Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011


ESSE...MOOORRREU...

                                                                                                                                   Osny Araújo*

No sábado, após uma boa rodada de dominó, onde modéstia parte apliquei dois “capotes”, falamos um pouco de tudo, especialmente fazendo prognósticos sobre quem será o campeão brasileiro de futebol e foi aí que alguém resolveu misturar política com futebol e perguntou. E o senador Alfredo Nascimento, tem futuro no Senado? A resposta foi imediata por um dos participantes da rodada e plagiando o humorista Nerson da Capitinga, afirmou em alto e bom tom: Esse mooorrreuu...politicamente no Amazonas.

Na verdade, o pensamento não pode ser ignorado não. O fato é que no meio da semana o ex-ministro dos Transportes e senador Alfredo Nascimento (PR-AM), foi salvo da cassação do mandato pelo PSE por um providencial pedido de vista pela ministra Nancy Andrighi, considerando que a maioria do colegiado estava votando com o parecer do relator, ministro Marco Aurélio é inteiramente favorável a cassação do mandato de Nascimento.

Quem não deve esta gostando muito desse pedido de vista é o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), que move a ação contra o senador, que se materializado o seu desejo assumirá a vaga na câmara alta do país, abrindo vaga na Câmara Federal para o suplente da coligação, que no momento não me recordo quem será.

Voltando ao amigo plagiador do Nerson d a Capitinga, o fato é que o palpiteiro não parece tão errado assim. Vejamos: Com a saída de Nascimento do Ministério dos Transportes a sua situação política ficou um tanto complicada, até porque o seu partido que é ou foi aliado do Governo não está confortável na base. Esse é apenas um detalhe. Outro, é que o senador do PR, saiu literalmente queimado do primeiro escalão do Governo Dilma e o fato o enfraqueceram politicamente no Amazonas, por isso, talvez o palpiteiro de plantão tenha razão em plagiar o Nerson.

Deixando o Nascimento de lado, retornei de Brasília com uma pulga atrás da orelha, em função da anunciada reforma ministerial anunciada pela presidente Dilma para janeiro. O ministro Lupi, do Trabalho, do PDT está com os seus dias contados na cúpula do Governo.

Como se isso não bastasse, retornou a pouco de Brasília e pelos corredores políticos, se é que os da capital federal circulam boatos de que têm muita gente prestes a entrar na frigideira do Planalto, inclusive companheiros do próprio PT, com a articulação do famoso fogo amigo. A situação é complicada para vários ministros e para os que têm bom senso, se é que tem algum com essa qualidade ou um pouco de autocrítica, certamente já devem arrumando as suas gavetas para deixarem alguns ministérios.

Não tenho dúvidas de que as festas de Natal e Ano Novo da cúpula do Governo, pois ao que tudo indica, Janeiro será o mês de pesadelo. Vamos aguardar.
O elenco de denúncias que surgem diariamente na grande imprensa contra alguns auxiliares diretos do Governo, certamente está causando um grande desgaste político para a presidente Dilma e quem aproveita o assunto para puxar papo com os passageiros são os taxistas de Brasília e os comentários sobre as denúncias, as posições assumidas pelo Governo e oposição, tem as mais variadas posições a respeito.

Outra questão que a turma do DF não deixa de lado é o caso relacionado governador do Distrito Federal, Agnelo Queirós, do PT, envolvido em sérias denúncias de corrupção que a exemplo do senador Alfredo Nascimento, poderá quem sabe, ter o seu mandato cassado e isso certamente, não será bom para o Partido dos Trabalhadores. Politicamente, o ano novo promete Le pelas bandas do Planalto, onde reside o Poder. Aguardemos e que as mudanças que por ventura ocorrerem, sejam para melhor, Que assim seja. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

Osny Araújo é jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br


Nenhum comentário: