Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012


O SILÊNCIO DE CACHOEIRA E O MICO DA CPMI

                                                                                                  Osny Araújo*
Ainda teve gente que se admirou da posição de mudez assumida pelo contraventor Carlinhos Cachoeira na CPMI do Congresso Nacional que apura denúncias de envolvimento dele com a empresa Delta e políticos dos diferentes escalões, que culminou inicialmente com a abertura do processo de cassação do senador Demóstenes Torres, (DEM-GO).

Foi um alvoroço em Brasil. Da prisão ao Congresso, o contraventor foi transportado e escoltado pela Polícia Federal e no Congresso, causou um grande alvoroço entre parlamentares e populares que queriam ver o bicheiro passar, isto porque, na sala da CPMI só entrava quem estivesse credenciado. Coisas de um país absolutamente democrático.

Recebido pela sua esposa, a Sra. Andressa Mendonça já considerada como a Musa da CPMI, o bicheiro teve o comportamento que se esperava. Aconselhado pelos seus advogados, liderados pelo ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, ficou mudo, não falou nada. Calado estava e calado ficou, deixando os parlamentares integrantes dessa CPMI que com mais de um mês instalada ainda não disse a que veio, irritando parlamentares e porque não dizer, desmoralizados. ´

Após deixar os parlamentares irritados, Cachoeira falou mais um pouco e disse que só falará após a audiência que terá em juízo em Goiânia chegando a frisar, que tem muito coisa a dizer. Até lá ficará calado.

É quase certo que Cachoeira não deverá falar muitas coisas interessantes, se falar. Apesar do silêncio sepulcral do bicheiro, especialistas em casos jurídicos dessa natureza, garantem que Cachoeira e os acusados de envolvimento nas falcatruas não deverão ter muitas chances, de acordo com alguns princípios básicos do direito, de que “quem cala consente” e outro atalho para se chegar à verdade dos fatos.

Um desses atalhos pode ser a quebra do sigilo bancário e telefônico da Delta Nacional, hoje valendo apenas para a Delta do Centro-Oeste e com base nos documentos que certamente surgirão com essa possível providência, muitos fatos serão esclarecidos. Para esses especialistas, mesmo com o silêncio na CPMI a situação de Cachoeira é delicada, mas também, não descartam uma grande pizza em função de arranjos políticos. Para uma grande turma de políticos no Congresso Nacional e em outros estados, no momento, o melhor mesmo, é o silêncio do bicheiro, até paga ganharem tempo e preparar estratégias de defesas.

Com relação a essa possível quebra do sigilo nacional da Delta, o que no início parecia muito difícil, devido à mudez de Cachoeira na CPMI, a irritação dos parlamentares que a integram, as críticas da sociedade e a própria desmoralização da instituição, até o PT que era contrário a essa medida, já acena com sinal verde para essa quebra de sigilo. Ficamos na espera que algo de positivo aconteça nessa CPMI que até o momento nada produziu. Entendo que este é um bom momento para que o Congresso Nacional via “CPMI do Cachoeira”, restabeleça um pouco a sua credibilidade muito desgastada junto à sociedade e para que isso aconteça, só depende deles. Enquanto isso, a sociedade assiste a tudo de camarote e no futuro os julgamentos políticos eleitorais serão feitos, com certeza.
No primeiro momento, o embate entre Cachoeira e a CPMI foi de amadores, com os políticos, acostumados aos palanques e as falácias, enfrentando um contraventor, o capitão do jogo do bicho no Centro-Oeste. Um home escolado, inteligente e com as manhas certeiras para enganar e se dar bem. Nesse primeiro embate, 1 X 0 para o bicheiro. ( Postagem simultanea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede e Tadeudesouza)
*Osny Araújo é jornalsita e analista político.


Nenhum comentário: