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sábado, 5 de novembro de 2011


UM POUCO DA HISTÓRIA DO AEROPORTO EDUARDO GOMES QUE APÓS 
MAIS DE 3 DÉCADAS PASSARÁ POR  UMA GRANDE REFORMA E AMPLIAÇÃO
Texto e pesquisa de Osny Araújo


Manaus - Finalmente, após quase 35 anos, o Aeroporto Internacional Brigadeiro Eduardo Gomes, construído em pleno Governo Militar, quando Manaus não contava ainda com 500 mil habitantes e a Zona Franca de Manaus estava ainda no nascedouro, finalmente, agora em função da Copa do Mundo de 2014, como Manaus sediando uma chave da grande e mais importante competição esportiva do mundo, vai ganhar de fato a sua primeira grande reforma e ampliação, com o objetivo de atender não apenas a grande movimentação com a Copa, mas, para atender as próprias necessidades de Manaus, a maior metrópole da região Norte do País.

Este jornalista teve o privilégio de cobrir a solenidade do lançamento da pedra fundamental do aeroporto e foi também privilegiado de ser o primeiro repórter a fazer um pouco de experiência, abordo de um avião canadense, tipo Búfalo (já aposentado) da Força Aérea Brasileira, com vários oficiais e alguns convidados especiais,  pilotado pelo coronel Felinto, que funcionava como Relações Públicas, do comando da Base Aérea de Manaus e fazia também às vezes de assessor de imprensa, decolamos na Base Aérea de Manaus, para esse pouso experimental e histórico. Foi um momento marcante que este  velho repórter guardará para sempre na memória.

Tudo aconteceu por acaso, estava na Base Aérea, não recordo a data, mas foi alguns meses antes da inauguração,  cumprindo uma pauta e surgiu a oportunidade e lá fui eu documentar aquela momento histórico para o Jornal do Comércio, a época ainda integrante dos Diários Associados e dirigido pelo saudoso jornalista Epaminondas Correa Barahuna, com sede na avenida Eduardo Ribeiro, hoje uma agência do Banco Real e o JC, agora,  sediado na avenida Tefé e de propriedade do empresário Guilherme Aloizio, com quem também tive o prazer de trabalhar.

Voltando ao que interessa, o  Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, inaugurada em 1976, quando era Presidente da República o general Ernesto Geisel e governava o Amazonas, Enock da Silva Reis.

Antes, a capital amazonense é servida pelo saudoso Aeroporto Internacional de Ponta Pelada, que hoje serve como Aeroporto Militar, sob a responsabilidade do Comando da Base Aérea de Manaus.

PORTAL DE ENTGRADA

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), é o portal de entrada para a Amazônia brasileira. Com o maior fluxo de passageiros na região Norte do país, atingindo 2,3 milhões de passageiros no ano passado, o complexo aeroportuária vem atendendo a finalidade pela qual foi construído há 34 anos: fortalecer a economia, o turismo e a integração nacional.

Devido às características da região, o aeroporto funciona como um elo entre as cidades da região e Manaus, além de facilitar a ligação aérea entre a capital amazonense e as principais cidades do país. Do complexo aeroportuário também são operados vôos para cidades da América Central e do Norte, com conexões para Europa e Ásia.

Construído seguindo os mais avançados padrões da aviação civil da época. Por décadas permaneceu como um dos mais modernos complexos aeroportuários brasileiros. O terminal de passageiros um, com estrutura em concreto armado, foi o primeiro do país a operar com pontes de embarque e desembarque de passageiros.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes possui dois terminais de passageiros, um para atender a aviação regular (nacional e internacional) e o outro a aviação regional. Também dispõe de um complexo de logística de carga, implantado em três etapas, sendo o Terminal de Logística um inaugurado em 1976, o Terminal de Logístico dois em 1980 e o Terminal de Logística três em 2004.

O Terminal de Passageiros I, que atende à aviação regular (nacional e internacional), dispõe de seis pontes de embarque/desembarque, sendo cinco fixas e uma móvel, três salas de desembarque doméstico e uma sala de desembarque internacional, quatro salas de embarque para vôos domésticos e uma sala de embarque para vôos internacionais, balcões de check-in, estacionamento e guaritas de segurança. No saguão são oferecidos aos clientes e usuários do aeroporto uma diversidade de produtos e serviços, como balcão de informações, centro de atendimento ao turista, locadoras de veículos, táxis especiais, agências de turismo, perfumaria, artesanatos, lanchonetes, serviços bancários, bomboniérie, guarda-volumes, banca de revista e artigos para presente.

Terminal de passageiros dois

Para atender a demanda crescente da aviação regional, foi construído o Terminal de Passageiros dois, o “Eduardinho”, inaugurado em 12 de março de 1985. O novo terminal foi construído em uma área anexa ao Terminal de Passageiros um. Atualmente o Eduardinho dispõe de completa infraestrutura para atender os passageiros da aviação regional, fundamental para a integração da Região Amazônica.

Ele dispõe de uma sala de embarque e uma sala de desembarque, sala vip e em seu saguão oferece aos usuários os seguintes serviços e produtos, como balcão de informações, serviços bancários, guarda-volumes, locadora de veículos, lanchonete, táxis especiais e banca de revista.

MÉDIA DE VOOS

A média diária de operações de vôos é de 110 aeronaves entre pousos e decolagens.

Por falta de tempo, até porque queria postar logo esta matéria, eufórico com a tardia transformação  que o nosso aeroporto vai sofrer, não tenh0 em mãos os dados atuais, mas em 2009 foram registradas 45.848 operações de pouso e decolagem e 2.350.306 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto. Em 2008 foram registradas 42.502 operações de pouso e decolagem e 1.898.694 passageiros embarcaram e desembarcaram no complexo aeroportuário.

No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em seus dois terminais de passageiros, operam companhias aéreas nacionais e internacionais.

CARGAS

No Terminal de Logística um funcionam as atividades de internação, exportação e recebimento de cargas nacionais, enquanto que no Terminal de Logístico dois são realizadas as operações de importação. Atualmente, o Terminal de Logística três está sendo completamente reestruturado, recebendo equipamentos de avançada tecnologia, para futuramente concentrar as atividades de importação.

O Terminal de Logística três foi inaugurado em 14 de dezembro de 2004, com presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, elevando a capacidade de armazenagem do aeroporto.

Ao longo de sua existência o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu obras que proporcionaram melhorias em suas instalações, como recapeamento da pista de pouso, ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves do Terminal de Passageiros um, recuperação do pátio do Terminal de Logística e construção via de acesso para os Carros de Combate à Incêndio (CCI), modernização do saguão e adequação da infraestrutura para atendimento aos portadores de necessidades especiais.

Mesmo com essas obras, o aeroporto precisa de investimentos em infraestrutura para atender o aumento crescente do fluxo de passageiros. Por esse motivo, a Infraero planeja ampliar e modernizar o Terminal de Passageiros um, que terá a área duplicada, passando dos atuais 44.000 m² para 87.000 m², elevando a capacidade para cinco milhões de passageiros/ano. Esse fato deverá começar agora, uma vez que a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação já foi assinada e obras deverão ser iniciadas ainda este mês e concluídas em dezembro de 2014, o ano da Copa que começará no mês de junho.

O projeto prevê a disposição do embarque e desembarque em pisos diferentes, elevação do número de vagas no estacionamento, acréscimo de duas pontes de embarque que passarão de seis para oito. Também estão planejados a substituição completa dos revestimentos, instalações, adequação as novas normas de acessibilidade, melhoria do eixo viário, estacionamento coberto e paisagismo completo.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Em 23 de março de 1972 o Decreto nº 70.319 criou a Comissão Coordenadora do Projeto Aeroporto Internacional de Manaus/CCPAIM, incumbida de coordenar o projeto e à construção do Aeroporto de Manaus.

Para a instalação de um complexo aeroportuário em Manaus, foi realizada uma avaliação sobre a viabilidade econômica da localização do aeroporto. O processo compreendeu os custos de construção, de operação, custos de transporte terrestre dos passageiros entre a cidade e o aeroporto. Foi escolhida a área localizada nas vizinhanças do igarapé Tarumã-Açú.

Em 1º de novembro de 1972, pelo Decreto nº 2399, o Governo do Estado do Amazonas formalizou a doação à União de uma área de 8.025.618.3025 m² de terras devolutas do patrimônio estadual, para a construção do aeroporto.

O tráfego do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi homologado e aberto em 31 de março de 1976. Ao longo de sua existência, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu muitas obras. Foram realizado recapeamento da pista, alargamento do pátio de estacionamento de aeronaves do Terminal de Passageiros I, recuperação do pátio do Terminal de Carga e via de acesso para os Carros Contra Incêndio - CCI cobertura do terraço panorâmico, construção da passarela que liga o Terminal ao estacionamento, ampliação e modernização do Terminal de Passageiros II e a modernização e climatização do saguão do Terminal de passageiros I, obra entregue em dezembro de 2000.

Em cumprimento ao Programa de Qualidade iniciado pela Infraero em 1996, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi o primeiro aeroporto da rede Infraero a ser certificado na Norma ISO 9001/94 (International Organization for Standardization), organização Internacional para Normatização.

Os processos de gestão aeroportuária certificados foram: Gerenciamento Operacional de Aeronaves no Solo; Projeto e Atendimento à Emergência e Segurança Aeroportuárias; Manutenção da Infra-Estrutura e Sistemas Aeroportuários.

Em auditoria realizada em janeiro de 1999 pelo órgão certificador BVQI, o Aeroporto Eduardo Gomes passou a ser considerado All Process. Isso significa que todos os  demais processos de gestão aeroportuárias foram recomendados para a certificação: Tarifação e Cobrança Aeroportuárias e de Carga Aérea, Operação do Terminal de Carga Aérea, Gerenciamento das Concessões Comerciais e de Serviços; Atendimento, Informações e Movimentação de Público e Passageiros e Controle das Atividades de Segurança e Higiene Ocupacional.

OPERAÇÃO SEM RESTRIÇÕES

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, além de ser o maior da Região Norte, tem capacidade para operar sem restrições qualquer tipo de aeronave comercial ou de cargas que operam no Brasil.

É o mais movimentado aeroporto do Norte brasileiro e ocupa a quina posição de passageiros internacionais com saída do Brasil para os Estados Unidos, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte e a sua administração está sob a responsabilidade da Infraero.

CARACTERÍSTICAS

O Eduardo Gomes está situado a 14 km do centro da cidade de Manaus, possui pista única (10/28) para pousos e decolagem com dimensões de 2700x45m largura, além de três Terminais de Carga Aérea (TECA). O Terminal de Carga Aérea I (TECA I) foi inaugurado Em 1976, juntamente com o Aeroporto, sendo destinado para movimentação de mercadorias produzidas na Zona Franca de Manaus.

O Terminal de Carga Aérea II (TECA II), inaugurado em 1980, movimenta cargas de exportação e o Terminal de Carga Aérea III (TECA III) inaugurado em 2004, está dedicado ao movimento de carga de importação.

 Completam a estrutura de facilidades do aeroporto: seis pontes de embarque/desembarque (sendo cinco fixas e uma móvel), sete hangares, três salas de desembarque doméstico e uma de desembarque internacional, seis salas de pré-embarque doméstico e duas salas de pré-embarque internacional, dois terminais de passageiros (sendo um para aviação regular e outro para aviação regional e geral), estacionamento com vagas para 341 veículos (distribuídas em onze corredores) e nove guaritas de segurança.

Atualmente o Eduardo Gomes tem  capacidade para atender 1,8 milhão de passageiros/ano, no entanto em 2007 transitaram pelos terminais mais de 2 milhões de passageiros, superando a capacidade instalada. É o maior aeroporte da Região Norte  em número de passageiros e em movimento de aeronaves da região, sendo também o terceiro maior aeroporto em movimentação de cargas do país, atras de Cumbica e Viracopos.( As primeiras fotos, são do Eduardo Gomes e a última, do Ponta Pelada)

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