Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2012

       FAROFA NO VENTILADOR


                                                                                                                         Osny Araújo*

O Senado da República e a Câmara dos Deputados estão resolvidos a criar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com o objetivo de investigar políticos que tenham se envolvido com as propinas do contraventor Carlinhos Cachoeira, a exemplo do ex-bom moço e exemplar promotor de justiça e senador Demóstenes Torres (DEM-GO) que de um momento para outro deixou de ser exemplo e virou vilão, indo rapidamente do céu ao inferno.

Como começa uma CPI ou CPMI todos sabemos. Primeiro, são colhidas as assinaturas necessárias e quando criada e instalada, passa a trabalhar, mas ninguém sabe ao certo como ela termina. Na prática, a maioria do crédito é negativo, considerando que a maioria as CPIs brasileiras acabam terminando em pizza, pois a sociedade hoje já não lhes dá tanto crédito.

Apesar desse triste histórico, a sociedade torce muito para que a “CPMI do Cachoeira”, como está sendo chamada, atue com responsabilidade e apure devidamente os fatos, mostre os possíveis parlamentares e autoridades envolvidos com Cachoeira. Se tudo for feito com responsabilidade, certamente muita água vai correr no Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes.

O fato é que essa CPMI deverá mesmo ser instalada, levando em conta o clamor popular que está deixando muitos senadores e deputados de saias justas. Enquanto isso, as assinaturas estão sendo colidas e aposto que tem senador e deputados perdendo o sono e por tudo o que se tem tido notícias, essa preocupação deve ser grande e de tirar o sono de muitos dos nossos bons, pobros e abnegados parlamentares, sejam eles correligionários do Governo, aliados, companheiros, camaradas e até da oposição. Vamos aguardar para ver o que acontecerá com a futura “CPMI do Cachoeira”.

Não podemos generalizar a questão, pois  sabemos da existência de poucos, mas existem, políticos honestos, dedicados e compromissados com o povo e o Estado brasileiro, mas. infelizmente,  parece que esses formam na minoria.

Uma coisa é certa. Se apertado, Cachoeira não ficará calado e não levará a culpa de maneira solitária e com certeza, o homem vai falar e é exatamente aí que mora o perigo tão temido pelos parlamentares que dizem fazendo figas que são favoráveis a CPMI, mas na verdade, gostariam que todos esquecessem esse assunto.

Pelo sim, pelo não, o ventilador está sendo azeitado e deverá mesmo ser ligado e aí, amigos, quem for podre que se quebre, porque o homem deve falar e certamente a lista de beneficiários com o dinheiro fácil da contravenção será bem extensa. Se ligarem mesmo o ventilador, a farofa vai se espalhar pelo Congresso Nacional e quem sabe, atinja também alguns intocáveis da Esplanada dos Ministérios, o que alias, não seria nenhuma novidade.

Pela “profissão” escolhida a de “contraventor”, Carlinhos Cachoeira, acostumado a lidar com essa turma, a e a essa altura do campeonato deverá estar listando os seus “parceiros de traquinagem” e isso poderá ser um grande benefício para a política brasileira e para o Brasil. Basta que para isso o homem fale e dê nomes aos bois e aí sim, a sociedade passará, a saber, quem é quem que representam a sociedade no Parlamento brasileiro.

Na verdade, essa Comissão, poderá ser um divisor de águas na vida nacional e poderá também representar um verdadeiro choque de ordem na política brasileira, desde que nãotermine em pizza. Essa é a grande esperança.

Tomara, que não seja como a do “mensalão”, que falou-se, falou-se e até agora, bem poucos foram punidos, a não ser os cabeças da coisa, para dizer que alguém pagou o pato, embora saibamos que existem muitos envolvidos e que para piorar as coisas, continuam exercendo suas funções políticas no País. Como diria o Boris Gazoy: “Isso é uma vergonha”.

(Postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: