Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

INCRA FAZ MARATONA E ENTREGA
SETE PATRULHAS MECANIZADAS

Parintins, AM - As sete patrulhas mecanizadas adquiridas através de licitação para repassar através de Termo de Cessão as Prefeituras dos municípios onde o INCRA mantém projetos tradicionais de Reforma Agrária, começaram a ser entregues sexta-feira, dia 8.

O ponta-pé inicial dessa maratona que sendo cumprida pela superintendente do INCRA, Maria do Socorro Marques Feitosa, começou pelo município de Parintins, mais precisamente na Escola da Vila Amazônia Tsukasa Uetysuca, em ato que contou com a presença do prefeito em exerício de Parintins Messias Cursino, senador João Pedro (PT-AM), Luiz Antonio, coordenador do Terra Legal (AM), Lúcio Carril, delegado do MDA, Carlos Beleti, superintendente do Banco da Amazônia, Ocivaldo Simas, presidente das Associações dos Assentados, Edinaldo Oliveira, presidente do Sindicato Rural entre outros, que se manifestaram sobre o PA Vilma Amazônia, que começa a viver um novo momento, especialmente sobre os benefícios que o projeto terá com a chegada da patrulha mecanizada, composta por 01 trator-esteira, 01 pa-carregadeira, 01 retro-escavadeira, 01 moto-niveladora, 02 caçambas e 01 caminhão, investimento da ordem de R$ 1.668.600,00.

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO

Demonstrando felicidade pelo ato que estava realizando, a superintendente Socorro Feitosa, disse que com o repasse da patrulha mecanizada a Prefeitura de Parintins, onde está localizado o PA Vila Amazônia e para mais seis municípios, o INCRA está atendendo a antigas reivindicações das prefeituras, dos movimentos sociais e especialmente dos assentados da reforma agrária.

Feitosa agradeceu o empenho do senador João Pedro, que foi superintendente do INCRA na defesa dos interesses da reforma agrária amazonense e garantiu que é importante o envolvimento dos políticos nesse processo, considerando que a reforma agrária não pode e nem deve ser vista como responsabilidade exclusiva do INCRA.

A superintendente falou também, da importância das parcerias que vem sendo estabelecidas pelo INCRA, com destaques para as prefeituras e Sindicatos Rurais e garantiu que com a chegada das patrulhas nos assentamentos, a manutenção das malhas viárias será feita com maior agilidade e a preços menores, otimizando de forma dinâmica essas operações.

Esclareceu ainda que de acordo com o documento assinado e as Prefeituras, o direcionamento das ações das patrulhas será definido em cima das prioridades ajustadas pelo Comitê Gestor, com a participação do INCRA, prefeituras e assentado. ”Esse Comitê que definirá as prioridades para que as patrulhas mecanizadas entre em ação, obedecendo sempre prioridades e com a aprovação do INCRA”.

As patrulhas, de acordo com o documento assinado entre as partes interessadas, continuarão como patrimônio do INCRA, disponibilizadas para as prefeituras por um prazo de cinco anos, com direito a renovação do acordo, além de que o INCRA participará ainda com uma ajuda de vinte por cento para a manutenção e consumo do equipamento, cuja operacionalidade ficará inteiramente sob a responsabilidade das prefeituras.

Encerrando a sua fala na solenidade, Socorro Feitosa, deixou claro que o “compromisso do Governo Federal e particularmente do INCRA com a Vila Amazônia não para por aqui. “Esse compromisso terá continuidade e muitas coisas boas deverão ocorrer futuramente para melhorar as condições do assentamento e dos mais de mil famílias assentadas’’.

PREFEITO AGRADECE

O prefeito em exercício Messias Cursino, agradeceu o apoio do Governo Federal e frisou que mesmo o município sendo governado por uma Prefeitura de partido de oposição ao Governo Federal, teve uma espetacular ajuda do ex-presidente Lula e certamente terá com a presidente Dilma Roussef. “É em função desse comportamento do Governo Federal com Parintins e seu povo, é que somos gratos ao Governo Federal, que na hora de tomar decisões, o povo é mais importante que as questões partidárias e ideológicas”.

Cursino ressaltou ainda, a importância da patrulha mecanizada e aproveitou para destacar que Parintins, foi um dos 65 municípios escolhidos pelo Governo Federal para ser um dos Pólos Turísticos da Amazônia e afirmou conclusivo: “É assim que queremos ver Parintins, se desenvolvendo, crescendo com parcerias fortes e seu povo feliz’’.

“E PRECISO CONHECER’’

Finalizando a sua fala na solenidade, Socorro Feitosa, deixou claro que o “compromisso do Governo Federal e particularmente do INCRA com a Vila Amazônia não para por aqui. “Esse compromisso terá continuidade e muitas coisas boas deverão ocorrer futuramente para melhorar as condições do assentamento e dos mais de mil famílias assentadas’’.

Ao falar dos benefícios que a Vila Amazônia ganha com a patrulha mecanizada disponibilizada pelo INCRA, João Pedro garantiu que o Governo Federal continuará investindo no Amazonas e na Amazônia. “Não tenho dúvidas de que o PA Vila Amazônia e o município de Parintins receberão outros investimentos do Governo Federal, mas é importante deixar claro, que tudo o que está acontecendo agora e o que ocorrer no futuro, é, e serão fatores muito importantes para o desenvolvimento socioeconômico do município mas não podemos perder de vista a valor da reforma agrária, que no futuro poderá até ser mecanizada, mas o foco que hoje trabalhamos deverá permanecer, além da responsabilidade que todos devemos ter com o meio-ambiente”.






Nenhum comentário: