Pesquisar este blog

sábado, 5 de março de 2011

POLÍTICA, SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

                                                                    *Osny Araújo

Como estamos em tempo de reinado de Momo, I e único, o monarca da folia, peço licença aos meus leitores para excepcionalmente neste artigo não falar em política, a final, estamos no Carnaval e é aquela velha história. Tudo é Carnaval.


Por isso, vamos esquecer agora que o Amazonino tem um pedido de Impeachment tramitando na Câmara Municipal de Manaus e ainda assim, ele bateu asas e vôo para a França, sinal que está muito preocupado com o bobo requerimento do vereador Joaquim Lucena.

Não falaremos também da ameaça de cassação de mandato por compra de votos do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Ricardo Nicolau e muito menos do feriadão mais do que prolongado do Congresso Nacional que terá onze dias de folga, fazendo inveja aos reais trabalhadores brasileiros que já estarão de volta ao batente na tarde da quarta-feira de cinzas.

Não falaremos também na sonhada reforma política que dá os seus primeiros passos no Congresso Nacional, por isso, peço passagem e agora sim, o assunto é Carnaval. Nada mais justo. Então vamos lá com o Carnaval, que é sem nenhuma dúvida a maior festa popular brasileira ou melhor, do planeta.

Primeiro, torço para São Pedro fechar as torneiras e não mandar chuva para atrapalhar os belos desfiles das escolas de samba que acontecerão pelo Brasil a fora, incluindo Manaus, onde já existe um bom, animado e luxuoso Carnaval, este ano mais emocionante, pois teremos o acesso e decesso. Só espero que a Sem Compromisso faça bonito no Sambódromo.

No Rio, onde mora o melhor Carnaval do mundo, ainda lamentando o incêndio na Cidade do Samba, destruindo completamente alegorias de três famosas Escolas, incluindo a minha Portela, certamente teremos mais um grandioso espetáculo, mostrando para o mundo a beleza dessa alegria bem brasileira, através fantástica ópera popular que contagia a todos nós. É a cultura popular do povo, mostrada para o mundo com muita alegria e descontração.

Como não sou muito carnavalesco e preferia o chamado carnaval de salão, onde tradicionais marchinhas como “Me da um dinheiro aí” “A Jardineira”, ”Maria Sapatão” e tantas outras faziam sucesso ao lago e verdadeiras obras de artes como, como por exemplo, a “Máscara Negra, Bandeira Branca”, “s Pastorinhas” que faziam os carnavalescos deslizar nos salões. Tempos bons que não voltarão mais.

É com esse espírito nostálgico vou para o sítio, tomar com moderação umas geladas, sem dirigir e curtir a vida assistindo pela TV o grandioso espetáculo do planeta terra, o nosso carnaval, torcendo pelas minhas escolas preferidas a Sem Compromisso, em Manaus e a gloriosa Portela, no Rio e naturalmente recordar os velhos e saudosos carnavais de muitas histórias e paixões nos salões  elegantes do Nacional, Rio Negro, Cheik, Bancrévea, Luso e outros grandes pontos que marcaram os carnavais dos anos sessenta, setenta.

Bem, vou ficando por aqui, fazendo votos para que todos tenham um animado e feliz Carnaval, com alegria e muita paz, mas para isso, serão necessários alguns cuidados para não cometer os tradicionais excessos provocados pela própria folia e lembre-se: Beba com moderação e se beber não dirija, preserva a sua e a vida dos outros.

Bem. Chega de papo, tenham todos um bom Carnaval e no meio da semana voltaremos para falar de política e politicos, analisando fatos e comportamentos." Ei, voce aí, me da um dinheiro aí, me da um dinheiro aí / não vai dar, não vai dar não,/você vai ver a grande confusão/ eu vou beber, beber, beber até caí,/ me dá, me dá, me dá, me dá um dinheiro aí" . Esta foi só para aguçar a lembrança dos mais velhos como eu dos antigos carnavais que passaram, mas que ficaram gravados nos filmes das nossas memórias. Feliz Carnaval. (Publicação simultânea nos sites: noticianahora, tadeudesouza, amazonianarede e blog jornalismo eclético)

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-masil: osnyaraujo@bol.com.br




Nenhum comentário: