Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

O BRASIL NOS TRILHOS DE NOVO

                                                                                                        *Osny Araújo

No Brasil é assim mesmo. O ano termina e começa com a iniciativa priva com a mão na massa, mas, o serviço público, só funciona mesmo pra valer após o Carnaval. Terminou a folia e agora sim, todos ao trabalho.

Esta frase não se aplica aos nossos parlamentares, especialmente a turma lá de Brasília que integra o Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Estes, terão mais alguns dias de Volga e só retornarão ao batente lá para o meio da próxima semana. Coisas da nossa política.

Espero que nesta retomada do serviço público ocorram coisas boas. No campo político, deveremos ter um ano dos mais movimentados, caso aconteçam às coisas que estão sendo propaladas. Vamos aguardar o andar da carruagem com muita expectativa.

O momento, não deverá ser dos melhores para o Governo que resolveu apertar o cinto e tirar de circulação R$ 50 bilhões do Orçamento, fato que desagradou a muitos políticos, que tiveram ou terão algumas de suas emendas parlamentares cortadas.

Por outro lado, a presidente Dilma passou o Carnaval na calmaria da Barreira do Inferno, uma antiga Base Militar de onde foram lançados os primeiros foguetes brasileiros. Lá, onde reinou absoluta calmaria, certamente que a presidente recarregou as baterias e está pronta para as batalhas políticas e administrativas que terá pela frente, a começar pelas nomeações do chamado segundo escalão, que vem dando muito pano pras mangas e tirado um pouco o sono da presidente.

No Congresso, espera-se que a sonhada reforma política possa realmente ser viabilizada, mesmo sabendo que os congressistas não são muito favoráveis a isso, mas em função da pressão popular que certamente ocorrerá, é possível , que se não tivermos uma ampla reforma política, possamos ter pelo menos uma mini-reforma. Esse já será um bom começo.

Alias, antes dessa reforma, o Brasil deverá contar com um novo partido, o PDB (Partido Democrático Brasileiro) que está sendo articulado pelo prefeito Kassab, de São Paulo e que deverá contar com a participação do prefeito de Manaus Amazonino Mendes, sem clima mais no PTB, entre outras lideranças políticas do País.

Na Justiça, espera-se os julgamentos dos políticos pela lei da Ficha Limpa, que deverá alcançar inclusive o ex-presidente da República e atual senador por Alagoas Fernando de Mello e outros, que estão com processos na fila de espera, deixando muitos suplentes angustiados e sonhando em assumir importantes postos na política nacional, nas várias Casas Legislativas.

Aqui pelo Amazonas, também teremos movimentos nesse campo, envolvendo várias lideranças políticas, como é o caso do deputado Ricardo Nicolau (PRP), que deverá responder acusação formulada pelo Ministério Público e o prefeito Amazonino Mendes, que após ter passado o Carnaval na França, se prepara para enfrentar a votação de um pedido de impeachment impetrado pelo vereador Joaquim Lucena, o que na minha modesta opinião dará em nada, até por falta de respaldo legal.

Alias esse fato, foi apenas mais uma oportunidade que o vereador encontrou para ganhar espaço na mídia, fazendo uma tempestade com um copo d’água, em função de um episódio envolvendo o prefeito e uma comunitária da comunidade Santa Marta, logo após um desabamento com morte, o que certamente não resultará em nenhum impechement, considerando que o prefeito não teve comprovadamente nenhuma culpa no cartório a respeito que aconteceu. (Publicação simultânea nos sites: noticianahora, amazonianarede, tadeudesouza e blog Jornalismo Eclético).

*Osny Araújo é jornalista e analista político.
E-mail: osnyaraujo@bol.com.br

Nenhum comentário: