Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

COMITIVA DE PESO

 *Osny Araújo
Político inteligente e com muito jogo de cintura, Omar Aziz, que foi eleito governador do Estado com aval do então governador Eduardo Braga, que teria rompido um acordo informal feito com o então presidente Lula para apoiar a candidatura do senador Alfredo Nascimento (PR), após andarem meio afastados, agora viajam juntos pelo interior amazonense, levando ajuda humanitária e do Governo para as vitimas da grande enchente e anunciando investimentos.
Quem não deve estar gostando muito dessa reaproximação, são os políticos de oposição que almejam a Prefeitura de Manaus e logo em seguida o Governo do Estado, mas com Braga e Aziz unidos, essa tarefa se tornará cada vez mais difícil de ser concretizada.
Quando vice-governador, Braga fazia rasgados elogios a Aziz e agora, Braga e agora, nessa viagem política pelo interior amazonense, lá pela calha do Purus, certamente os dois “caciques políticos” sentados lado a lado nas poltronas do avião, terão muito tempo para atualizar a conversa e quem sabe, traçar planos e estratégias para a corrida eleitoral que se avizinha. Jornalistas reunidos, só falam em jornalismo, médicos só falam em medicina, arquitetos só conversam sobre projetos e lógico que numa reunião de políticos, o prato principal é a política tendo como sobremesa política.
A comitiva governamental liderada pelo próprio governador Omar Aziz, contando com dois senadores, parlamentares estaduais e federais, secretários e gestores de autarquias, é peso pesado e certamente, terá bons reflexos para o Governo e municípios interioranos e isso, certamente deixa a oposição muito preocupada.
Claro que o principal objetivo da viagem não é essa conversa que com certeza os dois políticos estão travando, mas que o momento é propício, disso ninguém discorda e naturalmente, possíveis arestas que possam existir, fato muito natural em política, serão aparadas e os dois que sempre falaram a mesma língua voltarão a se entender com facilidade e não terão nenhuma dificuldade para uma nova caminhada política lado a lado.
Não resta a menor dúvida, de que essa viagem dos dois importantes políticos juntos pelo interior, será benéfica para o Governo que terá mais poder de reivindicação em Brasília através do governador e do líder do Governo do Governo no Congresso Nacional e quem sabe, possa tornar as coisas um pouco mais fáceis, até porque, as conquistas políticas para o Amazonas, sempre foram muito trabalhosas e cheias de dificuldades, até pela pouca representatividade que temos no Congresso Nacional.
Mesmo não se sabendo nada oficialmente em torno de algum problema entre os dois políticos, essa viagem deverá renovar os laços de amizade e políticos entre os dois e esse fato, sem nenhuma duvida benéfico para o Amazonas.
A coisa parece muito claro, isso em se falando de 2014, pois não acredito que Eduardo Braga tenha disposição de disputar a Prefeitura de Manaus e como Omar Aziz não poderá concorrer à reeleição, pois está no segundo mandato e Braga, se assim desejar poderá disputar o Governo do Estado sem renunciar o Senado e ainda de quebra o atual governador poderá ser um nome governista no Amazonas a disputar a vaga que será aberta no Senado com o término do mandato do senador Alfredo Nascimento (PR), que poderá ser ou não candidato a reeleição devido ao grande desgaste político que sofreu e vem sofrendo desde que deixou o Ministério dos Transportes, envolvido em uma série de denúncias e escândalos. Isso, só o tempo dirá. As possibilidades são largas para os dois políticos, que para o Senado deverão contar com a sempre efetiva participação do ex-senador Arthur Neto, do PSDB. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: