Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

INTEIRO POR COMPLETO

                                                                                  *Osny Araújo

Tinha outros assuntos em mente para este artigo, mas resolvi deixar tudo para mais tarde e falar um pouco hoje de um homem que ao longo de toda a sua vida, demonstrou ser um vencedor, como pessoa, empreendedor, comerciante, industrial e político, sem nunca ter perdido a humildade, o bom humor e o amor pela vida. Falo de José Alencar, um homem que saiu da vida e entrou para a história. Uma história rica de humanismo, sabedoria e exemplos.

Industrial e político de caráter retilíneo, o ex-vice presidente da República José Alencar, nos dois mandatos do Governo Lula, marcou a sua passagem pelo Poder com um comportamento irrepreensível, austero, justo e comprometido com o País que ajudou a governar, sempre demonstrando liderança, vontade própria e lealdade.

“Homem de frases de efeito como “o trabalho veio antes do capital, por isso é importante” ou ainda” se eu morrer hoje deve ser melhor pra mim. Deus não faz nada ruim a ninguém” ou ainda, “vice não se elege, por isso deve ser fiel, leal, mas sem ser submisso” e tantas outras que marcaram a sua passagem pela terra em todos os seguimentos em que atuou de forma competente e vibrante.

Acompanhei à distância a trajetória de José de Alencar, que infelizmente, como jornalista nunca tive o prazer de entrevista-lo, fato que não me impediu de admirá-lo, pelos valores que esbanjava qualidades hoje, tão raras nos nossos políticos. Alencar era quase uma exceção, daí, a minha grande admiração pelo guerreiro que lutou durante quinze anos contra um câncer, sem lhe tirar o bom humor e o sorriso daquele mineiro de voz forte e pausada.

Como vice de Lula, Alencar mesmo sendo Governo, nunca deixou de se manifestar contra a alta política de juros do Governo, mas essa discussão sempre ocorria às claras, com muita lealdade. Ele tinha o cuidado de fazer as suas colocações, sem criar constrangimentos ao seu ídolo político que era o presidente Lula, talvez por isso Lula tenha viajado tanto e deixado o Governo do país nas mãos do seu competente e leal vice por 441 dias.

Alencar que morreu aos 79 anos, demonstrou ser um homem de batalha até no momento de enfrentar a morte, o que fez com determinação e sem medo. Essa foi à grande marca deixada por esse mineiro nascido no interior de Minas Gerais, filho de uma família pobre em Muriaé.

O sucesso empresarial de Alencar lhe rendeu prestígio no País e no exterior. Foi presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Confederação Nacional da Indústria e outras atividades, até que resolveu entrar na política. Candidatou-se ao Governo de Minas sem sucesso, mas em seguida elegeu-se senador e aliando-se a Lula, chegou à vice-presidência da República, onde também comandou por dois anos o Ministério da Defesa.

Alias, essa aliança de Alencar, um capitão de indústria com o ex-sindicalista Lula, um homem literalmente de esquerda, abriu portas para que muitos influentes empresários brasileiros começassem a olhar Lula candidato e Lula Governo com outros olhos e tudo isso, graças à aproximação de José Alencar, que iniciou no PMDB, PL posteriormente o PR com o PT de Lula e Dilma.

Empresário e político livre e de ficha limpa, o homem vitorioso em tantos desafios da vida, finalmente foi vencido pela morte. A morte saiu vitoriosa por ser mais forte, mas não pela falta de luta de quem amava como ninguém a vida, demonstrando força de vontade e abnegação, mesmo nos momentos mais difíceis dessa luta, deixando clara a mensagem que a vida foi feita para ser vivida de forma tranqüila e feliz.(Publicação simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog jornalismo eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista política.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: