Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

O 31 DE MARÇO SEM COMEMORAÇÕES



                                                                                                                                  *Osny Araújo

Vocês leitores internautas, prestaram a atenção que este ano o 31 de março, aniversário do famigerado golpe militar de 64, passou sem as solenes formaturas das Forças Armadas, especialmente no Exército para comemorar o episódio. Pois é. Os tempos mudaram e os militares entenderam que não existiam mais motivos para festejar uma data que empobreceu em muito a nossa história política republicana e que os brasileiros não fazem questão de lembrar.

O simbolismo do gesto merece um grande registro, pois indica claramente que aquele momento todo, finalmente foi superado, até porque, nos recordava uma época de grandes divisões e equívocos políticos e mais que isso, é o reconhecimento literal do Estado Democrático de Direito que o país vive, consolidando uma democracia forte e na América Latina

Quem acessava o Portal do Exercito Brasileiro até novembro do ano passado na Internet, encontrava o 31 de março marcado como uma data importante na história brasileira e por isso, deveria ser comemorado com pompas pelas Forças Armadas, especialmente o Exército, mas para a alegria de todos e felicidade geral dos brasileiros, essa data saiu do calendário. Antes tarde do que nunca.

Hoje, quem acessa o Portal encontra como datas comemorativas e que realmente representam muito para a nossa história, apenas o 7 de Setembro, (Dia da Pátria), 8 de maio (Dia da Vitória), 16 de dezembro (Dia do Reservista) e 19 de Novembro (Dia da Bandeira).

Esse fato é salutar em todos os sentidos na história política e demonstra a força da democracia num país o povo gosta e sabe viver com liberdade e responsabilidade, além de ser um bom remédio para a superação de traumas, que especialmente os brasileiros mais idosos desejam ardentemente esquecer, isso os que puderem, porque alguns, jamais conseguirão porque estarão lembrando sempre dos seus entes queridos que tombaram lutando contra o golpe militar de 31 de março de 64. O Brasil tem essa dívida histórica com muitos de seus filhos, amantes da liberdade.

A iniciativa contribuiu sem nenhuma dúvida para aprofundar de forma simples a importância da democracia, eliminando focos que buscavam realimentar os traumas que a Nação viveu a partir de 31 de março de 64 que os brasileiros fazem questão de esquecer, mas sem em nenhum momento negar a memória e sem rasurar a verdade e a história.

Agora convenhamos: Comemorar uma data de aniversário de um golpe militar que os brasileiros desejam ardentemente esquecer, não era algo nada simpático, a não ser para os fardados. A final, as festividades representavam em outras palavras uma comemoração contra o próprio ordenamento jurídico e democrático da Nação, considerando a plena restauração do Estado Democrático no Brasil.

Na verdade, as razões expostas para justiçar o culto à data, nunca foram inteiramente acolhidas pela sociedade civil brasileira, pelas consciências democráticas nacionais e sempre foi muito duro aturar esses atos, embora nos quartéis o pensamento fosse diferente. A idéia sempre foi a de que se comemorava um grande feito histórico para a Nação, tanto é que estava inserido no calendário, como por exemplo, o 7 de Setembro e outras datas verdadeiramente importantes que deveremos manter o culto, pela grande importância que tem para a história brasileira.

Claro que o golpe de 64 foi fruto de facções ideológicas que por determinado momento dominaram as Forças Armadas, em uma época de algumas conturbações em abates políticos, até porque, sempre existiram militares das mais diferentes ideologias dentro dos quartéis, como é absolutamente natural numa democracia plena como a que vivemos. (Publicação simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog jornalismo eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br






Nenhum comentário: