Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Com o testemunho de assentados INCRA repassou
Patrulha Mecanizada a Prefeitura de Manaus


Fonte- INCRA,AM
Manaus - Com o testemunho de centenas de assentados da reforma agrária, a maioria do Tarumã Mirim, o maior projeto de assentamento do município, a superintendência Regional do INCRA, representada no ato pela sua titular Maria do Socorro Marques Feitosa, repassou para a Prefeitura de Manaus. Com o Termo de Cessão de Uso, uma patrulha mecanizada completa que sob a responsabilidade da Prefeitura, com aprovação de um Conselho Gestor, com a participação do INCRA, prefeitura e assentados, atuará nos assentamentos, de acordo com as prioridades apresentadas.

A solenidade aconteceu às 12 horas no auditório do INCRA, com o prefeito Amazonino Mendes representado no ato pelo secretário de Produção de Abastecimento do município José Rogério Vasconcelos de Araújo, que enalteceu a parceria estabelecida entre o INCRA e a prefeitura de Manaus e elogiou as ações que o órgão vem desenvolvendo através da reforma agrária no município, ajudando de forma substancial no aumento da produção e produtividade do campo, através da agricultura familiar dentro da reforma agrária.

No estreitamento dessa parceria, o secretario garantiu que a partir de agora o assentamento Tarumã Mirim contará com mais assistência técnica e anunciou um técnico residente no ramal do Pau-Rosa para garantir essa assistência. “Estamos fazendo isso porque acreditamos na reforma agrária, acreditamos no campo e respeitamos os produtores rurais, homens e mulheres de muita fé. Precisamos entender que Manaus não pode ser vista apenas pelo Pólo Industrial, mas também pela sua produção no campo, porque sem o campo, as grandes cidades como Manaus não existiram”.

IMPORTANTE

Para o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no amazonas, Lúcio Carril, para a reforma agrária no município e para o desenvolvimento sustentável do meio rural, através das ações que vem sendo desenvolvidas pelo INCRA nos assentamentos.

Carril afirmou ainda que a patrulha mecanizada que o INCRA estava passando à Prefeitura, através de um Termo de Concessão, os assentamentos terão melhorada a sua infra-estrutura no que diz respeito as suas malhas viárias e isso, segundo ele, dinamizará a produção, facilitará o escoamento e aumentará a produção e produtividade.

TRABALHO SINTONIZADO

A superintendente Socorro Feitosa mais uma vez a importância de parcerias para o bom andamento da reforma agrária no Estado, garantindo que com um trabalho irmanado e bem sintonizado todos saem ganhando.

Feitosa falou das dificuldades que o INCRA tem para atender as demandas para as melhorias nos sistemas viários com mais de 288 km de estradas e vicinais nos assentamentos e garantiu que a partir de agora, tudo será feito com maior agilidade a preços menores, oferecendo melhores condições aos assentados para deslocamentos e especialmente para o escoamento da produção.

Feitosa fez questão de salientar que essa ação, representa uma grande inovação que o INCRA vem fazendo na reforma agrária no Amazonas e disse ter a certeza de que com a disponibilização dessas patrulhas para Prefeitura atuar nos assentamentos, as coisas caminharão com maior dinamismo no que diz respeito à abertura e recuperação de estradas, melhorando as condições de vida e de trabalho dos nossos assentados que terão mais facilidades no escoamento da produção para os centros consumidores.

Socorro Feitosa aproveitou para agradecer mais uma vez as parcerias que vem sendo estabelecidas pelo INCRA as três esferas de Governos e com os movimentos sociais, por entender que a reforma agrária não é nem poder vista como uma ação isolada do INCRA, mas do próprio conjunto de Governo.

FESTA NO ESCIONAMENTO

Do plenário as autoridades e participantes do evento no auditório se deslocaram para o estacionamento frontal a sede do INCRA, onde a superintendente fez a entrega das chaves dos equipamentos da patrulha ao secretário Rogério Araújo, que prometeu colocar a mão na massa.

Além da patrulha, composta por Moto-niveladora, trator-esteira, pá-carrecadeira, retro-escavadeira, rolo-compactador, duas caçambas e um caminhão, o INCRA ainda repassará através de convênio mais 20% para ajudar no custeio e manutenção do equipamento que ficará inteiramente sob a responsabilidade da Prefeitura, inclusive a sua operacionização.

O valor para cada patrulha, adquirida através de licitação é de R$ 1.668.000,00, com investimento total superior a R$ 11 milhões e os trabalhos nos 16 assenbtamentos nesses sete municípios, beneficiarão 14.551 famílias assentadas. 

Amanhã à tarde (sábado) a superintendente Socorro Feitosa estará no município de Rio Preto da Eva, onde fará entrega de equipamento semelhante, segundo posteriormente com essa maratona para os municípios de Lábrea e Presidente Figueiredo. Os municípios de Parintins, Careiro e Apuí, já estão de posse das suas patrulhas.

Nenhum comentário: