Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

POLÍTICA E REFLEXÃO

                                                                   *Osny Araújo

Escrevo este artigo no dia 21 de abril, quinta-feira da paixão e data importante na nossa história política dedicada a Joaquim José da Silva Xavier, o inconfidente Tiradentes, considerado o grande mártir da independência.

Afora isso, a semana foi cheia de bons assuntos políticos, como mais uma absolvição do prefeito Amazonino Mendes, pelo Tribunal Regional Eleitoral, dos passos importantes que a sonhada reforma política começa a dar no Congresso Nacional, de famílias indígenas invadindo área de proteção ambiental em Manaus, dos desencontros entre o Governo do Estado e a prefeitura de Manaus sobre o futuro sistema de transporte coletivo de Manaus para a Copa de 2014, a prisão pela Polícia Federal de uma promotora do Distrito Federal acusada de participação no mensalão do DEM a votação do novo Código Florestal, a proposta der um novo plebiscito sobre armas e tantos outros, que tomaram conta das páginas dos jornais e espaço portais jornalísticos, numa semana das mais movimentadas para o jornalismo político.

Como se vê, o cardápio de noticias políticas foi amplo e variado para todos os gostos e isso é importante num momento de recolhimento e reflexão em que vivemos, quando o mundo cristão comemora a Semana Santa, recordando o nascimento, vida e morte de Jesus Cristo, feito homem em sua passagem pela terra e tudo aconteceu por questões ideológicas, políticas, com uma dose exagerada de fanatismo.

Entendo que a reforma política que começa a ser alinhavada é sem nenhuma dúvida o mais importante assunto político do momento, considerando que não podemos mais continuar a conviver com uma legislação político-partidária arcaica e completamente ultrapassada. Precisamos de uma legislação moderna, a fim de que a nossa política possa trilhar por novos caminhos, com menos corporativismo, com mais decência por parte dos políticos e com maior comprometimento com a sociedade.

Não é segredo pra ninguém que entenda um pouquinho de política, que os nossos congressistas (deputados federais e senadores), estão trabalhando nessa importante reforma contrariados. Por eles, certamente a coisa continuaria como está, uma vez que a reforma, mesmo que não seja uma grande reforma, como deverá ocorrer, vai mexer com interesses desses senhores, onde as questões pessoais, o corporativismo e outras coisas mais, são mais importantes que as questões regionais ou nacionais.

Na verdade, muitos até querem uma reforma política, mas do seu jeito, ou seja, desde que não prejudique os seus interesses políticos partidários. Sabemos que a coisa é complexa, mas, que tal aproveitarmos este momento cristão e de reflexão para meditarmos sobre a importância dessa reforma e o que ela representará para o futuro da vida política brasileira. À hora é de agir com patriotismo, pensando na Pátria e no seu povo.

A reforma precisa decidir sobre pontos importantes, tais como: Financiamento público ou não das campanhas, fidelidade partidária, voto obrigatória, voto distrital ou não, o caso da suplência do Senado, que no meu entendimento precisa ser alterada, para que não tenhamos mais senadores sem votos, o número de partidos políticos, a desfiliação e n filiação de políticos com mandatos, reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, listas fechadas para as candidaturas de responsabilidade dos partidos, como ficará o processo das coligações etc.

Entendo que a questão deva ser amplamente discutida, não apenas pelos congressistas, mas pelas assembléias legislativas, como está fazendo a do Amazonas, pelas câmaras municipais e pela sociedade de um modo geral, para que tiradas as propostas em consenso possam ser encaminhadas ao Congresso Nacional, onde, aliás, não está havendo nenhum tipo de consenso sobre a questão.

Só nos resta aguardar e torcer para que tenhamos uma reforma, ainda que não tão ampla como gostaríamos, que pelo menos uma mini-reforma possa ser aprovada e promova alguma mudança, lógico, que para melhor. Feliz Páscoa a todos. (Postagem simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede. Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: