Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

E ESSA TAL LEI DA FICHA LIMPA?


                                                                                                                         *Osny Araújo

Sei que ela existe, mas sei também que não funciona, simplesmente porque não está sendo aplicada devidamente e tudo por culpa dos tribunais, que ficam jogando de um lado para outro e a política brasileira continua repleta de fichas sujas. Uma vergonha.

No Congresso Nacional, instituição responsável pela elaboração, aprovação de leis e ainda pela fiscalização dos atos praticados pelo Executivo, está cheio de deputados e senadores envolvidos em vários escândalos políticos e outras maracutáias.

Para que possa entender melhor a questão, ou melhor, a não aplicação da Lei da Ficha Limpa, é bom saber que sessenta e três parlamentares (senadores e deputados), isto para falarmos apenas a nível de Congresso Nacional, são réus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e continuam desempenhando as suas funções, mesmo com as fichas maculadas.

Essa turma “ficha suja”, pelos menos está com essa acusação nas costas, é formada por cinqüenta e quatro deputados e nove senadores contra os quais o Ministério Público detectou fortes indícios de crimes políticos, mas até agora nada aconteceu. Talvez, quando faltarem alguns poucos meses para o fim dos mandatos, eles possam sofrer algum tipo de punição. Não duvido. Entendo que os julgamentos deveriam já ter sido feitos e os por ventura, inocentados, poderiam sim, assumir os seus cargos. Caso contrário ...

Apesar das acusações e das muitas evidências, essa turma continua posando de bons moços, tentando passar para a sociedade brasileira que são políticos pobros, dignos, honrados e éticos. Como diria Boris Gazoy “isso é uma vergonha”.

Na realidade, esses sessenta e três congressistas, fazem parte de um time ainda maior, composto por cento e trinta e seis congressistas que respondem por algum tipo de investigação na Corte máxima brasileira.

Essa “turma legal” da política brasileira representa vinte e dois Estados e treze partidos políticos. A liderança é do todo poderoso estado de São Paulo e o partido que mais se destaque é o PMDB do vice-presidente da República Michel Temer. Do Amazonas, aparecem na lista três deputados.

Nesse interessante levantamento feito pelo site Congresso em Foco, mostra aos brasileiros a qualidade da representação que a sociedade tem no Congresso Nacional, hoje uma instituição muito desacreditada e isso ocorre, pela qualidade dos políticos que lá estão e nós, também temos a nossa parcela de culpa, a final de contas, eles estão lá, porque nós os colocamos La com os nossos votos.

É bom que isso aconteça, para que possamos refletir melhor na hora de votar, ou melhor, de passar uma procuração para que nos representem no Parlamento e também nos cargos executivo, que não estão alheios a Lei, desde que ela realmente algum dia venha a funcionar.

Ora meus amigos, o nome popular da Lei é muito claro “Ficha Limpa” e ficha suja, não é ficha limpa, por isso, a sociedade brasileira, até pela valorização da desgastada e desacreditada classe política e pelo retorno da credibilidade dói Congresso Nacional, clama pela sua aplicação já. É isso, apenas isso que a sociedade quer e deseja, para que possamos começar a reescrever a nossa história política.

Uma história com política e políticos com P maiúsculo e não com essa turma ficha suja que continua impregnando o Congresso Nacional, tomando lugar de pessoas honradas e dispostas a fazer política com determinação, ética, e inteligência, pensando no bem comum e no País como um todo, dando exemplo de dignidade, Vontade de servir, de respeito ao povo e de amor pelo seu município, estado e pelo Brasil.(Com publicação simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog jornalismo eclético)


*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: