi exercido por ele, o de prefeito de Manaus. Essa possibilidade está apenas no campo das especulações, fatos naturais em política.

O que se pode afirmar, é que essa possibilidade é real, uma vez que como senador da República, para um mandato de oito anos, Eduardo Braga entraria na disputa como franco atirador. Se vencer, assume a Prefeitura e no caso de uma derrota, ressume a sua cadeira no Senado da República. Se vencer a eleição, Braga ainda sairá mais fortalecido, uma vez que a vaga no Senado será assumida pela sua mulher Sandra Braga, na condição da primeira suplente. Tudo estará em casa e de maneira muito confortável.

Político experiente, um dos caciques da política amazonense, Amazonino Mendes, disse através de sua assessoria que não se manifestará a respeito. Como em política tudo é possível e como governador e o prefeito mantêm um bom relacionamento, quem sabe ainda não conversem e cheguem a um acordo, desde que Amazonino não figure como um cacique do novo partido e as cartas sejam dadas exclusivamente por Omar. De acordo com o pensamento do mandatário do PSD no Amazonas, Amazonino poderá funcionar apenas como um tuxaua e nunca como cacique. O melhor que se tem a fazer neste momento é esperar, até porque, estamos falando de política, logo...

Esse casamento político entre o prefeito Gilberto Kasab e o governador Omar Aziz, poderá ser benéfico para o Amazonas, considerando a forte ligação que o Amazonas tem São Paulo em função da Zona Franca de Manaus, onde estão os gabinetes de grandes indústrias que atuam no nosso Pólo Industrial estão instalados na capital bandeirante, para onde é destinada uma grande parte da produção do PIM e essa parceria, poderá fortalecer sim, a Zona Franca de Manaus.

O governador amazonense está coberto de razão quando afirmou em seu discurso no domingo, que não podemos e nem devemos ver São Paulo como um inimigo e sim como um amigo e parceiro. Está certo, governador. Brigar com o todo poderoso estado paulista não é coisa muito boa e nem inteligente pela sua força política, econômica e porque, não podemos esquecer que um cidadão que detesta a Zona Franca e o Amazonas, de nome José Serra é de lá, por isso, é bom fazer alianças interessantes como a que ocorre gora com essa articulação política envolvendo o prefeito Kasab que politicamente deverá formar na primeira fila no estado de São Paulo como um forte aliado do Amazonas e da Zona Franca de Manaus. (Postagem simultânea nos sites noticianahora, amazonianarede. Tadeudesouza e blog jornalismo eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br



domingo, 10 de abril de 2011

INCRA FAZ MARATONA E ENTREGA
SETE PATRULHAS MECANIZADAS

Parintins, AM - As sete patrulhas mecanizadas adquiridas através de licitação para repassar através de Termo de Cessão as Prefeituras dos municípios onde o INCRA mantém projetos tradicionais de Reforma Agrária, começaram a ser entregues sexta-feira, dia 8.

O ponta-pé inicial dessa maratona que sendo cumprida pela superintendente do INCRA, Maria do Socorro Marques Feitosa, começou pelo município de Parintins, mais precisamente na Escola da Vila Amazônia Tsukasa Uetysuca, em ato que contou com a presença do prefeito em exerício de Parintins Messias Cursino, senador João Pedro (PT-AM), Luiz Antonio, coordenador do Terra Legal (AM), Lúcio Carril, delegado do MDA, Carlos Beleti, superintendente do Banco da Amazônia, Ocivaldo Simas, presidente das Associações dos Assentados, Edinaldo Oliveira, presidente do Sindicato Rural entre outros, que se manifestaram sobre o PA Vilma Amazônia, que começa a viver um novo momento, especialmente sobre os benefícios que o projeto terá com a chegada da patrulha mecanizada, composta por 01 trator-esteira, 01 pa-carregadeira, 01 retro-escavadeira, 01 moto-niveladora, 02 caçambas e 01 caminhão, investimento da ordem de R$ 1.668.600,00.

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO

Demonstrando felicidade pelo ato que estava realizando, a superintendente Socorro Feitosa, disse que com o repasse da patrulha mecanizada a Prefeitura de Parintins, onde está localizado o PA Vila Amazônia e para mais seis municípios, o INCRA está atendendo a antigas reivindicações das prefeituras, dos movimentos sociais e especialmente dos assentados da reforma agrária.

Feitosa agradeceu o empenho do senador João Pedro, que foi superintendente do INCRA na defesa dos interesses da reforma agrária amazonense e garantiu que é importante o envolvimento dos políticos nesse processo, considerando que a reforma agrária não pode e nem deve ser vista como responsabilidade exclusiva do INCRA.

A superintendente falou também, da importância das parcerias que vem sendo estabelecidas pelo INCRA, com destaques para as prefeituras e Sindicatos Rurais e garantiu que com a chegada das patrulhas nos assentamentos, a manutenção das malhas viárias será feita com maior agilidade e a preços menores, otimizando de forma dinâmica essas operações.

Esclareceu ainda que de acordo com o documento assinado e as Prefeituras, o direcionamento das ações das patrulhas será definido em cima das prioridades ajustadas pelo Comitê Gestor, com a participação do INCRA, prefeituras e assentado. ”Esse Comitê que definirá as prioridades para que as patrulhas mecanizadas entre em ação, obedecendo sempre prioridades e com a aprovação do INCRA”.

As patrulhas, de acordo com o documento assinado entre as partes interessadas, continuarão como patrimônio do INCRA, disponibilizadas para as prefeituras por um prazo de cinco anos, com direito a renovação do acordo, além de que o INCRA participará ainda com uma ajuda de vinte por cento para a manutenção e consumo do equipamento, cuja operacionalidade ficará inteiramente sob a responsabilidade das prefeituras.

Encerrando a sua fala na solenidade, Socorro Feitosa, deixou claro que o “compromisso do Governo Federal e particularmente do INCRA com a Vila Amazônia não para por aqui. “Esse compromisso terá continuidade e muitas coisas boas deverão ocorrer futuramente para melhorar as condições do assentamento e dos mais de mil famílias assentadas’’.

PREFEITO AGRADECE

O prefeito em exercício Messias Cursino, agradeceu o apoio do Governo Federal e frisou que mesmo o município sendo governado por uma Prefeitura de partido de oposição ao Governo Federal, teve uma espetacular ajuda do ex-presidente Lula e certamente terá com a presidente Dilma Roussef. “É em função desse comportamento do Governo Federal com Parintins e seu povo, é que somos gratos ao Governo Federal, que na hora de tomar decisões, o povo é mais importante que as questões partidárias e ideológicas”.

Cursino ressaltou ainda, a importância da patrulha mecanizada e aproveitou para destacar que Parintins, foi um dos 65 municípios escolhidos pelo Governo Federal para ser um dos Pólos Turísticos da Amazônia e afirmou conclusivo: “É assim que queremos ver Parintins, se desenvolvendo, crescendo com parcerias fortes e seu povo feliz’’.

“E PRECISO CONHECER’’

Finalizando a sua fala na solenidade, Socorro Feitosa, deixou claro que o “compromisso do Governo Federal e particularmente do INCRA com a Vila Amazônia não para por aqui. “Esse compromisso terá continuidade e muitas coisas boas deverão ocorrer futuramente para melhorar as condições do assentamento e dos mais de mil famílias assentadas’’.

Ao falar dos benefícios que a Vila Amazônia ganha com a patrulha mecanizada disponibilizada pelo INCRA, João Pedro garantiu que o Governo Federal continuará investindo no Amazonas e na Amazônia. “Não tenho dúvidas de que o PA Vila Amazônia e o município de Parintins receberão outros investimentos do Governo Federal, mas é importante deixar claro, que tudo o que está acontecendo agora e o que ocorrer no futuro, é, e serão fatores muito importantes para o desenvolvimento socioeconômico do município mas não podemos perder de vista a valor da reforma agrária, que no futuro poderá até ser mecanizada, mas o foco que hoje trabalhamos deverá permanecer, além da responsabilidade que todos devemos ter com o meio-ambiente”.






sábado, 2 de abril de 2011

O 31 DE MARÇO SEM COMEMORAÇÕES



                                                                                                                                  *Osny Araújo

Vocês leitores internautas, prestaram a atenção que este ano o 31 de março, aniversário do famigerado golpe militar de 64, passou sem as solenes formaturas das Forças Armadas, especialmente no Exército para comemorar o episódio. Pois é. Os tempos mudaram e os militares entenderam que não existiam mais motivos para festejar uma data que empobreceu em muito a nossa história política republicana e que os brasileiros não fazem questão de lembrar.

O simbolismo do gesto merece um grande registro, pois indica claramente que aquele momento todo, finalmente foi superado, até porque, nos recordava uma época de grandes divisões e equívocos políticos e mais que isso, é o reconhecimento literal do Estado Democrático de Direito que o país vive, consolidando uma democracia forte e na América Latina

Quem acessava o Portal do Exercito Brasileiro até novembro do ano passado na Internet, encontrava o 31 de março marcado como uma data importante na história brasileira e por isso, deveria ser comemorado com pompas pelas Forças Armadas, especialmente o Exército, mas para a alegria de todos e felicidade geral dos brasileiros, essa data saiu do calendário. Antes tarde do que nunca.

Hoje, quem acessa o Portal encontra como datas comemorativas e que realmente representam muito para a nossa história, apenas o 7 de Setembro, (Dia da Pátria), 8 de maio (Dia da Vitória), 16 de dezembro (Dia do Reservista) e 19 de Novembro (Dia da Bandeira).

Esse fato é salutar em todos os sentidos na história política e demonstra a força da democracia num país o povo gosta e sabe viver com liberdade e responsabilidade, além de ser um bom remédio para a superação de traumas, que especialmente os brasileiros mais idosos desejam ardentemente esquecer, isso os que puderem, porque alguns, jamais conseguirão porque estarão lembrando sempre dos seus entes queridos que tombaram lutando contra o golpe militar de 31 de março de 64. O Brasil tem essa dívida histórica com muitos de seus filhos, amantes da liberdade.

A iniciativa contribuiu sem nenhuma dúvida para aprofundar de forma simples a importância da democracia, eliminando focos que buscavam realimentar os traumas que a Nação viveu a partir de 31 de março de 64 que os brasileiros fazem questão de esquecer, mas sem em nenhum momento negar a memória e sem rasurar a verdade e a história.

Agora convenhamos: Comemorar uma data de aniversário de um golpe militar que os brasileiros desejam ardentemente esquecer, não era algo nada simpático, a não ser para os fardados. A final, as festividades representavam em outras palavras uma comemoração contra o próprio ordenamento jurídico e democrático da Nação, considerando a plena restauração do Estado Democrático no Brasil.

Na verdade, as razões expostas para justiçar o culto à data, nunca foram inteiramente acolhidas pela sociedade civil brasileira, pelas consciências democráticas nacionais e sempre foi muito duro aturar esses atos, embora nos quartéis o pensamento fosse diferente. A idéia sempre foi a de que se comemorava um grande feito histórico para a Nação, tanto é que estava inserido no calendário, como por exemplo, o 7 de Setembro e outras datas verdadeiramente importantes que deveremos manter o culto, pela grande importância que tem para a história brasileira.

Claro que o golpe de 64 foi fruto de facções ideológicas que por determinado momento dominaram as Forças Armadas, em uma época de algumas conturbações em abates políticos, até porque, sempre existiram militares das mais diferentes ideologias dentro dos quartéis, como é absolutamente natural numa democracia plena como a que vivemos. (Publicação simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog jornalismo eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br






sexta-feira, 1 de abril de 2011


INCRA vai repassar patrulhas aos municípios para
otimizar  recuperação das estradas nos assentamentos

Fonte: Ascom, INCRA,AM
Manaus - A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), está trabalhando através da sua Procuradoria Jurídica Especializada, na elaboração dos Termos legais a serem assinados pelo órgão e Prefeituras Municipais onde existem projetos de assentamentos de reforma agrária, que receberão patrulhas mecanizadas.

Os municípios contemplados com as patrulhas mecanizadas, composta por 01 pá-carregadeira, 01 trator-esteira, 02 caçambas, 01 moto-niveladora, 01 retro-escavadeira, 01 rolo-compactador e 01 caminhão, no valor global de R$ 1.668.600,00, são: Manaus, Careiro, Lábrea, Apuí, Parintins, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, com investimento superior a R$ 11 milhões, levando benefícios para 14.551 famílias assentadas.

Segundo a superintendente do INCRA Maria do Socorro Marques Feitosa, o objetivo dessas parcerias com as prefeituras “ é otimizar a manutenção permanente da malha viária dos assentamentos, com mais celeridade e a custos mais baixos “.

Socorro Feitosa esclareceu ainda que as patrulhas foram adquiridas através de Concorrência Pública nacional (pregão eletrônica), com a participação de mais de vinte empresas. A amazonense Moto-Técnica Comercio e Engenharia, localizada na Av. Lores Clodovil, 27 Alvorada I, ganhou a concorrência no Amazonas, no que diz respeito a parte relacionada a tratores.

GARANTIA E MANUTENÇÃO

O empresário Abel Guedes, titular da empresa Moto-Técnica, importador e revendedor de tratores e máquinas rodoviárias da marca XCMG, afirmou que as máquinas tem a garantia 1,5 anos ou três mil horas trabalhadas, além de um grande acervo de peças de reposição no Brasil e em Manaus e total assistência técnica especializada.

Esclareceu ainda o empresário que o equipamento adquirido pelo INCRA possui Certificado de Qualidade e garantiu que já comercializou no Estado mais de 200 máquinas da marca, inclusive para o Exercito Brasileiro, com todas em pleno funcionamento, o que segundo ele, “demonstra a excelente qualidade do equipamento”.

O empresário afirma que a XCMG, que já tem fabrica no Brasil, em Recife, no ramo é a terceira maior fabrica do mundo, deixando claro que o equipamento é de ponta e presente em todas as partes do mundo, prestando serviços com excelentes resultados.

PARCERIA

Socorro Feitosa explicou como funcionará a parceria entre o INCRA e as prefeituras que receberão as patrulhas mecanizadas.

Segundo ela, as patrulhas continuarão a ser de propriedade do INCRA, cedidas as prefeituras para trabalhar na recuperação das vicinais dos assentamentos e posteriormente para as áreas de regularização fundiária e outras, desde que exista aprovação pelo Comitê Gestor.

A contrapartida dos municípios será a manutenção do equipamento e o custeio da sua operacionalidade, para o que o INCRA ainda repassará em forma de convênio 10% do valor do convênio para ajudar nesse processo, já a partir do segundo ano, conforme a legislação que disciplina o instrumento a ser celebrado entre os entes federativos.

A titular do INCRA no Amazonas, frisou que com isso, a instituição não quer de forma alguma se eximir das suas responsabilidades com os assentamentos. “O que nós queremos na realidade, é manter uma manutenção permanente nas malhas viárias dos assentamentos, otimizando de forma mais racional os gastos públicos”.

Esclareceu ainda a superintendente que as famílias assentadas nos quatro assentamentos do município de Presidente Figueiredo, na condição de munícipes só vem a somar com o próprio município, inseridos na sua população, ajudando na contabilidade para que o município aumente os seus repasses constitucionais oriundos do próprio Governo Federal, para o desenvolvimento da saúde, educação e outras ações de competência da municipalidade, de acordo com o que determina a Constituição Federal.

Segundo o INCRA nos documentos que estão sendo preparados pela Procuradoria, as patrulhas tem uma planilha de serviços/ano, não ultrapassando a 96 km de recuperação, o que será suficiente para manter em boas condições as estradas vicinais.

PRESIDENTE FIGUEIREDO

No caso da posição assumida até o momento pelo prefeito Fernando Vieira, de Presidente Figueiredo, onde o INCRA mantém quatro assentamentos de Reforma Agrária, o INCRA informou que as patrulhas ainda não foram repassadas aos municípios e que o documento enviado ao prefeito, foi apenas uma minuta do que está sendo elaborado pela Procuradoria Especializada do INCRA, para formalizar a entrega dos equipamentos.

Nos quatro assentamentos do município, Uatumã, Rio Pardo, Canoas e Morena com uma malha viária de aproximadamente 350 km de estradas, vivem 1.074 famílias, que certamente serão muito beneficiadas com essa parceria que o INCRA ainda tenta estabelecer com a Prefeitura de Presidente Figueiredo.

“Na verdade, o que nós do INCRA queremos é fortalecer as parcerias com essas prefeituras para melhorar a vida dos nossos assentados e por extensão as condições de vida nesses municípios, até porque não entendemos Reforma Agrária como uma ação isolada do INCRA e sim um trabalho de relevante importância social que precisa da participação de todos os agentes do Governo, nos seus mais diferentes níveis, por isso, vejo como importante a participação de todos nesse processo” – finalizou a superintendente Maria do Socorro Marques Feitosa.