Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

MUDOU ...MAS NEM TANTO


                                                                                                                            *Osny Araújo

O PT após ter assumido o Poder mudou em alguma coisa, mas na essência, continua sendo aquele mesmo partido de esquerda, só não mais tão radical, mas com muitas tendências e pontos de vista diferentes e por isso, com muitas discussões e brigas internas envolvendo os próprios companheiros, fato considerado normal pelos próprios petistas que já se acostumaram a conviver com essas situações.

A semana que passou não foi das melhores para os petistas, com a troca de algumas farpas entre companheiros importantes no cenário político amazonense, envolvendo, principalmente os deputados Sinésio Campos, líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado e o PT oposicionista José Ricardo. Coisa de bons companheiros. Alias, não se meta nessa história que isso é como briga de família. Depois tudo ficará bem.

Toda essa confusão nasceu dentro de uma discussão democrática, pratica sempre utilizada pelo Partido para tomar decisões. Desta feita, foi para definir a posição do Partido em relação ao Governo Omar Aziz, prosseguindo o que fez no Governo Eduardo Braga. Omar foi eleito governador com o apoio extra-oficial de parte do PT que oficialmente apoiou a candidatura do senador hoje ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR) ao Governo do Estado.

A aprovação desse acordo político, arquitetado pelo deputado Sinésio Campos não ganhou unanimidade do partido, o que é algo muito difícil, considerando que a tendência a qual pertence o deputado José Ricardo se absteve de votar, por isso, o parlamentar se considera livre para continuar atuando no Legislativo como oposição ao Governo Omar Aziz, fato que contraria a decisão do Partido e a do seu articulador, deputado Sinésio Campos, considerando que a decisão assumida pelo Partido deve ser cumprida a risca, ou seja, o PT tem que formar sempre, enquanto o acordo existir ao lado do Governo.

Sem querer entrar na seara petista, nesse particular acho que o deputado Sinésio Campos tem razão em lutar para que o PT também continue sendo governo no Amazonas. Com isso, o Partido se mantém no Poder com várias secretarias e outros cargos importantes dentro da administração do Estado, além da liderança da bancada governista na Assembléia Legislativa, que é uma grande força política adquirida pelo Partido que, diga-se de passagem, não tem grande poder voto em Manaus e por isso, têm bancadas minguadas na Assembléia e na Câmara Municipal de Manaus, fato que torna ainda mais interessante essa aproximação e participação no Governo.

Como vejo política de forma diferente de filiados partidários, entendo que não precisa ser governo para votar com o Governo e nem oposição para votar contra o Governo. O que é preciso e ver com inteligência e liberdade de ação o que está sendo colocado em votação. Se a cosia for favorável à sociedade, ao Estado etc. e tal, não têm porque o deputado de oposição votar conta, só pelo fato de ser oposição. O inverso é verdadeiro. O importante é pensar no que é melhor para todos e não saber quem fez o que. Isso não me parece que é política feita com seriedade.

Penando assim, o deputado José Ricardo poderá continuar a fiscalizar o Governo, como vem fazendo e apoiá-lo quando as propostas do Executivo forem boas para a sociedade e para o Estado. Isso é fazer política com compromisso com a sociedade, com princípio e com a determinação de quem realmente quer fazer política com P maiúsculo.

No momento o melhor que se tem a fazer é esperar e observar o comportamento desses deputados companheiros na Assembléia Legislativa do Estado e que a sociedade não venha a ser prejudicada. É o que se espera. (Com publicação simultânea nos Sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: