Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2012


CHEIRO DE PIZZA EM BRASÍLIA

                                                          Osny Araújo*

Devidamente instalada, mas ainda sem um funcionamento pleno, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), criada pelo Congresso Nacional  para apurar denuncias de falcatruas e propinas distribuídas para políticos e autoridades ligadas ao Governo,  conhecida popularmente como “CPMI do Cachoeira” já começa a produzir um forte cheiro de pizza em Brasília.

A verdade, é que o Palácio do Planalto não se manifestou a respeito e nem deveria, mas, estava na cara que o Governo e nem os políticos na sua grande maioria no Congresso Nacional queriam a instalação dessas CPMI, que certamente, está tirando o sono de muita gente.

Mesmo com alguns parlamentares da oposição atentos e fuxicando muito, esses estão em desvantagem na CPMI que tem a maioria governista e isso, certamente brecará em muito o desempenho da comissão, impedindo na base do voto a conovação de importantes personagens para depoimentos, como por exemplo, três governadores citados pela mídia com envolvidos com o “escândalo Cachoeira” não estão cotados para depor, o mesmo ocorrendo com o empresário chefão da Delta. Está ou não cheirando pizza essa CPMI?

O fato, é que tanto o presidente quanto o relator da Comissão estão tomando cuidados excessivos para que nada saia do controle, como por exemplo, a restrição aos próprios parlamentares membros da CPMI para a analise de documentos, o que será feita numa sala fechada, com super-segurança, muito vigiada, uma espécie de “big brother”, para que nada vaze.

Esses cuidados todos são com temor que alguma coisa vaze para a imprensa e está informe a sociedade dos fatos. Isso, certamente não interessa aos políticos. E isso tudo temendo algum vazamento de informações importantes para a impor4ensa e estas sejam veiculadas na mídia dando pleno conhecimento à sociedade. Bela democracia essa nossa.

Conversei por telefone com madame Miraceli, que não conheço pessoalmente e ela, que conversa com os seus búzios, tarô e lê o futuro nas suas cartas de baralho, me disse que tem medo que Cachoeira saia da prisão e possa lhe  acontecer alguma coisa, isso porque, segundo ela, com base nas informações dos búzios o home se falar, o que duvida, tem muita coisa a dizer e aí, será um Deus nos acuda.

Mas nesta altura do campeonato, só nos resta termos esperança e torcermos para que a CMPI funcione plenamente, com os seus membros imbuídos de seus deveres de parlamentares e republicanos e demonstrem a sociedade que estão ali para trabalhar pelo Brasil e com respeito à sociedade e se for o caso, quem errou que pague pelos seus atos. ´

É aquela velha história. Quem não tem crime não teme e o que se espera é que os integrantes dessa importante CPMI sejam “fichas limpas” e que isso possa ser demonstrando com um trabalho sério, imparcial, justo e democrático e com isso, ajudar a restabelecer a credibilidade dos políticos e especialmente do Congresso Nacional que há muito tempo ainda em baixa.

Já está passando a hora de moralizarmos a política brasileira, mas essa ação deverá partir primeiramente da sociedade, que deverá votar com mais consciência e dos próprios políticos, pois ales, com certeza caberá encontrar e manipular os instrumentos para que possamos começar a escrever uma nova história da vida política brasileira. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.


Nenhum comentário: