Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011


INTERÊSSE OU OPORTUNISMO?

                                                                                                                                 Osny Araújo*

Neste país tupiniquim existe um ditado popular que diz o seguinte: “Brasileiro só fecha a porta depois de roubado” aplicado sempre que ocorre alguma coisa que preventivamente poderia ser evitado.

 Muito bem. Parece que isso ocorre agora, quando os políticos do Amazonas começam a questionar o fechamento de alguns escritórios do INCRA e do IBAMA no interior, causando sérios prejuízos funcionais para as duas importantes instituições e para os que precisam tratar de assuntos nesses órgãos nos municípios.

Ora amigos, essa desorganização nos dois órgãos, com o  fechamento de alguns escritórios das duas instituições em municípios do Amazonas, ocorreu há uns três anos e estranhamente, somente agora, os nossos políticos acordaram para o fato.  Certamente não aplicaram a máxima de que é melhor prevenir do que  remendar.

É bom que se diga que esse fato não foi obra das administrações estaduais das duas importantes instituições. Foi uma decisão de Governo que veio de cima para baixo e com uma simples canetada dada lá em Brasília, num projeto arquitetado pelo Ministério do Planejamento, certamente com o conhecimento das nossas bancadas no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa, deixaram o barco correr e só agora, muito tempo após naufragar estão querendo dar uma de salva-vidas.

 Parece-me um pouco tarde demais, porém, não impossível, desde que haja uma forte articulação política, com a participação de outros atores saídos dos movimentos sociais, esse movimento que começa a ser arquitetado pelos nossos políticos, mesmo fora de tempo, possa gerar algo positivo.

Porque será que somente agora os nossos políticos atentaram para o fato. Porque não agiram antes da medida ser materializada? Acho que seria mais fácil evitar naquela época do que tentar anular o que foi feito agora.

Será que os nossos políticos estão mesmo interessados em reativar os escritórios do INCRA e do IBAMA no interior? Será que realmente estão preocupados com a situação ou será que foi o ano político que se avizinha que abriu os olhos dos nossos parlamentares. É amigos, essa luta certamente produzirá votos e é uma pena, que somente agora os nossos políticos estejam focando num problema gerado há mais ou menos três anos. É estanho, né?

Nada contra essa articulação, muito pelo contrário, acho interessante e importante, mas estranho o momento em que isso ocorre. Na verdade, todas essas articulações deveriam ter sido tomadas lá atrás, quando a medida danosa estava sendo arquitetada e talvez fosse mais fácil evitar a sua aplicação do que anular agora. Torço para que tudo aconteça de forma positiva e que os escritórios das duas importantes repartições federais voltem a ser ativadas nos municípios onde foram fechadas.

Vamos torcer para que esse trabalho político que está sendo iniciado agora, que começou com uma audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do Estado, proposta pelo deputado Luiz Castro, seja pra valer e não apenas uma questão de oportunismo em função do ano eleitoral que se avizinha. (Com postagem simultânea nos sites: Noticianahora, Amazonianarede, Tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético)

*Osny Araújo e jornalista e analista político.

E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: