Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012


 MUITOS CACIQUES E TUCHAUAS NA CORRIDA PELAS PREFEITURAS

                                                                                                                          Osny Araújo*

Estamos iniciando o mês de maio, mês de Maria, das flores, das mães e marca também uma aproximação maior das convenções político-partidárias que definirão as candidaturas e coligações para as eleições municipais de outubro. Por isso, as movimentações nos bastidores aumentam consideravelmente.

No Amazonas, com 62 municípios, as eleições estão movimentando as lideranças políticas e quase a metade dos atuais prefeitos deverão ter suas candidaturas confirmadas à reeleição. Isso para quem tiver ficha limpa, isso mesmo, para quem tiver ficha limpa.

 Em Manaus, a capital do Estado, as articulações políticas são muitas e ganham corpo, embora, ainda tenhamos poucos confirmados como, por exemplo, o do ex-prefeito Serafim Correa e do vereador Hissa Abrahão, que já teriam conseguido o sinal verde de seus partidos, mesmo ainda dependam das convenções oficiais com esse objetivo.

Na semana passada, o PMDB reuniu alguns caciques e tuchauas numa convenção preparatória, mas nada foi definido. No encontro o presidente do Partido no Amazonas, senador Eduardo Braga, que é também o líder do Governo no Congresso Nacional, falou das linhas mestras da pré-campanha e mostrou a necessidade de um afinamento nos discursos e das ideias para a definição de nomes para prefeito e vice e de uma linha programática de campanha, oportunidade em que o partido deverá mostrar com projetos como pretende governar a capital, caso vença as eleições.

A oposição vem se mobilizando e pelo lado “tucano” aparece o ex-senador Arthur Virgílio Neto, político com forte liderança no Estado e que ainda briga na Justiça para assumir o mandato que vem sendo ocupado pela senadora Vanessa Graziottin, que o venceu com menos de dois mil votos de diferença, numa eleição para ele duvidosa e por isso foi a Justiça, que articula uma candidatura forte do partido, se não para vencer a eleição majoritária, mas pelo menos, para eleger uma considerada bancada para a Câmara Municipal de Manaus, ajudando a fortalecer o partido já com vistas às eleições de 2014.

Nessa corrida, a imprensa especulou na semana passada nomes de lideranças políticas no Estado que estão envolvidos nessas articulações e quem sabe desses, saia um forte candidato a Prefeitura de Manaus. Entre ventilados aparecem o ex-senador Artur Neto, (PSDB), o prefeito Amazonino Mendes, (PDT), vereador Hissa Abrahão, (PPS), vice-governador José Melo, (PMDB), deputado federal Francisco Praciano, (PT), deputada federal Rebeca Garcia, (PP), ex-prefeito Serafim Correa, (PPS) e deputado estadual Marcus Rotta, (PMDB).

Com exceção de Serafim Correa e Hissa Abrahão, ninguém fala como candidato, mas isso pode ser visto como natural em política, com o cidadão mesmo querendo diz que não e assim por diante, até que as coisas sejam realmente definidas. No momento, o trabalho tem que ser feito nos bastidores e quem tiver mais bala na agulha nas reuniões definitivas dos partidos e coligações, sairá candidato.

Essa definição só ocorrerá na virada do semestre e até lá, os caciques e tuchauas continuarão a percorrer as tribos, especialmente a turma das periferias, logo ainda tem muito a água a correr por debaixo da ponte e tudo o que se disse agora, realmente deve ficar no campo das especulações, tão somente.

O fato é que para quem gosta de política ou se interessa pelo assunto, o que todos deveriam fazer, a coisa está bem animada. Apesar disso, ainda não se conhece, até porque a campanha ainda não começou, nenhuma proposta dos candidatos a candidato a prefeitura de Manaus para que a sociedade, a maior interessada no caso, possa começar a discuti-los.

Essas propostas, no momento certo,  precisam aparecer, para que a sociedade também comece a se articular, discutindo propostas e projetos para governar Manaus, uma capital Estado, de onde os reflexos atingem sem nenhuma dúvida todo o Amazonas. Daí a importância do cargo de prefeito de Manaus e a necessidade de que os projetos de Governo possam ser, até abertamente discutidos pela sociedade e quem sabe, até apresentar sugestões, alias, o que será muito interessante e uma grande contribuição para os partidos e candidatos. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br





Nenhum comentário: