Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de abril de 2012


REVANCHE ANUNCIADO

                                                                                          Osny Araújo*

O jornal Diário do Amazonas, na edição do último sábado, noticiou que o prefeito Amazonino Mendes, não estaria disposto a disputar a reeleição, mas acenou com a real possibilidade de sair candidato ao Governo do Estado em 2014, o que certamente tornará pleito bem mais disp0utado e interessante.

De acordo com o jornal, Amazonino Mendes num a reunião com assessores mais próximos deu a entender que não está muito disposto a disputar a reeleição para a Prefeitura de Manaus, mas acenou com a firme possibilidade de disputar o Governo do Estado em 2014, cargo que já ocupou em várias oportunidades.

Se isso realmente vier a ocorrer e caso o senador Eduardo Braga, que também já governou o Estado por duas oportunidades, teremos uma eleição das mais disputadas, com o criador (Amazonino) e a criatura (Eduardo) numa disputa que deverá ser polarizada entre os dois políticos no Estado.

Amazonino, hoje prefeito de Manaus mais uma vez, teve na opinião do articulista, entre as muitas obras realizadas, a maior de todas elas foi à criação da Universidade do Estado do Amazonas, hoje inteiramente engajada no ensino público superior do Amazonas, fazendo parceria com a UFAM. Já Eduardo Braga, tem como o seu cartão de visitas no que diz respeito a obras, o Prosamim, que vem dando novas feições aos igarapés que cortam Manaus e melhorando a vida dos que moram nessas áreas de riscos.

São dois “caciques políticos” do Amazonas, com passagens pela Prefeitura, Governo do Estado e Congresso Nacional, que se resolverem disputar o Governo do Estado em 2014, certamente teremos  um dos pleitos mais concorridos do Estado e não vejo adversários para os dois, até porque o governador Omar Aziz, que cumpre o segundo mandato por força legal na poderá entrar na disputa e caso não entra na disputa o ex-senador Artur Neto, outro “cacique” da política amazonense que já foi prefeito de Manaus e não teve sucesso numa disputa eleitoral para o Governo do Amazonas, essa possível disputa será de grandes estratégias, até porque será uma grande revanche política.

Alias, com relação a Arthur Neto, os seus próprios correligionários não sabem se ele disputará ou não a Prefeitura e Manaus e muito menos o Governo do Estado em 2014, pois segundo ele mesmo está cansado de afirmar, que a sua vocação é para o Legislativo e não para o Executivo. E essa realmente é a grande interrogação sobre o futuro político do ex-senador “tucano”.

Como política é uma atividade extremamente dinâmica e as coisas acontecem do dia para a noite, algumas de forma inesperada, ninguém pode afirmar ainda quais serão os candidatos a Prefeitura de Manaus nas eleições te ano e ao Governo do Estado em 2014, o certo é que esses três “caciques” tem bagagem para a disputa e a nós, observadores e leitores, só nos cabe esperar para ver que bicho vai dar. Por enquanto, tudo fica no campo da especulação.

Se tudo correr como andam comentando nos corredores políticos do Estado, em 2014 poderemos ter uma revanche política sensacional entre os dois ex-governadores do Amazonas. É esperar para ver. (Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br




Nenhum comentário: