Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

POLÍTICOS VERSUS TÉCNICOS


                                                                                             *Osny Araújo

O Brasil caminha a passos de cágado para se prepara convenientemente para o grande evento esportivo internacional, um dos maiores e mais importantes do planeta, que é a Copa do Mundo e Manaus, está incluída nesse roteiro, como um das doze cidades-sede dos jogos.

Por aqui, as obras não aparecem ainda. A única em evidência é a da Arena da Amazônia, após a derrubada do estádio Vivaldo Lima e nada mais se vê e essa ausência começa a preocupar os amazonenses. Será que tudo vai ficar pronto para recebermos a Copa de 2014? Essa é a pergunta mais freqüente que se ouve no momento em Manaus, quando se comenta a questão.

No meu entendimento, está faltando mais gestão e vontade política para fazer deslanchar tão audacioso e importante projeto, que sem nenhuma dúvida, deixará um grande legado para Manaus e o Amazonas, com isso, a capital amazonense ficará em excelentes condições para desenvolver um grande programa de turismo interno e externo, mas para isso, as cosias precisam acontecer e não estão acontecendo.

Por aqui, não temos um aeroporto em condições de absorver uma movimentação como certamente ocorrerá no evento.

Não temos também, uma Internet que deixam todos os que a utilizam nervosos e quase desesperados com a sua lentidão e nada de aparecer uma banda larga digna para que se possa dizer que realmente possuímos um sistema avançado de internet.

Como se pretende cobrir um evento de tamanha magnitude, que trará um grande número de jornalistas, fotógrafos, radialistas etc., enfim a grande mídia nacional e internacional, se pelo menos até o momento, não temos agilidade necessária via Internet para cobrir jornalisticamente um acontecimento de tamanho porte de grande interesse da mídia.

Do jeito que a coisa funciona, não dá e precisamos trabalhar enquanto ainda há tempo para solucionar esse grave problema, que servirá ainda para divulgar e muito Manaus e o Amazonas a nível internacional, abrindo as portas para o turismo. Abrindo ou fechando essas portas, e isso vai depender de como vamos mostrar a nossa cidade para o mundo.

O transporte de massa, juntamente com o aeroporto, devam ser os maiores desafios em termos de grandes obras para a Copa. Nada ainda foi feito, a não ser projetos sempre desaprovados, isso em termos do transporte de massa e de muitas falácias sobre a ampliação e modernização do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, isso para não citar a Rodoviária de Manaus, que praticamente não existe e por aqui chegam coletivos de várias cidades do interior, de Boa Vista, capital de Roraima e até de linhas internacionais , essas que trafegam até Manaus pela BR-174.

Um dos pontos mais preocupantes nessa história está relacionado ao Aeroporto Eduardo Gomes, que com Copa ou sem Copa precisa ser ampliado. No confronto de idéias e palavras, a coisa está parecendo uma Torre de Babel, onde ninguém se entende.

Os políticos, e a própria presidente Dilma garante que os aeroportos, isso mesmo, os aeroportos para a Copa serão preparados em tempo hábil. Para isso, o Governo criou até uma Secretaria especializada para cuidar dessas questões e a própria presidente já bradou aos quatros cantos do País que quer pressa nas obras da Copa.

Enquanto isso, técnicos da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, embasados em dados técnicos e não em falácias ou discursos políticos, garantem que o tempo é inviável para que os nossos aeroportos fiquem nos trinques para receber a grande demanda de passageiros para o evento. Segundo eles, as obras caso comecem agora, só ficarão inteiramente concluídas em 2017, ou seja, bem depois do grande torneio.

Pelo sim e pelo não, vou ficar com a opinião dos técnicos, desprezando os discursos políticos. Mas quero acreditar, que se o problema for enfrentado agora e com determinação, quem sabe, possamos ter os aeroportos brasileiros até 2014, o ano da Copa no Brasil. Estou nessa torcida. (Postagem simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog jornalismo eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br



Nenhum comentário: