Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012


TAPAR O SOL COM A PENEIRA

                                                                      Osny Araújo*

Claro que isso é inteiramente impossível. Ninguém jamais conseguirá tapar o sol com a peneira, mas da Índia, onde se encontra, a presidente Dilma parece achar essa proeza possível e garante que não há e nunca existiu crise no seu Governo e mais uma vez demonstra falta de tato e jogo de cintura para fazer política.
Como com as viagens dela e do vice Michel Temer ao exterior e com o tato do presidente da Câmara, deputado Marco Maia que assumiu o Governo servindo de bombeiro e apagando o incêndio, a presidente aliviada, disse em alto e bom tom que não existe nenhuma crise entre oi Executivo e o Legislativo e responsabilizou a imprensa por cria-las.
Alias, os políticos, fazem as cosias, pintam e bordam a imprensa descobre e divulga e no final os jornalistas são os culpados. O que os políticos e a presidente devem saber, é que jornalista não fabrica notícias, não cria fatos, apenas, divulga os acontecimentos, bons ou maus. Às vezes os políticos não gostam dos noticiários, das descobertas do que andam aprontando e aí fica fácil culpar a mídia. Pura falácia.
O fato é que em um ano e três meses, o Governo se viu envolvido em uma série de acontecimentos que certamente tiram um pouco a tranquilidade da presidente e seus principais assessores, muitos atuando como verdadeiros “bombeiros” para evitar que o fogo de espalhasse e graças a Deus tiveram sucesso.
Nesse curto período foram trocados aproximadamente dez ministros, chefes de segundo escalão, troca das lideranças do Governo na Câmara e no Senado, ministros foram convocados para prestar esclarecimentos no Congresso, o Governo foi derrotado no Senado, houve barreiras no Legislativo para votações de matérias importantes e ainda assim, não existe crise, tudo é invenção da imprensa e nada mais.
O que existe no Congresso Nacional é uma coalizão de forças que precisa ser ajustada, segundo a presidente. É pena que a sociedade brasileira não tenha 3essa mesma visão e muito menos os políticos, uma vez que existe grande resistência no Congresso por parte de companheiros e aliados, tendo como porto de partida a insatisfação dos peemedebistas e a debandada do PR do bloco governista.
Em meio a essa fumaceira toda, alguns” bombeiros” de plantão no Planalto, com os presidentes do Senado José Sarney, da Câmara Marco Maia e da ministra Ideli Salvati, esta incansável nos diálogos com os parlamentares para que o fogo, ou melhor, a crise não se expandisse. Até agora os “bombeiros” estão dando conta do recado, mas não se sabe até aonde suportarão essa pressão dos “ fatos criados pelos jornalistas e publicados na mídia”.
Quem acompanha os noticiários pelos vários tipos de mídia, sabe perfeitamente que as coisas não andam lá muito bem entre o Executivo e o Legislativo, com os aliados insatisfeitos e muito, especialmente por cargos nos escalões fortes do Governo e pela liberação das emendas parlamentares que estão presas pelo Governo e soltadas a conta-gotas e isso, os congressistas aliados não estão aprovando e os jornalistas que cobrem o dia a dia político brasileiro nada têm a ver com isso.
Em tempos passados quando as informações andavam mais devagar, talvez essa alusão da presidente de que tudo está as mil maravilhas entre o Executivo e o Legislativo convencesse, mas no momento atual, com a rapidez da informação e com a sociedade se interessando um pouco mais por política, agora mais politizada, fica muito difícil para políticos “taparem o sol com a peneira”.
Com postagem simultânea nos sites Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)
*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br


Nenhum comentário: