Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

                                                                                                   Osny Araújo*

Dizem os filósofos que a melhor maneira de se conhecer o caráter do seu humano é dando-lhe o poder e o mesmo poderá ser utilizado por instituições que são comandadas por homens e mulheres e a partir daí, se passa a conhecer realmente o caráter dessas pessoas e o funcionamento das instituições comandadas por elas.

Esta introdução é para falar do comportame4nto do ex-presidente Lula, divulgado em ampla reportagem da revista Veja sobre tentar influenciar e levar com a barriga o julgamento do “mensalão”, ocorrido ainda no seu Governo, numa conversa mantida com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que segundo ele mesmo declarou aqui em Manaus, não se deixou envolver pelas falácias do ex-presidente, que demonstrou inter4esse que o “mensalão” fosse julgado apenas após as eleições municipais. Um absurdo.

Nunca fui filiado a nenhum partido político, mas mesmo envolvido com política por razões profissionais e por gostar, há quase 30 anos, isso nunca me impediu de no passado ter uma grande admiração pelo PT, pelas suas posições democráticas, pela luta, o combate a corrupção, dos “caras pintadas” que culminou com a derrubada de Collor, hoje senador da presidência da República, a luta a favor dos descamisados e por aí vai.

A programação filosófica da partida me agradava, mas isso só durou até o PT assumiu o Poder e a partir daí, tudo mudou. É aquela história, com o Poder nas mãos, o olhar passou a ser diferente e os rumos foram mudando aos poucos, até cair num lugar comum. Devido a isso, hoje não consigo mais ver o PT como um partido diferenciado. Ficou igual aos demais. Dizem os observadores e estudiosos políticos, que em política existe uma situação muito clara. Quem está no poder quer se manter e quem está fora quer entrar. Faz todo sentido.

Essa história contada pela revista Veja e confirmada em grande parte pelo ministro do STF Gilmar Mendes, pegou muito mal para o ex-presidente Lula, homem inteligente e dono de um carisma impressionante além de uma forte liderança, daí a desagradável surpresa pelo comportamento de um político que sempre pregou a lealdade, o respeito às instituições, a independência dos Poderes, o direito e a Justiça e nesse encontro entre o ex-presidente e o ministro, ocorrido em abril, literalmente foi o que ocorreu.

No mundo animal, a metamosforse representa mudanças e alterações nos corpos e no político, se existisse, seria representado pela mudança de comportamento ou ainda, um ataque forte de amnésia, alias “doença” que parece perseguir os políticos. Antes das eleições falam uma cosia e eleitos, esquecem tudo. É ou não amnésia?

Gilmar Mendes entende que o julgamento do “mensalão” que já deve estar mofando nas gavetas do judiciário, deve ocorrer o quanto antes, mas o ex-presidente Lula, gostaria que isso só acontecesse após as eleições e deixou claro nesse encontro que exerce certa influência sobre alguns ministros do STF por ele nomeados para o belo, importante, poderoso e vitalício cargo.

Na contramão da história, do que pensa e das possíveis articulações do ex-presidente Lula e de parte do PT, o que a sociedade brasileira clama é pelo julgamento rápido e imparcial dos acusados de terem participado do vergonhoso “mensalão”, mas a esta altura do campeonato, já não acredito que ainda possa ocorrer este ano. Pelo andar da carruagem, ainda ocorrerão algumas rolagens até que o STF julgue o rumoroso caso, ainda vivo nas memórias dos brasileiros.

O ex-presidente através do Instituto Lula, desmentiu a reportagem da Veja, considerando-a “inverídica”, mas em Manaus, Gilmar Mendes confirmou vários pontos enfocados pela revista, o que deixa claro que a matéria poderá até não ser inteiramente verdadeira, mas tem muito cunho de verdade e como onde há fumaça existe fogo, até que a sociedade brasileira fique ainda mais atenta para esse lamentável fato. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).



*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: